Inova Paula Souza lança curso EaD gratuito de Modelagem de Negócios
Capacitação aborda temas relacionados a empreendedorismo e criação
de startups, além de apresentar ferramentas de gestão e análise
Curso online ensina a trabalhar conceitos de design thinking, startup enxuta e business model canvas Foto: Reprodução |
São dez aulas online, com duração de cerca de 15 minutos cada uma. Os interessados podem fazer sua inscrição e começar a estudar de graça pela internet a qualquer momento.
O conteúdo foi elaborado por professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais ligados à agência Inova Paula Souza. São eles: Agliberto Chagas, Francisco Novaes, Ivone Lainetti, Patrícia Patrício e Rui Dezani.
Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de conhecer o perfil de um empreendedor e aprender a trabalhar com os conceitos de design thinking, startup enxuta e a ferramenta business model canvas. É emitido um certificado de participação para quem obtiver nota acima de 70% na avaliação final.
A iniciativa faz parte do Projeto Inova Capacita, da Rede Inova São Paulo, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como objetivo promover atividades de capacitação e fomento à inovação, empreendedorismo, criação de startups e de serviços prestados à comunidade das Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs).
Também estão disponíveis na plataforma online os cursos de Introdução à Propriedade Intelectual, elaborado pela Inova Unicamp, e Avaliação de Tecnologias, em parceria com a Unesp.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em mais de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 208 mil estudantes. As Fatecs atendem cerca de 80 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.
Nenhum comentário