Fórum do Desenvolvimento debaterá perspectivas para economia brasileira
Evento que será realizado no Rio de Janeiro no início de dezembro reunirá especialistas em sistemas financeiros e desenvolvimento
Com a proximidade de 2017 e indicações do fim de dois anos de recessão, o Fórum do Desenvolvimento colocará em análise as tendências para a economia brasileira e mundial e o papel dos sistemas financeiros em uma discussão que abrangerá a análise do modelo de desenvolvimento para o país.
O Fórum do Desenvolvimento é organizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Sebrae.
Um dos debatedores será o economista Jan Kregel, diretor de pesquisa do Levy Economics Institute, especialista em política monetária e política econômica. Em 2009, em meio à crise financeira mundial, Kregel atuou como relator do presidente da comissão da Assembleia Geral da ONU na elaboração da reforma do sistema financeiro internacional. No fórum ele participará do painel “Sistemas financeiros e o processo de desenvolvimento”.
Entre os participantes do Fórum do Desenvolvimento estão Sérgio Besserman, presidente do Instituto Jardim Botânico, o diretor do BNDES, Ricardo Ramos, o superintendente do BNDES, Fábio Giambiagi, o professor da FGV-SP, Nelson Marconi, professor Hobart and William Smith College, Felipe Rezende, e Cezar Vasquez, diretor-superintende do Sebrae-RJ.
O presidente da ABDE, Milton Luiz de Melo Santos, fará a abertura do evento que será realizado no BNDES, no Rio de Janeiro, que contará ainda com apresentações do especialista líder de Mercados Financeiros, Luciano Schweizer, e do vice-presidente da ABDE, Marco Crocco.
Prêmio ABDE-BID de Monografia – O Fórum do Desenvolvimento será encerrado com a cerimônia de entrega do Prêmio ABDE-BID de Monografia e divulgação dos vencedores.
Em sua terceira edição, a premiação visa incentivar a produção de trabalhos acadêmicos dedicados ao tema do desenvolvimento, em especial sobre o Sistema Nacional de Fomento.
O objetivo é estimular a reflexão sobre a melhora e a importância do fomento produtivo e sua eficácia na busca do desenvolvimento sustentável.
Sobre a ABDE – A Associação Brasileira de Desenvolvimento reúne bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, além do Sebrae e da Finep. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e executa ações indutoras do SNF, tendo como meta o aprimoramento da atuação de seus associados a fim de que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro.
Sobre o BID - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é a mais importante fonte de financiamento para o desenvolvimento e assistência técnica para América Latina e Caribe. O banco procura melhorar as condições de vida dos habitantes da região, associando-se a seus países membros a fim de contribuir para a aplicação de novas soluções para os problemas de desenvolvimento.
SERVIÇO
Evento: Fórum do Desenvolvimento - Prêmio ABDE-BID
Data: 02/12/16, sexta-feira
Hora: 09 horas
Local: Edifício Ventura Corporate Towers, Av. República do Chile, 330 – 8º andar / auditório – Rio de Janeiro
Nenhum comentário