Últimas

Obesidade e câncer de próstata

Dr. Marcos Santos, aproveita o Novembro Azul, para alertar sobre essa relação

A obesidade além de contribuir para o surgimento de uma série de doenças, como hipertensão, diabetes, depressão, apneia e outros, agora também é apontada como uma das possíveis causadoras de vários tipos de câncer. Entre eles, o que atinge a próstata, glândula que integra o sistema genital masculino. Estudos sobre o assunto assinalam que o tecido adiposo acumulado ao redor da próstata produz hormônios e proteínas inflamatórias que podem influenciar o crescimento e a gravidade do câncer em homens obesos ou com sobrepeso.

“Quando se trata a obesidade, consequentemente, se contribui para a redução ou mesmo para a eliminação de outras doenças relacionadas. A obesidade exige cuidados, precisa de um tratamento específico e de um envolvimento grande do paciente. O comprometimento dele e a mudança no estilo de vida são fundamentais para o sucesso dos resultados”, explica Dr. Marcos Santos, especialista em tratamento da obesidade.

O médico aproveita o Novembro Azul, mês de conscientização e combate ao câncer de próstata, para alertar os homens sobre a importância de se cuidar, de se prevenir e ao mesmo tempo, de se adotar hábitos saudáveis.

“O cuidado do homem deve ir além dos exames preventivos e do acompanhamento médico para se evitar o câncer de próstata e outras moléstias. Uma dieta saudável, a prática de exercícios físicos, a ingestão de água e de alimentos não industrializados são fundamentais para a saúde e o bem-estar da pessoa como um todo”, destaca.

Dr. Marcos explica que atitudes simples, coisas do dia a dia, como subir escadas ao invés de utilizar o elevador, por exemplo, já contribuem para a saúde. “Mas além da mudança de hábitos é importante modificar a forma de pensar. Já que a obesidade também está relacionada com o emocional”, finaliza.

Nenhum comentário