Pesquisa Deloitte: Apesar de o consumidor querer economizar, 2ª parcela do 13° está na mira dos varejistas
São Paulo, 19 de dezembro de 2016 – Em um ano em que a crise econômica praticamente não deu trégua aos brasileiros, o comércio varejista ainda aposta na força de vendas da época de Natal, especialmente em razão do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário dos trabalhadores, que, por lei, deve acontecer até o próximo dia 20 de dezembro.
Neste ano, o pagamento do décimo terceiro aos brasileiros está injetando aproximadamente R$ 200 bilhões na economia, segundo o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. De acordo com a Pesquisa de Natal da Deloitte realizada este ano, 25% dos 1.000 entrevistados em todo o país afirmaram pretender utilizar esses recursos extras para as compras de Natal. Por outro lado, quase metade dos entrevistados (49%) tem a intenção de economizar, poupar ou quitar dívidas com o salário extra. Outros 23% sequer têm direito ao benefício e 3% pretendem usar esse dinheiro para outras finalidades.
Após o sucesso de vendas da última Black Friday (promoção realizada na semana da última sexta-feira de novembro) – confirmado por dados de vendas como os do Ebit, que constatou aumento de 17% nos resultados das lojas online em relação a igual período de 2015 –, a expectativa dos lojistas é a de que os brasileiros, como tradicionalmente fazem, deixem as compras de Natal para a última hora e aproveitem o décimo terceiro para realizá-las.
“Certamente, o preço será um fator decisivo para atrair o consumidor. Os varejistas devem estar muito atentos a isso. Acompanhar o que a concorrência está fazendo é, portanto, essencial para o sucesso das vendas”, comenta Reynaldo Saad, sócio-líder para a indústria de Bens de Consumo e Produtos Industriais da Deloitte Brasil.
Diante do comportamento esperado de consumo, os varejistas devem se preparar e se adaptar para conquistar clientes, com bons preços e produtos de qualidade. “Se o consumidor planeja comprar algo, ele vai buscar onde suas expectativas tenham maior chance de serem atendidas, seja em meio online, ou nas lojas físicas”, avalia Saad.
Sobre a pesquisa
A “Pesquisa de Natal 2016 – Revelações sobre os hábitos de consumo do brasileiro”, realizada pela Deloitte, foi aplicada a 1.000 entrevistados de todo o Brasil, pela internet, entre os dias 10 e 18 de outubro deste ano, por intermédio do instituto de pesquisas Ibope/Conecta-i.
A pesquisa faz parte de um estudo realizado conjuntamente pela Deloitte em cinco países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México), com uma amostra total de 3.000 respondentes.
A amostra dos pesquisados é equilibrada na divisão entre gêneros (50% de mulheres, 50% de homens). O maior grupo (47%) é formado por pessoas que têm base salarial mensal entre R$ 2.431 e R$ 6.480; 25% ocupam a faixa de renda até R$ 2.430. Outros 21% têm base salarial situada entre R$ 6.481 e R$ 12.150. Apenas 7% dos entrevistados ocupa a faixa mais elevada de renda, superior a R$ 12.151 mensais.
Sobre a Deloitte
A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. Atendemos a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®, por meio de uma rede globalmente conectada de firmas-membro em mais de 150 países, trazendo capacidades de classe global, visões e serviços de alta qualidade para abordar os mais complexos desafios de negócios dos clientes. Para saber mais sobre como os cerca de 244.400 profissionais da Deloitte impactam positivamente nossos clientes, conecte-se a nós pelo Facebook, LinkedIn e Twitter. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado, com seus 5.500 profissionais e com suas operações em todo o território nacional, a partir de 12 escritórios.
A Deloitte refere-se a uma ou mais entidades da Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada, de responsabilidade limitada, estabelecida no Reino Unido ("DTTL”), sua rede de firmas-membro, e entidades a ela relacionadas. A DTTL e cada uma de suas firmas-membro são entidades legalmente separadas e independentes. A DTTL (também chamada “Deloitte Global”) não presta serviços a clientes. Consulte www.deloitte.com/about para obter uma descrição mais detalhada da DTTL e suas firmas-membro.
Neste ano, o pagamento do décimo terceiro aos brasileiros está injetando aproximadamente R$ 200 bilhões na economia, segundo o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. De acordo com a Pesquisa de Natal da Deloitte realizada este ano, 25% dos 1.000 entrevistados em todo o país afirmaram pretender utilizar esses recursos extras para as compras de Natal. Por outro lado, quase metade dos entrevistados (49%) tem a intenção de economizar, poupar ou quitar dívidas com o salário extra. Outros 23% sequer têm direito ao benefício e 3% pretendem usar esse dinheiro para outras finalidades.
Após o sucesso de vendas da última Black Friday (promoção realizada na semana da última sexta-feira de novembro) – confirmado por dados de vendas como os do Ebit, que constatou aumento de 17% nos resultados das lojas online em relação a igual período de 2015 –, a expectativa dos lojistas é a de que os brasileiros, como tradicionalmente fazem, deixem as compras de Natal para a última hora e aproveitem o décimo terceiro para realizá-las.
“Certamente, o preço será um fator decisivo para atrair o consumidor. Os varejistas devem estar muito atentos a isso. Acompanhar o que a concorrência está fazendo é, portanto, essencial para o sucesso das vendas”, comenta Reynaldo Saad, sócio-líder para a indústria de Bens de Consumo e Produtos Industriais da Deloitte Brasil.
Diante do comportamento esperado de consumo, os varejistas devem se preparar e se adaptar para conquistar clientes, com bons preços e produtos de qualidade. “Se o consumidor planeja comprar algo, ele vai buscar onde suas expectativas tenham maior chance de serem atendidas, seja em meio online, ou nas lojas físicas”, avalia Saad.
Sobre a pesquisa
A “Pesquisa de Natal 2016 – Revelações sobre os hábitos de consumo do brasileiro”, realizada pela Deloitte, foi aplicada a 1.000 entrevistados de todo o Brasil, pela internet, entre os dias 10 e 18 de outubro deste ano, por intermédio do instituto de pesquisas Ibope/Conecta-i.
A pesquisa faz parte de um estudo realizado conjuntamente pela Deloitte em cinco países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México), com uma amostra total de 3.000 respondentes.
A amostra dos pesquisados é equilibrada na divisão entre gêneros (50% de mulheres, 50% de homens). O maior grupo (47%) é formado por pessoas que têm base salarial mensal entre R$ 2.431 e R$ 6.480; 25% ocupam a faixa de renda até R$ 2.430. Outros 21% têm base salarial situada entre R$ 6.481 e R$ 12.150. Apenas 7% dos entrevistados ocupa a faixa mais elevada de renda, superior a R$ 12.151 mensais.
Sobre a Deloitte
A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. Atendemos a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®, por meio de uma rede globalmente conectada de firmas-membro em mais de 150 países, trazendo capacidades de classe global, visões e serviços de alta qualidade para abordar os mais complexos desafios de negócios dos clientes. Para saber mais sobre como os cerca de 244.400 profissionais da Deloitte impactam positivamente nossos clientes, conecte-se a nós pelo Facebook, LinkedIn e Twitter. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado, com seus 5.500 profissionais e com suas operações em todo o território nacional, a partir de 12 escritórios.
A Deloitte refere-se a uma ou mais entidades da Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada, de responsabilidade limitada, estabelecida no Reino Unido ("DTTL”), sua rede de firmas-membro, e entidades a ela relacionadas. A DTTL e cada uma de suas firmas-membro são entidades legalmente separadas e independentes. A DTTL (também chamada “Deloitte Global”) não presta serviços a clientes. Consulte www.deloitte.com/about para obter uma descrição mais detalhada da DTTL e suas firmas-membro.
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