Últimas

Prêmio ABDE-BID de Monografia valoriza trabalhos sobre políticas públicas e financiamento a empreendimentos de longo prazo

A premiação, que está em sua terceira edição, incentiva projetos acadêmicos 
que levem à reflexão sobre crescimento, desenvolvimento e Sistema Nacional de Fomento

Fórum do Desenvolvimento - realizado no BNDES nesta sexta-feira 02/12
Crédito: Divulgação
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentaram os vencedores do Prêmio ABDE-BID de monografia nesta sexta-feira (02/12) durante a realização do Fórum do Desenvolvimento no Rio de Janeiro.

Na categoria “Desenvolvimento em debate” o vencedor foi o trabalho acadêmico “Conflitos entre políticas públicas e (falta de) coordenação de ações estatais: uma análise empírica da presença do BNDESPAR e da atuação do Cade em fusões e aquisições no Brasil”, de autoria de Marcio Moran, Anju Seth e José Antonio Ziebarth.

O segundo lugar nessa categoria ficou com a monografia “China e seu catching up: uma abordagem desenvolvimentista clássica”, produzida por Luiz Fernando de Paula e Elias M.Khalil Jabbour.

Já na categoria “Financiamento: desafios e soluções” o primeiro lugar ficou com o trabalho “Financiamento a empreendimentos de baixa renda e a busca pela efetividade na inclusão produtiva”, escrita por Leonardo de Moura Perdigão Pamplona (BNDES).

O segundo lugar nesse quesito ficou com a monografia “A aplicação da análise de sobrevivência como ferramenta para a identificação dos condicionantes da inadimplência de um banco de desenvolvimento”, elaborada por Denise Benetti Ramirez (BRDE).

O Prêmio ABDE-BID de Monografias é uma iniciativa que busca estimular trabalhos acadêmicos dedicados ao desenvolvimento, em especial sobre a contribuição do Sistema Nacional de Fomento (SNF) para o desenvolvimento, contribuindo para uma reflexão sobre o aprimoramento e importância do fomento produtivo e sua efetividade no desenvolvimento sustentável.

O objetivo é estimular a reflexão sobre a melhora e a importância do fomento produtivo e sua eficácia na busca do crescimento sustentável.

Fazem parte do Sistema Nacional de Fomento os bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, além do Sebrae e da Finep.

A entrega dos prêmios ocorreu ao fim do Fórum do Desenvolvimento. Realizado no BNDES, o evento reuniu especialistas em economia brasileira, contas públicas e sistema financeiro, além de representantes da ABDE. A abertura foi feita pelo presidente da entidade, Milton Luiz de Melo Santos.

O tema central dos debates ao longo do dia foi como fazer a economia brasileira retomar um ciclo de crescimento sustentável com o apoio do Sistema Nacional de Fomento.

Sobre a ABDE – A Associação Brasileira de Desenvolvimento reúne bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, além do Sebrae e da Finep. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e executa ações indutoras do SNF, tendo como meta o aprimoramento da atuação de seus associados a fim de que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro.

Sobre o BID - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é a mais importante fonte de financiamento para o desenvolvimento e assistência técnica para América Latina e Caribe. O banco procura melhorar as condições de vida dos habitantes da região, associando-se a seus países membros a fim de contribuir para a aplicação de novas soluções para os problemas de desenvolvimento.

Nenhum comentário