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Principais barreiras ao inovar na era digital – Parte 1

Desafios vão de falta de recursos à percepção de que a inovação é fruto de mentes brilhantes – e não do trabalho duro e contínuo


Por Lucas Ricardo Mendes de Souza, especialista Inmetrics

A grande competitividade existente nas empresas e na economia atual, em que há uma globalização da concorrência e forte aceleração da evolução e disseminação dos negócios na era digital, conforme relatórios disponibilizados pela consultoria Gartner, faz com que as organizações e as pessoas envolvidas busquem criar um diferencial competitivo. Algo que permita que se destaquem das demais e obtenham uma vantagem competitiva.

Sendo assim, faz-se necessário inovar. Isso porque a inovação é a forma mais procurada ao tentar criar essa diferenciação – a vantagem frente aos concorrentes que faz com que o serviço prestado ou produto oferecido se torne único.

O grande desafio surge quando as empresas precisam inovar, mas não podem deixar de atender seus clientes tampouco abandonar seus produtos existentes, fatores extremamente necessários para viabilizar os investimentos requeridos nesse processo de diferenciação por meio de inovação.

Acreditava-se que grandes ideias surgissem do nada, de mentes brilhantes, já formatadas e completas. Na prática, contudo, equipes que trabalham com inovação demonstram que é necessário muito trabalho duro, estimulado ainda mais pelo processo de descoberta centrado nas pessoas e complementado por ciclos interativos de protótipos, testes e refinamentos.

A alta competitividade e as restrições impostas pela sociedade e economia às organizações fazem com que aumentem cada vez mais rapidamente as necessidades de busca pela inovação, sejam internas, por exemplo, em processos de produção, ou externas, como produtos e serviços oferecidos a custos menores gerados por processos produtivos mais eficientes e de alta qualidade.

Há diversos exemplos de empresas que foram muito bem-sucedidas em seus negócios, otimizando e melhorando a qualidade de seus produtos e serviços, porém, foram superadas e retiradas do mercado pelo simples fato de que a inovação aplicada por seus concorrentes tornou seus negócios e produtos obsoletos. Isso aconteceu com empresas como Sun Microsystems, Compaq Computer Corporation, Kodak, Napster, SEGA, BlackBerry, Blockbuster etc.

Segundo Fernando Trias de Bes e Philip Kotler, autores do livro “A Bíblia da Inovação”, há uma lacuna entre a necessidade e a capacidade para inovar nas organizações. As empresas e organizações não devem subestimar a capacidade de empresas consideradas menores de superá-las, como exemplos temos Apple, Netflix, Spotify, Xbox, Uber, entre inúmeras outras.

Afinal, qual o problema?

Ao observar a rotina das organizações, é comum notar profissionais atarefados, com agendas completamente comprometidas com reuniões e atividades que não cabem no horário de expediente. Embora muitas empresas saibam que é preciso empreender para garantir seu lugar no mercado, poucas entendem como gerir a inovação e implementar uma cultura que faça com que o processo de inovar seja natural e constante para seus colaboradores.

Joe Tidd e Joe Bessant citam em seu livro “Gestão da Inovação” que o empreendedorismo é uma característica humana que mistura estrutura e paixão, planejamento e visão, as ferramentas e a sabedoria ao usá-las, a estratégia e a energia para executá-la e o bom senso e a disposição para assumir riscos. É possível criar estruturas dentro das empresas – departamentos, equipes ou grupos de especialistas – que tenham os recursos e a responsabilidade para levar a inovação adiante, mas a mudança efetiva não acontecerá sem o “espírito animal” do empreendedor.

Sobre a Inmetrics

Fundada no Brasil em 2002, a Inmetrics é uma empresa especializada em soluções de eficiência em TI e atua em três grandes áreas: Estratégia, Otimização e Qualidade de TI. Com mil funcionários, a Inmetrics está sediada em Barueri e possui escritórios também nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com presença internacional, a companhia também está presente em Santiago (Chile) e em Bogotá (Colômbia) com atuação em diversos segmentos, como bancos, construção, meios de pagamentos, telecomunicação, indústria, varejo, aviação, energia e seguradoras. Para saber mais sobre a Inmetrics, visite www.inmetrics.com.br.

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