Desenvolvimento do setor AV no Brasil é desafio, com cenários híbridos
A influência da internet na convergência de áudio e vídeo e mudanças previstas para até 2023 são questões que serão discutidas durante a Tecnomultimedia InfoComm
No Brasil, a área de audiovisual cresceu muito em função da Lei 12.485, de 2011, que estabeleceu cotas de conteúdo nacional e independente nas TVs pagas. Somente em 2014 o setor foi responsável por injetar R$ 24,5 bilhões na economia e por movimentar US$ 1,74 bilhões entre importações e exportações de serviços audiovisuais em 2015. Com esse crescimento aliado à tendência do digital, impulsionado pela migração das TVs para esta tecnologia, o brasileiro passa a buscar a qualidade de imagem, som e melhorias na transmissão.
Outro fator que tem tornado a convergência de áudio e vídeo cada vez maior e mais rápida é a internet, um dos principais impulsionadores de mudanças atualmente. Além de projetar inovações, que faz com que o mercado caminhe para novas soluções, a qualidade e quantidade de utilizações dessa tecnologia tem, ainda, elevado a tendência de projetos customizados em IoT, como digital signage, automação residencial e comercial.
Um estudo realizado com dados coletados pelo IBGE, por meio da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Pesquisa Anual de Comércio (PAC) e do Sistema de Contas Nacionais, em 2014, considerou, como principais integrantes do setor audiovisual, 11 atividades econômicas: produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão; pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão; distribuição cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão; atividades de exibição cinematográfica; atividades de televisão aberta; programadoras e atividades relacionadas à televisão por assinatura; operadoras de televisão por assinatura por cabo; operadoras de televisão por assinatura por micro-ondas; operadoras de televisão por assinatura por satélite; aluguel de vídeo, DVDs e similares; e comércio varejista de CDs e DVDs.
“É um mercado em expansão e com grande potencial de inovações, mas que ainda se vê diante do desafio de migrar totalmente do analógico para o digital e se modernizar”, explica Victor Alarcón, gerente de projetos da TecnoMultimedia InfoComm Brasil. “Estar atualizado e por dentro do futuro das tecnologias que vão impactar o setor AV é, então fundamental”, completa. Esta é a proposta da TecnoMultimedia InfoComm Brasil 2017, que, com objetivo de trazer o padrão internacional da InfoComm EUA para o Brasil, traz para sua quarta edição um novo enfoque em educação do mercado, por meio de congressos e palestras que acontecem durante o evento.
Sobre a TecnoMultimedia InfoComm Brasil
A TecnoMultimedia InfoComm Brasil, organizada pela Latin Press Inc., é a principal feira da indústria de áudio, vídeo, iluminação e sistemas profissionais integrados realizada no Brasil. Realizada pela AVI Latinoamérica e InfoComm International, a feira apresenta aos visitantes os avanços tecnológicos em AVI e reúne os principais fabricantes mundiais, bem como distribuidores regionais e nacionais, incluindo também empresas integradoras. A feira reúne em três dias tudo o que de melhor e mais moderno o mundo audiovisual tem a oferecer. Para mais informações, visite: www.tecnomultimedia.com.br e www.latinpressinc.com.
Serviço:
TecnoMultimedia InfoComm Brasil 2017
Data e horário: de 23 a 25 de maio (de terça-feira a quinta-feira), das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Vila Água Funda
São Paulo, SP
Website: www.tecnomultimedia.com.br.
Redes sociais (links): Facebook, Twitter e LinkedIn.
O credenciamento dos jornalistas interessados na cobertura do evento, já pode ser feito pelo e-mail: douglascruz@aboutcom.com.br
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