É preciso empreender no franchising para não estagnar profissionalmente
Conheça a trajetória do empreendedor Márcio Rangel, que de bancário se tornou gestor regional da maior rede de empadas premium do Brasil
Rangel, que era funcionário de uma grande instituição financeira, decidiu apostar no empreendedorismo por meio da abertura de uma unidade da franquia. Com o tempo, foi se envolvendo mais fortemente com a franqueadora até que se tornou desenvolvedor máster para o estado de São Paulo. “Fiquei encantado pela qualidade da empada e a simplicidade de operação da rede. Decidi apostar nesse desafio e ir galgando novas oportunidades dentro da marca”, conta.
Segundo o empreendedor, independente do segmento de atuação, para construir uma carreira dentro franchising é essencial que o franqueado tenha profundo conhecimento sobre a operação do negócio. “Quando você tem a sua própria unidade, você quer que ela dê certo. Para isso, se envolve na operação, ouve seus clientes, auxilia funcionários, adquire experiência. Só depois dessa vivência diária, é possível desenvolver as aptidões necessárias para seguir avançando”, explica Rangel.
Pois foi exatamente o que ele fez. O profissional foi demonstrando todo o seu potencial para a franqueadora, assumindo compromissos e oferecendo contribuições que iam muito além de suas obrigações como franqueado. “Essa experiência foi fundamental para que eu desenvolvesse ainda mais habilidades, como gerenciamento de tempo, visão estratégica e amadurecimento gerencial”, diz.
Dessa forma, cinco anos depois do início de sua trajetória na rede, ele assumiu ao lado do sócio Antônio Matta, a operação estadual de São Paulo, que hoje já conta com mais de 20 unidades da rede. Para alcançar tal marca, o empreendedor investiu na criação de um escritório regional e principalmente em uma central de produção e distribuição de salgados. Assim, ganhou mais agilidade para prospectar e atender as demandas dos seus franqueados.
Segundo Rangel, não existe nenhum grande segredo para se ter sucesso no mercado de franquias. “Se o empreendedor investir em uma rede sólida, testada e aprovada, só depende dele e de um bom ponto comercial para construir o futuro que almeja. Para isso, deve adquirir o máximo de experiência e conhecimento sobre a marca e não cair na armadilha da zona de conforto”, alerta.
Com tanta dedicação e comprometimento, o resultado não poderia ser diferente. A Empada Brasil vem crescendo cada vez mais de forma sólida e sustentável. Para 2017, as perspectivas são bastante otimistas. A ideia é abrir 12 novas unidades só no estado paulista. “Oferecemos um negócio com baixo investimento, produto diferenciado, preço acessível ao consumidor e uma operação bem simplificada. Os franqueados que se dedicarem ao negócio podem ter muito sucesso e crescer junto com a rede. Foi assim comigo e tenho certeza que pode ser com qualquer pessoa que esteja a fim de arregaçar as mangas e fazer o negócio dar certo”, finaliza Rangel.
Sobre a Empada Brasil:
http://empadabrasil.com.br/
A Empada Brasil nasceu em 1999, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, com uma receita de família. Em 2001, a marca passou a ser uma rede de franquia. Hoje, além de um amplo portfólio de produtos entre bebidas, salgados e até refeições, a empresa tem 55 unidades em operação em todo o país. A rede está disponível nos formatos de loja de rua, shopping e quiosque. Os investimentos variam entre R$ 90 a R$ 175 mil.
Nenhum comentário