Condomínios industriais são alternativas para empresas em busca de contenção de gastos
Segundo especialista, as vantagens não se restringem à economia: localização e benefícios fiscais tornam a opção ideal para quem procura reduzir despesas; instalação pode economizar até 50%
Segundo Bahia, "a política de racionalização de gastos necessita ter uma visão de ganhos por escala, sempre atrelada à eficiência operacional do produto fim a que se propõe o investimento". Assim, essa possibilidade de rateio de gastos deve buscar dividir dispêndios necessários - e imprescindíveis - durante a realização da operação. Entre estes gastos está a instalação do investimento, que pode ser realizada em condomínios industriais. Com isso, a empresa pode reduzir até 50% dos gastos com instalação.
Bahia afirma que a instalação em condomínios, entre diversos aspectos, já traz em visão primária a maior garantia de segurança. Paralelamente, há outros aspectos que podem ser levados em consideração tanto pelos benefícios em si como a própria divisão de tais gastos - necessários - com outros condôminos. Entre eles estão: manutenção das instalações, limpeza, área de lazer de Colaboradores, profissionalismo no atendimento e na relação comercial, refeitório, etc.
No entanto, esses aspectos não podem ser os únicos a serem levados em consideração. Ao buscar uma alternativa de instalação, "a empresa deve ponderar detalhes relacionados diretamente à rentabilidade e lucratividade de sua operação, e não podem estar vinculados somente ao fato de pagar mais ou menos pela instalação ocupada", acrescenta o CEO.
Atualmente, o cuidado com a instalação ou realocação de investimentos conta com mais um ingrediente: os incentivos fiscais, principalmente na esfera estadual. Com as novas diretrizes limitadoras aplicadas aos benefícios estaduais, reforça-se o foco na rentabilidade do negócio por mérito na administração exemplar dos investimentos o que está relacionado, também, a possibilidade do bom aproveitamento no rateio de gastos.
Bahia sugere às empresas que têm intenção de se instalar em espaços dessa natureza que busquem informações sobre a administração ou gestão da área, relacionamento da gestão com condôminos, operações já instaladas no local, ocorrências de sinistros já identificadas no local, facilidade de acesso por Colaboradores, clientes e fornecedores, infraestrutura quanto à tecnologia relacionada a comunicação, informações sobre a infraestrutura local, entre outros.
Condomínios industriais costumam estar localizados em áreas estratégicas visando facilitar o acesso de matérias-primas, produtos e profissionais, seja próximo a rodovias aeroportos ou portos. Dessa forma, soma-se a localização aos benefícios financeiros: o rateio de gastos não se limita ao espaço de instalação, mas às atividades e despesas imprescindíveis ao negócio, e envolvem também benefícios fiscais quando da instalação e muitas vezes no decorrer da operação. Condomínios industriais são, afinal, a alternativa de investimento para instalação ou realocação que muitas empresas procuram.
Sobre o Grupo Bahia Associados
O Bahia Associados é constituído pelas empresas Bahia, Kósio & Associados Consultoria Empresarial Ltda., Bahia & Kosio Assessoria Contábil Ltda., Bahia & Almeida Gestão de Projetos Especiais Ltda. e Bahia Gestão de Atividades Administrativas e de Controle Ltda. Com um time de especialistas e estrategistas voltados à área econômica, financeira, contábil, fiscal e tributária, o grupo tem como proposta apresentar aos clientes um pacote de soluções indissociáveis, do qual faz parte a identificação de incentivos e benefícios fiscais e tributários, os efeitos econômicos e financeiros da operação, as melhores práticas de controles e informações contábeis para análise dos investidores, possíveis linhas de créditos e o efeito das mesmas no tempo, no fluxo de caixa das empresas, e nos seus resultados.
Nenhum comentário