Alunos utilizam WhatsApp como recurso no processo de aprendizagem
Além da troca de informações grupo organiza amigo secreto a distância com o objetivo de trocar livros sobre o curso de Marketing
Ao iniciar a primeira graduação a estudante tinha dúvidas em relação à maneira como estava organizando os seus estudos. Em abril de 2015, ela decidiu convidar os colegas, por meio da página do Facebook do curso de Marketing, para falar sobre as práticas que utilizavam. “O curso a distância atende todas as minhas necessidades, mas eu precisava saber como os meus colegas organizavam suas atividades acadêmicas. Por isso, escrevi um recado na página do curso convidando as pessoas a deixarem o número do celular para eu criar um grupo no WhatsApp. Eu não conhecia os primeiros colegas que adicionei, eles eram de outras cidades e alguns estavam terminando a graduação. Começamos com oito integrantes e, com a contribuição de todos, conseguimos fechar 2015 com 50”, conta Carolina.
Para o reitor do Centro Universitário Internacional Uninter, Benhur Gaio, é importante destacar que o processo de aprendizagem ocorre de forma diferente para cada aluno. “O curso a distância pode ser feito de várias maneiras, não existindo uma certa e outra errada, mas compartilhar informações com os colegas pode ajudar a descobrir novos métodos de estudo. Além disso, a modalidade não é sinônimo de estudar sozinho. Os alunos têm aulas interativas nos polos para encontrar outros estudantes e também para interagir com o conteúdo apresentado pelo professor. Isso não significa que só os encontros presenciais são produtivos. Práticas como a da Carolina e dos outros alunos de Marketing representam um melhor aproveitamento do que a educação a distância pode oferecer em relação à diversidade de público. Afinal, sem sair da sua cidade você tem acesso a profissionais do Brasil inteiro”, avalia.
Iniciativa de sucesso
Em 2016, o coordenador do curso de Marketing da Uninter, Achiles Ferreira Júnior, e o professor Diogo Sousa começaram a participar do grupo a convite dos alunos. “Além de interagir, eles divulgaram o grupo para outros estudantes, o que nos fez sair de 50 para quase 200 participantes, todos da área de Marketing. Hoje compartilhamos vagas de estágio, de emprego, percepções sobre atividades da graduação e também sobre os temas mais comentados da nossa área”, destaca a administradora do grupo.
Para fechar o ano, o grupo organizou também um amigo secreto em que só é possível presentear com livros. Cada um sugere três livros que gostaria de ganhar e o envio é realizado pelo correio. “No ano passado tínhamos 50 pessoas no grupo e 25 participaram dessa comemoração de final de ano. Em 2016, são 80 pessoas participando”, conta Carolina. A prática, de acordo com o reitor da Uninter reforça as possibilidades de aprender a distância. “Este é um processo continuo que não é encerrado quando um deles recebe o livro enviado pelo outro. Após a leitura eles vão trocar percepções, falar sobre conceitos e aplicações práticas e isso é usar a tecnologia a favor da educação. Não podemos considerar isso como tendência, na verdade é uma necessidade usar novos recursos no processo de aprendizagem”, finaliza.
Iniciativa de sucesso
Em 2016, o coordenador do curso de Marketing da Uninter, Achiles Ferreira Júnior, e o professor Diogo Sousa começaram a participar do grupo a convite dos alunos. “Além de interagir, eles divulgaram o grupo para outros estudantes, o que nos fez sair de 50 para quase 200 participantes, todos da área de Marketing. Hoje compartilhamos vagas de estágio, de emprego, percepções sobre atividades da graduação e também sobre os temas mais comentados da nossa área”, destaca a administradora do grupo.
Para fechar o ano, o grupo organizou também um amigo secreto em que só é possível presentear com livros. Cada um sugere três livros que gostaria de ganhar e o envio é realizado pelo correio. “No ano passado tínhamos 50 pessoas no grupo e 25 participaram dessa comemoração de final de ano. Em 2016, são 80 pessoas participando”, conta Carolina. A prática, de acordo com o reitor da Uninter reforça as possibilidades de aprender a distância. “Este é um processo continuo que não é encerrado quando um deles recebe o livro enviado pelo outro. Após a leitura eles vão trocar percepções, falar sobre conceitos e aplicações práticas e isso é usar a tecnologia a favor da educação. Não podemos considerar isso como tendência, na verdade é uma necessidade usar novos recursos no processo de aprendizagem”, finaliza.
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