Metade dos consumidores brasileiros deve comprar presente de Natal para si mesmo, mostra SPC Brasil
Serão comprados em média 2 presentes, com um ticket de R$ 158 cada. Roupas, calçados e perfumes lideram lista de compras
A prática é justificada por esses entrevistados principalmente pelo sentimento de merecimento (40,8%) e a oportunidade de se presentear comprando coisas que precisam (39,1%). Na média, a intenção de compras é de dois presentes para si mesmo, com um ticket médio de R$ 157,89. Este valor representa uma redução real de quase 16% quando comparado ao ticket médio do presente do ano passado. No total, os consumidores que irão se presentear e já definiram um valor, gastarão em torno de R$ 330,00 consigo mesmos - outros 48,0% ainda não sabem quanto irão gastar. Mesmo que o valor de cada presente tenha diminuído em relação a 2016, é ainda 44% superior ao valor do presente dado a terceiros.
De acordo com o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, não há nada de errado em aproveitar o Natal para presentear-se, desde que a pessoa aja de acordo com seu padrão de vida e suas prioridades financeiras: “O auto presente não é um problema. É normal querer recompensar nosso esforço pessoal, mas o consumidor não pode perder de vista a noção dos gastos. Muitas vezes, algumas pessoas usam o Natal como pretexto para uma despesa excessiva, uma compra impulsiva ou mesmo um endividamento que, mais tarde, poderá trazer problemas financeiros”.
Entre aqueles que não pretendem comprar presentes para si mesmos (24,9%), os principais motivos são: não gostar ou falta de costume (25,5%), ter outras prioridades de compra (17,5%) e priorizar o pagamento de dívidas (11,3%).
Roupas, calçados e perfumes lideram lista de presentes
Metade dos entrevistados (49,1%) acredita que irá ganhar presentes de outras pessoas, principalmente por acreditarem que são queridos (18,4%) e porque irão participar de algum amigo secreto (13,2%). Os presentes mais desejados são roupas (46,9%), calçados (36,4%) e perfumes e cosméticos (29,7%).
A lista também coincide com os itens que serão comprados para si mesmo, mas com diferentes percentuais: roupas (54,2%) e calçados (34,5%) - ambos com queda em relação a 2015.
Metodologia
As entrevistas se dividiram em duas partes. Inicialmente ouviu-se 1.632 consumidores nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro é de no máximo 2,4 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente. A uma margem de confiança de 95%.
Baixe a íntegra da pesquisa em: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas
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