Últimas

Tem novidade no projeto “Santa Leitura”

Novos pontos de encontro foram incorporados à programação

Foto/Divulgação
No próximo sábado, dia 11 de fevereiro, a partir de 17h , o “Santa Leitura” vai iniciar o trabalho de incentivo à leitura na quadra de esportes da Vila Pedreira, bairro Pompéia (Rua Felipe Camarão). Para o encontro, a contadora de histórias Maíra Gomide estará presente, participando pela primeira vez do projeto.

Foto/Divulgação
Já no domingo, dia 12 de fevereiro, a partir das 9h, o encontro do “Santa Leitura” será na comunidade Sagrada Família, no Novo Taquaril, que recebe o projeto desde 2012. Na ocasião, as contadoras de histórias Helenice Matias e Mercês Simões vão divertir o público. Além disso, a Sorveteria Universal, parceira do projeto, vai doar sorvetes a todos os participantes.

Foto/Divulgação
Às terças-feiras o “Santa Leitura” está presente no Projeto Atocha, no bairro Castanheiras, em Sabará-MG. Lá, além do incentivo à leitura, são oferecidos cursos de artesanatos como pintura, bordados, costuras, entre outros.

Foto/Divulgação
O “Santa Leitura” está implantando nas comunidades e vilas, bibliotecas comunitárias construídas com caixotes de feira reciclados. Já foram inauguradas no bairro Castanheiras, em Sabará-MG e no Novo Taquaril. “A minha alegria tem sido grande, pois o projeto tem dado muitos frutos. Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas gostam de ler, é só levar os livros até elas. E não precisa de muito dinheiro pra fazer esse trabalho, precisa colocar uma pitada de amor”, comenta Estella Cruzmel, idealizadora do projeto “Santa Leitura”.

Sobre o projeto

O projeto “Santa Leitura” nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella possuía. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta Estella.

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella levou o projeto para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas mais carentes passaram a ter acesso à literatura.

No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura”, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza teve início. “Comecei bem tímida, mas já sabendo da aceitação do projeto aluguei um cômodo próximo à praça para guardar todo o material. Em junho, o terceiro evento já era um sucesso absoluto e a praça estava repleta de pessoas”, destaca Estella. Hoje, em dias de “Santa Leitura”, a praça é motivo de orgulho para a comunidade, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura. E é assim que o “Santa Leitura” cresce cada dia mais.

Nenhum comentário