Últimas

Amanhã (20), Academia Mineira de Letras realiza exposição "Devoção e Cordialidade", de cartões de Natal e presépio Literário

A PROGRAMAÇÃO FAZ PARTE DO NATAL MINAS GERAIS 2016 
REALIZADO PELO CIRCUITO LIBERDADE

Cartões de Natal - Acervo Pessoal
Entre os dias 20 e 22 de dezembro, das 19h30 às 20h, a Academia Mineira de Letras realiza a exposição “Devoção e Cordialidade”. Imagens e textos de cartões de Natal datados dos séculos XIX e XX, da coleção particular do acadêmico Márcio Sampaio, serão projetados na fachada do edifício da AML. Na mesma ocasião, um Presépio Literário, formado por poemas, também irão compor a mostra. A programação faz parte do evento Natal Minas Gerais 2016, realizado pelo Circuito Liberdade, IEPHA e Cemig.

A exposição de cartões postais, fotografias, santinhos, cartas e bilhetes afetuosos propõe a reflexão sobre a força da imagem nas relações afetivas e seu sentido de religiosidade. São expressões sociais e religiosas da época, contendo um registro de grande valor tanto no sentido estético como simbólico, sempre como manifestações de cordialidade. O conjunto das imagens trabalha, também, o valor da memória e sua capacidade de despertar sentimentos do verdadeiro espírito do Natal.

Os cartões - em sua maioria destinados a familiares e amigos, na época do Natal e do Ano Novo – foram recuperados por Márcio Sampaio dos baús da sua família e de sua esposa, a artista Eliana Rangel. São lembranças preciosas, que revivem o sentimento de leveza e afetividade entre aquelas pessoas que compõem o círculo familiar e social de diferentes épocas. O mais antigo é de 1896; há vários de datados de diferentes anos, especialmente das primeiras décadas do século passado.

Cartões de Natal - Acervo Pessoal
Além das imagens poéticas e simbólicas, esses cartões trazem as mensagens de bons augúrios, como acontece até hoje, escritas à mão pelos remetentes. Documentam a forma de comunicação singela, encantadora, e às vezes ingênua, própria de cada época. Trazem ainda selos e carimbos, formando um conjunto comovente de rara beleza.

“Uma exposição que remete ao melhor espírito do Natal, e que na sua diversidade de imagens, criará uma emoção diferente para o espectador, porque torna vivas as expressões de amizade e religiosidade do brasileiro. É enfim um momento que trabalha o valor da memória na sua possibilidade de redespertamento de sentimentos cordiais. RECORDARE: dar com o coração!”, comenta o curador Márcio Sampaio.

SERVIÇO:

Exposição “Devoção e Cordialidade”
Data: de 20 a 22 de dezembro.
Horário: das 19h30 às 20h
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita.
academiamineiradeletras.org.br.

Nenhum comentário