TOTVS cresce 7,2% em receita recorrente em 2016
O grande destaque da companhia foi a transição para o modelo de subscrição, que subiu 21,4% em relação a 2015 e 28,8% no 4T16. Companhia divulga guidances e projeta crescer mais 30% sua receita de subscrição em 2017
O grande destaque do período foi a transição do modelo de licenciamento para o de subscrição de software da companhia. Essa mudança resultou no aumento de 21,4% da receita de subscrição, comparada a 2015, somando R$ 229,2 milhões. No 4T16, o crescimento foi de 28,8% em relação ao 4T15, em um total de R$ 64,1 milhões. A evolução da subscrição contribuiu para a estabilidade da receita de software no ano, com a conquista de mais de 4 mil novos clientes nesse modelo. A receita de software somou R$ 1,25 bilhão em 2016, 8,9% acima do registrado no ano anterior.
Certa do modelo, a companhia divulga projeção (guidance) de aumentar em 30% a receita líquida de subscrição de software no exercício de 2017, totalizando R$ 298 milhões ou mais. A expectativa baseia-se no crescimento das vendas de TOTVS Intera, das soluções Fly01 para microempresas e de Bemacash, solução de negócio que combina software de gestão Fly01 com soluções de hardware de automação e fiscais da Bematech.
A companhia fechou 2016 com receita líquida total de R$ 2,2 bilhões, redução de 3,5% sobre 2015. As operações internacionais mantiveram sua representatividade em 4,0% da receita líquida em 2016.
O EBITDA Ajustado de 2016 totalizou R$ 359 milhões, ante R$ 457 milhões em 2015, e a margem EBITDA Ajustada foi de 16,4%, ante 20,2% em 2015. “Essa compressão de margem do ano se deu pela redução das receitas não recorrentes, impactadas pela recessão, combinada com a inflação de custos e também pelos investimentos em integração de portfólio e atendimento a clientes”, comenta Gilsomar Maia, CFO da TOTVS.
Para o final de 2017, a empresa prevê EBITDA Ajustado entre R$ 359 milhões e R$ 395 milhões, com crescimento entre 0% e 10%, respectivamente, sobre o ano anterior. A projeção se pautou em premissas de diluição de custos e despesas, em função do crescimento de receita líquida da companhia.
“Continuaremos nossa jornada para tornar a TOTVS uma ‘Single Subscription Company’”, promovendo a transformação digital em nossos clientes por meio de soluções de negócio especializadas, plataformas digitais, infraestrutura em nuvem, mobilidade e Internet das Coisas. A evolução da subscrição observada nos últimos 18 meses, combinada com os investimentos realizados pela companhia e as oportunidades do mercado brasileiro, nos trazem a confiança de que estamos no caminho certo para a retomada do crescimento e da lucratividade da TOTVS em 2017”, destaca Laércio Cosentino, CEO da TOTVS.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.
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