Conheça dez conceitos do Ford Mustang que nunca foram lançados
Foto/Divulgação |
Em cada uma das suas gerações o Mustang sofreu muitas alterações e evoluções, representando a tendência de diferentes épocas. A coleção dos conceitos do início do modelo mostra como se formou o DNA e a personalidade do esportivo mais vendido do mundo.
No desenvolvimento de um novo veículo são produzidos muitos “sketches” (desenhos) e carros em clay (argila) em escala natural. No caso da evolução do esportivo-símbolo da marca, este processo exigiu ainda muitos protótipos, fase em que se trata de dar forma a um modelo, nas décadas de 1960 e 1970, que hoje formam um interessante museu dos “Não Mustang”.
Conheça as imagens inéditas de dez destes conceitos do puro-sangue:
• 1961 - os protótipos iniciais trazem as primeiras ideias do que seria o Mustang: este modelo foi batizado de Aventura e posteriormente de Allegro, mas foi rejeitado por ter apenas dois lugares.
• 1962 - definem-se as dimensões: o Mustang vai ganhando forma e a equipe de design liderada por Gene Bordinat já define perfeitamente as dimensões do modelo final.
• 1963 - mais próximo do Mustang: o modelo em argila mostra as linhas quase definitivas do Mustang, apesar de a dianteira ainda ter um puma no lugar do cavalo. Nos painéis dianteiros há a inscrição Torino.
• 1964 - o cupê de dois lugares: a Ford também considerou fabricar um Mustang de dois lugares - menor, mas com as mesmas linhas - para concorrer com os modelos europeus da Jaguar, MG e Austin.
• 1965 - um quatro portas: o êxito do Mustang foi tanto que a Ford apresentou novas versões para aproveitar o sucesso do esportivo. Uma dessas propostas foi o modelo de quatro portas, que nunca se tornou realidade.
• 1966 - olhando para a Europa: outra versão tinha carroceria familiar com duas portas, ao estilo “shooting brake” de alguns modelos europeus, para manter a aparência esportiva.
• 1966 - esportivo radical: o Mach I Concept foi apresentado no Salão Automóvel de Detroit de 1966 com o objetivo de ser uma atualização do Mustang. Apesar de alguns itens de estilo terem sido incorporados no Mustang II, este conceito nunca chegou a ser produzido.
• 1971 - renovação total: a única coisa que faz lembrar o Mustang original neste protótipo é a insígnia do cavalo na dianteira.
• 1971 - mais próximo do sucessor: a dianteira deste conceito anuncia o regresso aos faróis separados da grade da segunda geração, embora a silhueta do modelo seja diferente.
• 1971 - procuram-se ideias: a Ford encarregou o estúdio de design Ghia, da Itália, de propor o visual para o novo Mustang. O resultado foi um protótipo muito elegante, mas que tinha pouco a ver com o estilo da marca.
• 1962 - definem-se as dimensões: o Mustang vai ganhando forma e a equipe de design liderada por Gene Bordinat já define perfeitamente as dimensões do modelo final.
• 1963 - mais próximo do Mustang: o modelo em argila mostra as linhas quase definitivas do Mustang, apesar de a dianteira ainda ter um puma no lugar do cavalo. Nos painéis dianteiros há a inscrição Torino.
• 1964 - o cupê de dois lugares: a Ford também considerou fabricar um Mustang de dois lugares - menor, mas com as mesmas linhas - para concorrer com os modelos europeus da Jaguar, MG e Austin.
• 1965 - um quatro portas: o êxito do Mustang foi tanto que a Ford apresentou novas versões para aproveitar o sucesso do esportivo. Uma dessas propostas foi o modelo de quatro portas, que nunca se tornou realidade.
• 1966 - olhando para a Europa: outra versão tinha carroceria familiar com duas portas, ao estilo “shooting brake” de alguns modelos europeus, para manter a aparência esportiva.
• 1966 - esportivo radical: o Mach I Concept foi apresentado no Salão Automóvel de Detroit de 1966 com o objetivo de ser uma atualização do Mustang. Apesar de alguns itens de estilo terem sido incorporados no Mustang II, este conceito nunca chegou a ser produzido.
• 1971 - renovação total: a única coisa que faz lembrar o Mustang original neste protótipo é a insígnia do cavalo na dianteira.
• 1971 - mais próximo do sucessor: a dianteira deste conceito anuncia o regresso aos faróis separados da grade da segunda geração, embora a silhueta do modelo seja diferente.
• 1971 - procuram-se ideias: a Ford encarregou o estúdio de design Ghia, da Itália, de propor o visual para o novo Mustang. O resultado foi um protótipo muito elegante, mas que tinha pouco a ver com o estilo da marca.
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