Últimas

Startup está levando monitoramento do e-commerce para lojas físicas

Sistema utiliza sinais de wi-fi de celulares para monitorar o comportamento de clientes em ambientes comerciais; startup recebeu em novembro aporte de suas empresas de tecnologia

Um sistema que reúne de hardware e software, desenvolvido por uma startup com sede no interior paulista, está permitindo que lojas de varejo físico passem a monitorar informações antes disponíveis apenas às plataformas de e-commerce. Com a tecnologia da FishTank, estatísticas como tráfego em tempo real, frequência de visitas, tempo de permanência, caminho do cliente dentro do ambiente e taxa conversão de vendas estão disponíveis ao varejo tradicional em apenas poucos cliques.

“Estamos transformando clientes invisíveis em visíveis e transformando lojas físicas em smart retails”, afirma Fernando Machado, publicitário e CEO da startup. Com experiência nas áreas de varejo e tecnologia, ele saiu do Rio de Janeiro onde era sócio de uma agência de publicidade para ter sua startup acelerada no SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, no Campus da USP de Ribeirão Preto (SP).
Por meio dos sharks, equipamentos de tamanho reduzido que podem ser enviados pelos correios e facilmente instalados pelo próprio lojista, a solução da FishTank utiliza o sinal de wi-fi dos celulares para captar os dados e gerar relatórios analíticos. “O sistema não fere a privacidade do usuário do aparelho já que utiliza o sinal público de wi-fi e não acessa suas informações pessoais”, esclarece o CTO da FishTank, Rodrigo de Almeida. Ele destaca que para os Sharks funcionarem não é necessário que o celular esteja conectado a nenhuma rede wi-fi mas apenas que o sinal de Wi-fi do aparelho esteja ligado.

A tecnologia já tem sido utilizada por lojistas, redes de varejistas e até organizadores de grandes eventos para definir estratégias relacionadas à layout e merchandising, por exemplo. Ao longo de 2016 a FishTank tem concentrado suas atividades no estado de São Paulo mas já tem projetos em outros estados em negociação.

As perspectivas da novidade chamou a atenção de duas empresas líderes no desenvolvimento de sistemas para os segmentos de educação e de varejo. A Evolua Educação e a Consinco se tornaram sócias da novata que criou uma tecnologia inédita para a coleta e análise de informações sobre o comportamento dos consumidores em centros comerciais, lojas e eventos.

“O investimento da Consinco na startup está estrategicamente alinhado às propostas de inovação que defendemos. Nosso foco é ser a mais completa fornecedora de soluções aos nossos clientes, por isso estamos sempre em busca de agregar novos parceiros que possam melhorar e otimizar os processos varejistas. Percebemos, no projeto da FishTank, um grande potencial comercial”, afirma Flavio Barros, presidente da Consinco.
O aporte será aplicado nas áreas de desenvolvimento, marketing, vendas e na ampliação da equipe de colaboradores da startup. Com o investimento, a empresa prevê, até o final deste ano, mais que triplicar a quantidade de pontos instalados.

O valuation da FishTank foi peça fundamental para a concretização do negócio. O relatório foi elaborado pela Valore Brasil que utilizou o método do fluxo de caixa descontado, validando dados de previsão de faturamento da empresa com base em projeções do mercado de varejo físico. “O ponto chave de um valuation é o risco, que acaba sendo maior no caso das startups. No caso da FishTank, por ter passado pelo ambiente de aceleração, a empresa tem uma chancela que garante que ela cumpriu os primeiros passos para estruturar o negócio”, avalia Jaziel Pavine, diretor da Valore Brasil.

Sobre o SEVNA Seed
O SEVNA Seed, é uma aceleradora de startups hospedada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. A aceleradora é mantida pelo Instituto SEVNA, entidade sem fins lucrativos idealizada por um grupo de dez empresários da área de software, com experiências diversas na criação, fusão, abertura de capital e venda de empresas.

Sobre a Consinco
Fundada em 1990, a Consinco é líder no fornecimento de sistemas de gestão corporativa para as maiores empresas de varejo, atacado e distribuição do País. Atualmente, seus sistemas rodam em mais de 2.600 pontos de venda e são operados por cerca de 45 mil usuários. A empresa está presente em 35% dos maiores varejistas e 30% dos maiores atacadistas do País, segundo os rankings de 2016 da ABRAS (Associação Brasileira dos Supermercados) e da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores).

Sobre a Evolua
A Evolua Educação atua há 20 anos no desenvolvimento de conteúdos e soluções para a área educacional, aplicando a tecnologia para facilitar e reduzir o tempo de assimilação de conteúdos complexos. É hoje a principal fornecedora de Sistema de Ensino Interativo para escolas livres do país. Já atendeu mais de 6 milhões de alunos, conta com 1.500 escolas licenciadas e mais de 150 mil alunos ativos no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário