Atitudes simples podem otimizar seu tempo no feriado e no dia-a-dia – e fazê-lo parecer ter mais de 24 horas
Planejar suas atividades – até mesmo no seu tempo livre – é fundamental para fazer seu tempo render mais, afirma especialista em desenvolvimento pessoal
O tempo é um recurso muito valioso e, muitas vezes, as pessoas sentem a necessidade de mais de 24 horas no dia para dar conta de todas suas pendências. Segundo o palestrante, a destinação excessiva de tempo para as atividades rotineiras e assuntos que não necessitam de tanta atenção estão entre os principais perigos para o dia-a-dia.
“Com atitudes simples já é possível mudar o cotidiano de imediato. As dicas não têm a finalidade de fazer as pessoas pararem de fazer o que gostam ou tornar o dia-a-dia mais burocrático, mas que haja um equilíbrio e uma sobra de tempo para pensar em suas metas e seus sonhos. Planejamento é tudo! Até para não se fazer nada é preciso planejar o dia”, afirma Marcio Zeppelini, que é especialista em comunicação e desenvolvimento pessoal.
Zeppelini destaca que normalmente as pessoas realizam atividades que não são concluídas, e isso gera enorme perda de tempo. Um curso que iniciamos e não chegamos ao fim, um plano de atividade física, um regime, uma faculdade, etc.
Outro ponto de atenção: os “ladrões do tempo”. Redes sociais, aplicativos, jogos eletrônicos, televisão, entre outras atividades feitas no momento errado, quando poderia se aproveitar o tempo para fazer algo mais relevante. “Todo exagero, vício e fanatismo são grandes ladrões de tempo – é necessário ter equilíbrio”, ressalta.
Identificar quais são as atividades que mais atrapalham a rotina é o primeiro passo para a mudança, pois a pessoa deve criar tempo livre e otimizar o tempo ocioso – trânsito, filas, salas de espera, entre outros momentos cotidianos.
Em seus dias livres, como domingos e feriados, por exemplo, atividades sem propósito podem dar ainda mais a sensação de que o seu dia não rendeu. Por isso, é importante planejar esse tempo livre. Se for reunir amigos, faça os convites com antecedência e providencie o cardápio um dia antes; se pretende fazer um passeio diferente, pesquise sobre o destino antes para não ter surpresas.
O uso de aplicativos ou softwares que auxiliam na organização de tarefas e otimizam o tempo é fundamental. Neles você pode priorizar as atividades mais importantes e urgentes.
Para quem trabalha em escritórios ou em funções administrativas, um dos principais vilões do dia-a-dia é o e-mail. No anseio de deixarem suas caixas de entrada limpas, algumas pessoas respondem todo e qualquer e-mail na hora em que chegam. O grande ponto é que as pessoas perdem tempo com e-mails que não precisam de resposta imediata – mais de 95% dos e-mails têm este perfil, gerando uma conversa em tempo real sobre um assunto sem tal urgência.
Assim, a dica é manter o e-mail conectado para não perder assuntos urgentes ou aqueles que podem ser respondidas rapidamente e com facilidade. A grande maioria restante dos e-mails pode ser respondida no fim do expediente ou no dia seguinte.
Estas e outras dicas fazem parte da palestra de Marcio Zeppelini “+Tempo - saiba como organizar seu tempo para produzir mais e melhor”, que será realizada nesta quarta-feira (16/11), das 19h às 21h, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM – Portão 3 do Parque Ibirapuera). Mais informações em: https://www.eventbrite.com/e/tempo-saiba-como-organizar-seu-tempo-para-produzir-mais-e-melhor-tickets-28376748619.
Sobre Marcio Zeppelini
Com 20 anos de sólida experiência em Terceiro Setor, é empreendedor social, empresário, produtor editorial e jornalista, é presidente do Instituto Filantropia, editor da revista Filantropia e diretor-executivo da Zeppelini Editorial. Idealizou a Diálogo Social, a Diálogo Digital e a Rádio Tom Social. É palestrante motivacional e de temas relacionados a comunicação, desenvolvimento pessoal, Terceiro Setor, captação de recursos e sustentabilidade. Autor do livro "Comunicação e Marketing para Projetos Sociais", é criador do programa "+Atitude" de Inspiração e Desenvolvimento humano. Mais informações em http://www.marciozeppelini.com.br/.
Nenhum comentário