Últimas

Queenstown, Nova Zelândia - o seu próximo destino

Queenstown oferece altíssimo nível de ensino, segurança, qualidade de vida e possibilidades de trabalho para os estudantes brasileiros



Queenstown é de tirar o fôlego! Suas paisagens são absurdamente impactantes e o destino vem ganhando muita força em um dos campos mais valorizados e promissores da economia neozelandesa: a educação.

Sua população é de aproximadamente 35 mil habitantes, mas a cidade recebe – e bem – muita gente de todo o mundo. Somente em 2015, mais de 3 milhões de pessoas passaram pelo “quintal da nova Zelândia”, como brincam os nativos.

A cidade mais turística da Nova Zelândia compreendeu que a presença dos estudantes internacionais e a demanda dos turistas permitem conciliar, de forma inteligente, a oferta de ensino de qualidade com oportunidades concretas de trabalho para estudantes.

Poucos países oferecem a possibilidade de estudar e trabalhar, mas na Nova Zelândia isso é possível durante e após a conclusão dos cursos, dependendo sempre do tipo de curso, sua duração e categoria. (para mais informações sobre estudo e trabalho verifique o site do Departamento de Imigração: www.immigration.govt.nz ).

“Queenstown acaba se revelando mais em conta para os estudantes do que muitas outras cidades do mundo”, explica Aaron Halstead, gerente do escritório
Study Queenstown, responsável pela promoção da cidade como destino de educação.

Ele explica que além da alta empregabilidade para aqueles que ingressam em programas que permitem o trabalho part-time, a cidade se revela tentadora pela paisagem deslumbrante, pelas inúmeras opções de atividades esportivas, contato com a natureza, possibilidades de trabalho voluntário e facilidade de locomoção. Queenstown é uma cidade onde quase tudo se faz caminhando, inclusive a visita a um de seus 32 pubs. J

Educação: Queenstown oferece o cenário perfeito para estudantes de idioma. Enquanto a cidade pequena facilita o contato e as amizades fora da sala de aula, suas três escolas de Inglês são Categoria 1 e oferecem programas que vão do General English aos cursos mais especializados. Uma cidade tão turística também oferece oportunidades constantes de aprendizado para os estudantes de hotelaria e turismo, business, marketing e outras áreas.

Confira abaixo as principais opções de estudo na cidade.

ESCOLAS DE INGLÊS

Southern Lakes English College

http://slec.co.nz/

A SLEC conta com qualidade reconhecida no ensino do inglês em meio ao estilo de vida aventureiro oferecido por Queenstown. Diversos programas de estudos conciliam a prática de esportes. Os alunos têm a chance de praticar o idioma em sala de aula e ainda conviver com uma comunidade que valoriza a vida saudável. Os matriculados em cursos de inglês por pelo menos 14 semanas (mínimo de 20 horas por semana), podem pleitear o visto de estudos com permissão de trabalho (até 20 horas semanais). A SLEC possui no Brasil um representante para atender agências de intercâmbio. “Vislumbramos um fortalecimento sustentável da cidade como destino para estudantes”, afirma Anderson Pacheco, da SLEC no Brasil.

ABC College of English

www.abc.ac.nz/queenstown

A ABC College of English está presente em Queenstown desde 1994 e seu nome reflete parcialmente a variedade de cursos de inglês oferecidos: “A” referente a Adventure English, “B” para Business English e “C” para Communicative English. A escola mantém uma média de 6 alunos por classe e tem uma atmosfera privilegiada em virtude de sua localização, com vista panorâmica para a incrível cidade. O perfil de aluno da ABC, em geral, é o de jovens em busca da combinação de estudo com esportes radicais, mas na área de negócios, especialmente, isso muda bastante.

Language School New Zealand

www.languageschool.co.nz/

Em meio ao atraente comércio de rua da cidade, que reúne cafés lojas e cinemas, a LSNZ tem programas especiais e sob medida, como um curso voltado para quem procura a combinação de snowboard e inglês, por exemplo, disponível durante o inverno. A escola tem uma estrutura bastante interessante, com biblioteca, jogos e Wi-Fi para os estudantes. Possui até armários para guardar equipamento de esqui e oferece, para os alunos matriculados, um serviço de assistência e orientação aos interessados em seguir estudando na Nova Zelândia, em politécnicas ou universidades, após a conclusão do curso de inglês.

Ensino Superior

Southern Institute of Technology

www.sit.ac.nz/campus/Queenstown

Negócios, Tecnologia da Informação, Construção, Recursos Humanos e Coaching, Marketing e Gerenciamento; Turismo e Gerenciamento de Hotéis, Exercícios e Recreação, Viagens e Hospitalidade são algumas das opções oferecidas no campus da Southern Institute of Technology, ou simplesmente SIT, em Queenstown. A SIT é uma das 16 Escolas Politécinicas da Nova Zelândia, e oferece programas que vão no nível técnico/ profissionalizante até o Mestrado. Espera-se que a SIT amplie sua grade de cursos em Queenstown já em 2017. A chegada da Politécnica de Otago a Queenstown, prevista para o próximo ano, também promete um fortalecimento da cidade como destino para estudantes de ensino superior.

Queenstown Resort College

www.queenstownresortcollege.com/

Uma cidade que é reconhecida pela sua cordialidade e hospitalidade com os turistas pode ensinar com propriedade as melhores técnicas deste segmento em expansão mundo afora. O Queenstown Resort College, ou apenas QRC, é especializado em gerenciamento, hospitalidade e turismo, com cursos que preparam profissionais para estes campos inclusive em áreas voltadas para o campo da aventura e dos esportes radicais. A busca pelas principais tendências da indústria do turismo como subsídio para o preparo dos estudantes que enfrentarão o mercado de trabalho é uma característica do QRC. Entre seus principais programas estão os Diplomas Level 5 em Hospitality Management e Adventure Tourism. Nesses cursos a prática é parte do processo de aprendizado, oferencendo aos estudantes um semestre de estágio remunerado.

IMPORTANTE GUARDAR COM VOCÊ

Education New Zealand

http://www.enz.govt.nz/markets/brazil/

Principal agência do governo para a divulgação e representação da educação da Nova Zelândia em âmbito internacional tem como objetivo tornar a Nova Zelândia conhecida como destino para estudantes internacionais.

Study Queenstown

http://www.studyqueenstown.com/

Iniciativa focada na região e responsável pela promoção de Queenstown como um destino educacional. Trata-se de um trabalho que envolve a articulação internacional e de rede, desenvolvimento de estratégia e coordenação de acordos para a prestação de serviços aos estudantes.

Outras referências oficiais

http://nzstudywork.immigration.govt.nz/

Informações sobre estudo e trabalho na Nova Zelândia

www.studyinnewzealand.govt.nz/ e www.newzealandnow.govt.nz/

Informações sobre carreiras e estudo na Nova Zelândia

CURIOSIDADES SOBRE QUEENSTOWN

· Trata-se do destino número da Nova Zelândia na lista do TripAdvisor;

  • 85% dos estudantes saem das politécnicas neozelandesas empregados;
  • Queenstown possui uma central de achados e perdidos e é recorrente pessoas encontrarem seus aparelhos celulares no local, em geral devolvidos por turistas e moradores;
  • Para se ter uma ideia das possibilidades de trabalho, uma edição recente do Lakes Weekly Bulletin (www.lwb.co.nz/), popular informativo de Queenstown, trouxe nada menos do que 118 oportunidades de emprego a serem preenchidas. Tudo isso, vale revelar, em meio a 32 pubs, sendo todos com entrada gratuita.
  • Sim, alugar ou mesmo adquirir um veículo – especialmente usado – pode ser uma pechincha para quem estiver disposto a procurar e não tiver exigência pelos modelos mais badalados. Estudantes costumam se juntar para a aquisição de um carro coletivo, capaz de garantir viagens para outras regiões da Nova Zelândia em períodos de férias, finais de semana e feriados.
  • Todos os bares da cidade são isentos de taxa para quem deseja apenas entrar e conhecer. Não há consumação mínima e a maior parte das atrações locais, algo tipicamente neozelandês, acontecem em locais com iluminação natural ou mesmo a céu aberto.
  • Caminhar por Queenstown, não importa se à noite ou mesmo durante a madrugada, é definitivamente seguro.
  • No verão, Queenstown chega a ter sol até 22h.
  • Uma curiosidade peculiar de Queenstown é a crescente oferta de opções de residências estudantis organizadas e bem situadas. Esse tipo de hospedagem tem feito frente ao tradicional homestay (a permanência em casas de famílias) por permitir o convívio mais divertido e sociável – do preparo de um jantar para o grupo a uma pesquisa de trabalho de escola.
  • Queenstown é daqueles locais em que o estudante, à medida que se desenvolve no inglês, começa a distinguir diferentes sotaques ao fazer uma simples caminhada pelas ruas ou visitar um pub. Irlandeses, ingleses, sul-africanos, asiáticos e latino-americanos constituem uma população diversificada e rica culturalmente.

Nenhum comentário