Investimento em tecnologia é a solução para o ensino na era digital
Especialista destaca aumento do interesse de universidades, públicas e privadas, na aquisição de tecnologias que contribuam para melhoria do engajamento dos alunos
Se lecionar diante de alunos que manuseiam dispositivos eletrônicos é, para muitos, uma tarefa desafiadora, a experiência mostra que isto é não somente possível, como um caminho sem volta. Para Patricia Mendes, Gerente Regional da ADInstruments - empresa neozelandesa líder global em tecnologia para o ensino e pesquisa científica - tem aumentado o interesse de universidades, públicas e privadas, na aquisição de tecnologias que contribuam para melhoria do engajamento dos alunos.
“As instituições de ensino latino-americanas, em especial as brasileiras, têm percebido cada vez mais a importância de se investir em soluções tecnológicas disruptivas. Tratam-se de ferramentas que permitem ao estudante ter mais flexibilidade e independência sobre seu aprendizado, como as que reúnem exercícios e conteúdos complementares, o que contribui para o aumento do rendimento e melhor absorção do conteúdo”, explica Patricia.
Nos próximos dois anos, a ADInstruments estima que mais de 10 mil estudantes brasileiros da área da saúde sejam beneficiados pelo recém-lançado Lt, plataforma de ensino que possibilita, dentre outras funcionalidades, estudar e acompanhar casos clínicos de pacientes reais, além da aquisição de dados em aulas de laboratório sem a necessidade de contar com animais. Escola Paulista de Medicina e Anhembi Morumbi estão entre as instituições de ensino brasileiras em processo de implantação da novidade.
“Dentro de sua tradição de buscar a excelência em ensino, assistência e pesquisa, a Escola Paulista de Medicina busca sempre conhecer e incorporar novas metodologias e técnicas. A Lt apresenta uma plataforma moderna e inovadora, além de ferramentas que permitem a criação de conteúdos próprios que podem ser combinados com os já existentes, contribuindo para o alcance de nossas metas de ensino. ”, afirma o Prof. Dr. Sergio L. Cravo, Departamento de Fisiologia, vice-diretor da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP.
As mudanças impostas pela tecnologia têm influência nos mais diversos segmentos da economia dentre eles, o de ensino. Estimativas¹ apontam que globalmente o mercado de educação e aprendizado denominado “inteligente”, que inclui a oferta de hardwares, softwares, serviços e conteúdos educacionais, deva passar dos USD 193.24 bilhões registrados em 2016 para USD 586.04 bilhões em 2021, com uma taxa de crescimento anual estimada em 24.84%.
O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial da ADInstruments em vendas. Até o momento, mais de 50 Universidades brasileiras, públicas e privadas, já aderiram às soluções oferecidas pela empresa que atua desde 2008 no país. ADInstruments é apoiada pela New Zealand Trade and Enterprise (NZTE), agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia.
¹ Fonte: http://www.marketsandmarkets.com/Market-Reports/smart-digital-education-market-571.html
Sobre a ADInstruments
ADInstruments é uma empresa internacional, líder de mercado, que fornece tecnologia – hardware & software - para ensino e pesquisa científica para mais de 80 países. Com sede em Dunedin, Nova Zelândia, foi eleita pela Kenexa / JRA Top 10 Melhor Lugar para trabalhar em 2009, 2010, 2011 e 2012, melhor lugar para trabalhar na indústria de ciências da vida, em 2012, por The Scientist Magazine. Para mais informações acesse: https://www.adinstruments.com/company
Sobre a New Zealand Trade & Enterprise (NZTE)
A New Zealand Trade & Enterprise (NZTE) é a agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia. Sua atividade principal é oferecer suporte para que os negócios do país gerem alianças estratégicas e fomentem relações comerciais em nível internacional. Por meio de uma rede de mais de 55 escritórios, a NZTE conecta os empreendimentos da Nova Zelândia ao mundo, compartilhando oportunidades, conhecimento, experiência e contatos. Para mais informações acesse: https://www.nzte.govt.nz/
Nenhum comentário