Últimas

Blue Planet da Ciena agora tem Analytics e traz inteligência de negócios no processo de transformação das redes dos clientes

O Network Health Predictor, primeiro dos aplicativo do Blue Planet Analytics a ser apresentado ao mercado, permite às empresas prever falhas na rede e elimina as interrupções dos serviços


HANOVER, Maryland, EUA — 26 de janeiro de 2017 – A Ciena® (NYSE: CIEN) acaba de anunciar ao mercado a mais nova funcionalidade do seu portfólio Blue Planet, o Blue Planet Analytics, que traz importantes insights da rede usando o big data para ajudar os operadores de rede a tomarem decisões de negócios mais inteligentes e baseadas em informações. Como parte da estratégia global para chegar a uma rede totalmente autônoma por meio do Blue Planet, a mais nova função e seus aplicativos trazem aos operadores a possibilidade de visualizar e identificar tendências para a criação de serviços mais rentáveis, fazer uma melhor avaliação das necessidades de capacidade e ainda prever possíveis interrupções na rede e nos serviços.

O Blue Planet Analytics combina análise de dados, orquestração e políticas da rede – utiliza o aprendizado automático de dados coletados por múltiplas fontes para melhorar a experiência do usuário final e simplificar as operações da rede. Por exemplo, o Blue Planet Analytics e o seu aplicativo Nework Health Predictor (NHP) notificam um operador com antecedência se um determinado elemento da rede tiver o potencial de falhar e requerer atenção. Com o Blue Planet Analytics e o NHP, o operador não só evita um tempo caro de inatividade da rede e reduz os custos de reparo ou manutenção, bem como continua fornecendo aos clientes uma experiência positiva e ininterrupta.

Destaques:


- Ao integrar análises de rede à orquestração e políticas dos sistemas, o Blue Planet Analytics ajuda os operadores a alcançarem uma rede mais autônoma e é uma evolução estratégica do pacote de software Blue Planet da Ciena.

- Baseado no design aberto do Blue Planet e na arquitetura expansível baseada em microsserviços, o Blue Planet Analytics suporte a coleta de dados de qualquer fonte e de múltiplos fornecedores, camadas, e domínios físicos ou virtuais de rede. Ele também aproveita sistemas de clusters de big data de terceiros, como Hadoop, Cloudera e Hortonworks.

- A Ciena traz ao mercado dois novos e poderosos recursos:

O Blue Planet Analytics – estrutura de software robusta e flexível para coletar e normalizar dados de qualquer fonte em toda a rede e integrar-se com aplicativos disponíveis de análise de camada superior da Ciena ou de terceiros.

O NHP – novo aplicativo projetado para trabalhar com o Blue Planet Analytics, oferecendo garantia proativa e visualização avançada de rede, avaliando inteligentemente a probabilidade de falhas nas camadas óptica, de Ethernet e IP antes que afetem os clientes finais. O NHP é o primeiro componente de uma família de aplicativos de análise do Blue Planet Analytics.

- As vantagens do Blue Planet Analytics também estão disponíveis “como serviço” por meio dos Serviços Especializados da Ciena. Os serviços de análise utilizam o Blue Planet Analytics e seus respectivos aplicativos para ajudar os operadores a perceberem rapidamente as vantagens de big data, automação inteligente e de operações.

- O Blue Planet Analytics e o NHP estarão disponíveis a partir de fevereiro de 2017.

Comentários dos executivos:- “A análise de dados em tempo real está se tornando rapidamente uma prioridade para as operadoras: além de ser uma fonte de insights inestimáveis ​​sobre o desempenho, tendências e potenciais problemas da rede, é ainda um meio para chegar à automação aprimorada que realmente trará o aproveitamento dos benefícios da virtualização de rede e uso da tecnologia na nuvem. Os operadores estão demonstrando interesse cada vez maior em estruturas operacionais abertas capazes de incorporar soluções analíticas de vários fornecedores em apoio à automação da rede inteligente. O Blue Planet Analytics da Ciena lidera uma tendência completa para os operadores, incorporando análise de dados baseada em microservices à orquestração NFV/SDN e gerenciamento de plataformas.” – Dana Cooperson, diretora de pesquisas, Analysys Manson

- “Há muito esperávamos que as tendências atuais, como o 5G, a Internet das Coisas e a virtualização, mudassem fundamentalmente as redes e trouxessem novos modelos de negócios. O nosso novo aplicativo de capacidade de análise e NHP é uma extensão natural do nosso pacote de software Blue Planet e proporciona aos operadores um poderoso mecanismo para melhorar o desempenho de seus sistemas, além de acelerar a transição dos nossos clientes para uma rede mais inteligente, automatizada e rentável.” – Nirav Modi, Vice-Presidente e Gerente Geral do Blue Planet da Ciena

Nenhum comentário