Últimas

NEORIS desenvolve solução customizada que automatiza processo de notas fiscais da CPFL Energia

A transformação digital oferecida pelo portal SVIP elimina os riscos e agiliza os procedimentos, desde emissões até o pagamento e contabilização

São Paulo, 20 de janeiro de 2017 - A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro e detentora de 14,3% de participação no mercado nacional de distribuição, apostou nas soluções e experiência da NEORIS, empresa global de Consultoria e TI, para desenvolver um projeto de transformação digital que automatizou os processos de notas ficais da companhia.

O SVIP – portal integrado para recebimento de notas – implementado pela NEORIS, atende os fornecedores da CPFL e recebe um total de 25 mil notas por mês. A plataforma foi desenhada para eliminar totalmente os papéis e processos manuais de notas fiscais dentro da organização que, antes da automatização, levava em torno de 10 a 15 dias para realizar todo o procedimento. Com a solução, este prazo caiu pela metade, com processamento realizado entre cinco e sete dias.

“O conhecimento da NEORIS nesse projeto foi essencial. Quando buscamos uma solução no mercado, não encontramos uma que estivesse pronta e padronizada. Então, customizamos com a ajuda da NEORIS uma plataforma que atendesse os requisitos dos nossos negócios especificamente”, afirma Marcelo Carreras, CIO da CPFL Energia.

Devido ao número de notas recebidas mensalmente, manualmente, o grande desafio era justamente fazer o processamento delas. Ao longo de todo o processo, havia perdas, atrasos e notas vencidas ou lançadas fora da competência, o que interferia diretamente na chegada ao setor de contas a pagar, gerando custos financeiros e um grande retrabalho de back office.

“A NEORIS foi o parceiro que conseguiu adaptar uma solução para que atendesse a toda nossa necessidade, além de eliminar os riscos durante o processo”, continua Carreras. O projeto levou cerca de 3 semestres e foi iniciado com as notas fiscais de materiais e, posteriormente, também as de serviços. “Hoje toda a emissão e pagamento de notas fiscais, até a sua contabilização, é automatizado”, finaliza.

No sistema atual, existem elementos distintos de rastreabilidade que permitem garantir a segurança, levando isso para os clientes e também para os provedores. “O objetivo é garantir a eliminação dos riscos durante todo o processo e, para isso, há sistemas que permitem barrar e paralisar alguns elementos. Se qualquer divergência for identificada, o processo para imediatamente”, explica Gustavo Landa, Diretor de Negócios – Energy & Utilities da NEORIS.

Além disso, todo o sistema foi montado de forma que o próprio fornecedor, querendo antecipar o recebimento da fatura, possa acessar o portal e selecionar quais faturas ele gostaria de antecipar. As notas fiscais são lançadas pelos fornecedores, o pedido já é conferido internamente automaticamente e, sendo aprovada, já entra no sistema para pagamento.

“A NEORIS se orgulha da sua capacidade de entregar experiências e projetos únicos, que atendem as necessidades específicas das empresas. No caso de CPFL, conseguimos trazer um ganho operacional e uma diminuição de custos visível para o cliente, o que demonstra nosso conhecimento e o envolvimento da nossa equipe”, finaliza Gustavo Landa.

Sobre a NEORIS

A NEORIS é uma empresa global de negócios e consultoria em TI, fornecedora líder de serviços de nearshore outsourcing e soluções tecnológicas emergentes por meio de um modelo de entrega que utiliza seis centros mundiais de desenvolvimento de software. Presente em mais de 30 países e com sede em Miami, a NEORIS possui operações nos Estados Unidos, Europa, América Latina, África e no Oriente Médio. Com relações a longo prazo, a empresa tem ajudado os seus clientes a melhorarem o seu desempenho ao longo das várias fases do seu negócio, oferecendo serviços inovadores e flexíveis.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Nenhum comentário