As 10 dicas da AML Consulting para profissionais de prevenção à lavagem de dinheiro
Discrição, atenção a detalhes minuciosos e busca por evidências são pontos importantes no perfil para quem pretende atuar na área
“Para colocar em prática as políticas e regras necessárias, não basta buscar uma coleção de diplomas ou certificados” alerta Alexandre Botelho, sócio-diretor da AML Consulting. “Fique atento ao perfil que se espera de um profissional com atuação na área e às especificidades que a carreira exige”, completa. Líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro, a AML já capacitou mais de 20 mil profissionais da área.
Confira as 10 dicas da AML para quem busca assegurar a efetividade das políticas, normas, procedimentos e controles internos:
1. Ouça;
2. Seja extremamente observador;
3. Veja aquilo que os outros normalmente não enxergam;
4. Não se contente com afirmações genéricas. Exija as evidências que comprovem o que foi relatado;
5. Analise com extrema cautela todas as informações e documentos;
6. Não afirme sem provas, mas permita-se fazer conjecturas;
7. Mantenha-se firme na sua posição, mesmo diante de fortes pressões;
8. Mude de opinião somente se alguém provar que você está equivocado;
9. Não fale sobre o seu trabalho com absolutamente ninguém e em lugar algum, exceto no seu ambiente restrito de trabalho e apenas com as pessoas que atuam diretamente com você;
10. Não fique frustrado com as críticas e reclamações das pessoas alocadas nas demais áreas da instituição, pois o seu trabalho é proteger o emprego delas e o seu também.
Sobre a AML
A AML Consulting é líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro. Com um portfólio completo voltado para a gestão eficiente dos riscos operacionais e de reputação, a empresa desenvolveu o Risk Money Management System, plataforma que organiza informações sobre pessoas físicas e empresas associadas a atividades ilícitas vinculadas a crimes financeiros ou infrações penais que podem anteceder à lavagem de dinheiro. São 20 mil fontes de informações monitoradas e meio milhão de nomes cadastrados nas Listas Restritivas Nacionais e Internacionais, PEPs e nos Módulos Socioambiental e de Processos Judiciais. Em outra frente complementar, a AML oferece consultoria e educação corporativa. Somente nos últimos sete anos, cerca de 20 mil profissionais foram capacitados através de treinamentos presenciais e online.
Nenhum comentário