Mauricio de Sousa fará palestra em aula inaugural da ESPM-SP
Palestra exclusiva traz a trajetória profissional de um dos maiores ilustradores brasileiros da história, reconhecido e premiado internacionalmente
Na ocasião, Mauricio de Sousa, reconhecido como um dos maiores ilustradores brasileiros da história, falará aos calouros dos cursos de Administração, Ciências Sociais e do Consumo, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão sobre sua trajetória, experiências profissionais e desafios para as novas gerações.
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini.
Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de 3.000 itens com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países. Em 2007, Mônica foi nomeada Embaixadora do UNICEF. Pela primeira vez um personagem de histórias infantis recebe esse título, e o seu criador, Mauricio de Sousa, foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF. Com temas como saúde, educação, cultura e ecologia, produziu campanhas para a OPAS, OMS, UNESCO, UNICEF, Associação Americana do Coração e os Ministérios da Saúde, Educação, Agricultura e Transportes, com mais de 70 milhões de revistas institucionais distribuídas gratuitamente. Em 2016, a Mauricio de Sousa Produções tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres e lançou o projeto #DonasdaRua.
Sobre a ESPM
Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan ‘Ensina quem faz’, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.
A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014); Cinema e Audiovisual (2015); e Ciências Sociais e do Consumo (2015). O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.
Nenhum comentário