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Escolas de São Paulo apostam em tecnologias educativas para melhorar desempenho da matemática em 2017

Cerca de 100 mil alunos iniciam o ano letivo com plataforma de gamificação desenvolvida pela startup israelense Matific 

O ano letivo de 2017 promete ser um marco tecnológico no modelo educacional da rede pública do estado de São Paulo. Mais de 20 mil professores utilizam uma tecnologia inédita de jogos educativos para o ensino da matemática, desenvolvida pela startup israelense Matific, presente em mais de 40 países.

Utilizada atualmente em cerca de 300 colégios – públicos e privados – e com uma média de 50 mil jogos executados por dia, a plataforma já atende mais de 100 mil alunos no ensino da matemática, que aprendem, em seu próprio ritmo, com as atividades interativas e lúdicas.



De acordo com o Gerente Nacional da Matific no Brasil, Dennis Szyller, aprender por meio de jogos educativos é hoje a melhor forma de aprendizagem. “A gamificação transforma a aula em um momento de aprendizagem divertido e cheio de desafios”, afirma Szyller. “A tecnologia é um recurso imprescindível na sala de aula, à medida em que é preciso um alinhamento com as novas gerações, que se desenvolvem e aprendem desde cedo a linguagem digital”, acrescenta.

Nos colégios estaduais, o uso da plataforma é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Ensino Centro Oeste (em São Paulo), a ONG Parceiros da Educação e a startup Matific e conta com a adesão de 105 escolas estaduais paulistas. Os principais colégios particulares do estado também adotaram a Matific, que leva os alunos a aprender colocando a mão na massa. “A tecnologia deve ser usada dentro das escolas para promover novas formas de pensar, e não apenas um meio moderno para levar conhecimento, seja ele no PC, tablet ou smartphone”, comenta Szyller.

Recentemente, três escolas de São Paulo que utilizam a plataforma foram classificadas entre as dez melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2015), que avalia a qualidade da educação em fluxo escolar e médias de desempenho.

Jogos aumentam em 34% desempenho dos alunos, segundo pesquisa

Um estudo recente da Universidade de Sydney (Austrália), realizado com alunos e professores que utilizam o sistema de games educativos em seus métodos de ensino, revelou que o uso da gameficação aumenta em 34% o desempenho e o engajamento dos alunos no ensino da disciplina.

Como funciona

O sistema da Matific tem uma abordagem única para o ensino de matemática desde a educação infantil até o sexto ano, por meio de 1600 minijogos interativos e atividades práticas, chamados de episódios. Os episódios têm duração entre 5 e 15 minutos e buscam abordar conceitos matemáticos, habilidades ou ideias simples, bem definidas e de acordo com o currículo escolar.

A Matific é a única plataforma no mercado capaz de alinhar seus jogos com os conteúdos de cada livro/sistema de ensino. Os jogos e atividades foram desenvolvidos para facilitar o mapeamento de livros didáticos populares e o currículo padrão da matemática. Isso significa que o professor encontra os jogos na Matific organizados na sequência dos livros da Educação Matemática dos Anos Iniciais (EMAI), ou ainda dos principais livros didáticos. Além disso, todos os jogos e atividades estão organizados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Sobre a Matific (https://www.matific.com/bra/pt-br)
A Matific é uma empresa startup Israelense que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzliya. O sistema Matific é adotado em mais de 40 países, com um milhão de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.

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