Para uma Black Friday de sucesso
TOP PEOPLE dá dicas para o comércio de como se preparar para que a expectativa de vendas e lucratividade seja atingida e para o consumidor de como ficar satisfeito
Em períodos representativos de vendas sazonais como Black Friday – já considerado por muitos lojistas como grande evento anual do comércio – planejamento e cautela são determinantes para que a expectativa de vendas e lucratividade seja atingida. Com a credibilidade um tanto arranhada em edições anteriores, por conta da simulação de ofertas por parte de algumas empresas, hoje a data ganha força no mercado brasileiro, a exemplo do que acontece em outros países, especialmente nos Estados Unidos.
Com os esforços das marcas cada vez mais direcionadas para a construção de uma reputação de confiabilidade com os clientes, estes mais alertas e bem informados, atitudes e escolhas equivocadas podem colocar em jogo os ganhos que a data pode trazer para o faturamento. Fontes do mercado asseguram que aproximadamente 70% dos consumidores são motivados por compras de impulso em eventos como este, o que torna a oportunidade ainda mais atraente. Ao oferecer preços baixos, o lojista tem a chance de atrair novos clientes ao seu estabelecimento, mas deve se preparar para tal.
Para Ádila Ribeiro Berretella, diretora da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, a Black Friday é extremamente importante porque cada vez mais o consumidor brasileiro se prepara durante o ano para nessa data realizar as suas compras com oportunidades nos preços oferecidos pelo comércio. Desse modo, quem quiser vender muito e não ter problemas no próximo dia 25 de novembro deve se preparar com antecedência e ter conduta realista no oferecimento das promoções. E para quem vai comprar toda atenção para sair da loja realmente satisfeito.
“A Black Friday é algo razoavelmente novo para os brasileiros e, por isso, exige cada vez mais investimentos das redes, principalmente em sistemas de informações e logística, além de preparação dos profissionais de compras para realizarem boas negociações com os fornecedores. Por outro lado, e felizmente, o que vemos é que a cada ano o ponto de venda está mais bem preparado para o evento”.
Abaixo, a diretora destaca algumas considerações e dicas para melhor aproveitamento da data:
Oportunidade: como houve “perda de força em vendas” no mês de dezembro devido às fortes ações realizadas na Black Friday, as empresas que não se organizarem nesse período propício de vendas não irão recuperar essa participação no Natal;
Organização: o PDV deve estar bem preparado, com grandes estoques dos produtos que estarão em oferta, cartazes de preços com boa visualização e condições diferenciadas de pagamento. Já os vendedores, precisam estar bem informados sobre todas as ofertas para suportarem a grande demanda de um único dia;
Provisão: Ádila ressalta que já presenciou lojas perderem vendas porque o consumo do dia foi muito acima do previsto e gerou pane nos sistemas de pagamentos, ocasionando extremo desconforto e desistência nas vendas;
Apuração: para não se sentir enganado, o consumidor deve verificar quais são os percentuais de descontos que estão sendo oferecidos pelas empresas. No calor da emoção, pode comprar produtos que não estão na oferta ou com pouco desconto;
Pesquisa: para quem vai comprar, o ideal é pesquisar antecipadamente o preço praticado do produto desejado. Assim, quando chegar ao ponto de venda, saberá se realizará uma boa compra;
Desconto real: para quem estará vendendo, não subestime o consumidor, a maioria das pessoas possui celular com internet. Ádila relada que no ano passado presenciou consumidores dentro da loja consultando os preços na internet para verificar se o desconto estava realmente sendo aplicado;
Perfil TOP PEOPLE
A TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, atua há 17 anos com excelência na prestação de serviços para os segmentos da indústria e do varejo. Com atendimento diferenciado e qualidade assegurada, oferece aos clientes de todo o Brasil projetos e operações customizadas, de acordo com necessidades e interesses pontuais.
Presente em 100% do território nacional, conta com 500 colaboradores, entre promotores, repositores, coordenadores e pessoal de apoio para atender diversificada carteira de clientes, que abrange desde o segmento de eletroportáteis, passando por alimentação, telefonia e cosméticos, até a mais recente área de atuação, a de pet.
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