Aluno cria projeto final e abre sua marca de eventos gastronômicos sobre rodas
Um projeto de faculdade que deu frutos chega a sua 6ª edição
O carioca Fabio Loio, sabe empreender. Desde o término da faculdade, no ano 2004 quando fez seu trabalho final de conclusão de curso, apresentou uma proposta de um evento temático, passar o tempo, já na Pós Graduação em Planejamento e Gestão (2015) surgiu a oportunidade de desenvolver o mercado de food truck no Rio de Janeiro. Uma espécie de associação, onde realizaria eventos, reunindo autônomos da gastronomia sobre rodas em eventos culturais. O projeto deu tão certo, que ele apresentou seu projeto para a 1• edição do parque de Madureira e shoppings centers. Sua ideia inicial, era levar festivais gastronômicos para bairros pouco contemplados com atrações culturais. Com um valor inicial de R$30 mil por evento, ele reuniu diversas marcas, contratou artistas para o entretenimento e criou sua marca. A FGI - Feira Gastronômica Itinerante, atingindo um retorno de 20% de lucro. Em outubro realizou a 3ª edição no Valqueire e teve expositor com faturamento de R$20mil ao final do evento.
O organizador já tem agenda para a próxima edição, que será nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. Nesta edição, além da feira com gastronomia, cerveja artesanal, moda e música, haverá a chegada de papai, personagens a Bela e a Fera andando pelo evento, roda de samba e grande espaço de moda com área total de 30 metros quadrados em parceria com a Feira Retoque, feira especialista nesta área de moda e artesanato.
"Claro, nem sempre é fácil, às vezes o retorno com eventos não é o esperado. Mas não desisto do meu projeto. Acredito que precisamos ser estratégicos na nossa independência econômica. Já estou com novo evento previsto para os próximos meses e em locais que ainda não receberam tal iniciativa.
Fábio conta que com o Centro reformado, o modismo das feiras gastronômicas, além do charme dos trucks e bickes e o clima das feiras, contribuíram para o profissional liberal dos segmento alimentício. Muitas pessoas estão abrindo sua marca própria, ousando e conquistando a independência financeira.
O organizador já tem agenda para a próxima edição, que será nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. Nesta edição, além da feira com gastronomia, cerveja artesanal, moda e música, haverá a chegada de papai, personagens a Bela e a Fera andando pelo evento, roda de samba e grande espaço de moda com área total de 30 metros quadrados em parceria com a Feira Retoque, feira especialista nesta área de moda e artesanato.
"Claro, nem sempre é fácil, às vezes o retorno com eventos não é o esperado. Mas não desisto do meu projeto. Acredito que precisamos ser estratégicos na nossa independência econômica. Já estou com novo evento previsto para os próximos meses e em locais que ainda não receberam tal iniciativa.
Fábio conta que com o Centro reformado, o modismo das feiras gastronômicas, além do charme dos trucks e bickes e o clima das feiras, contribuíram para o profissional liberal dos segmento alimentício. Muitas pessoas estão abrindo sua marca própria, ousando e conquistando a independência financeira.
O organizador dá dicas para quem tem interesse em entrar neste mercado.
O empreendedor/ expositor que quer entrar no mercado de gastronomia sobre rodas, precisa ser persistente e não desistir...
Para apresentar seu produto, é importante ter um diferencial de seus correntes, aquele tempero a mais fazem toda diferença, a apresentação, cuidados com a higiene...
O preço deve estar dentro do contexto de cada produto. Aos que são feitos de forma artesanal, utiliza se de insumos de qualidade, por isso, nem sempre estes produtos são vendidos com preços baratos;
É preciso ter estratégia para fidelizar os clientes - Sempre falo com meus expositores, já que temos um produto diferenciado, sobre a importância de fazer promoções que atendam este perfil de público consumidor. Um Exemplo: O consumidor foi ao stand e comprou, Ao sair deixe com ele um cartão de fidelidade com um prazo de validade, o mesmo se sentirá atraído para voltar. O céu é o limite. Criatividade sempre.
Feira Gastronômica Itinerante - Um evento para chamar de seu!
Para apresentar seu produto, é importante ter um diferencial de seus correntes, aquele tempero a mais fazem toda diferença, a apresentação, cuidados com a higiene...
O preço deve estar dentro do contexto de cada produto. Aos que são feitos de forma artesanal, utiliza se de insumos de qualidade, por isso, nem sempre estes produtos são vendidos com preços baratos;
É preciso ter estratégia para fidelizar os clientes - Sempre falo com meus expositores, já que temos um produto diferenciado, sobre a importância de fazer promoções que atendam este perfil de público consumidor. Um Exemplo: O consumidor foi ao stand e comprou, Ao sair deixe com ele um cartão de fidelidade com um prazo de validade, o mesmo se sentirá atraído para voltar. O céu é o limite. Criatividade sempre.
Feira Gastronômica Itinerante - Um evento para chamar de seu!
Nenhum comentário