Últimas

A importância de um bom marketing pessoal para autores

O potencial de autores é expresso através da comunicação. Descubra qual em que vale a pena investir 


Publicar um livro é o sonho de muita gente. Ver sua história nas prateleiras das livrarias, as vendas acontecendo, o crescimento de leitores e da própria popularidade. Tudo isso, por vezes, para muitos, é visto como algo inalcançável, mas, hoje em dia se torna algo possível, graças às editoras, que acreditam em novos talentos. Tornar seu livro um sucesso, porém, é um trabalho diário, pautado em bom marketing pessoal. E os autores precisam estar atentos a isso.

Escrever um livro, fazer um filho e plantar uma árvore, as três coisas são atitudes de nobre estirpe. Só que apenas a ação de criar, fazer, não é suficiente. Assim como um filho não apenas nasce, ele precisa de atenção, educação, afeto, educação; uma árvore não deve ficar apenas ao relento, ela precisa ser irrigada, adubada, cuidada para crescer frondosa, gerando flores e frutos. Dessa maneira também funciona ao escrever o livro: as boas ideias no papel não chegam aos leitores sem divulgação, sem construir seu nome no mercado editorial. Bárbara Chagas, diretora da Conquista Editora, nos conta que, muito além de escrever um livro, é importante cuidar dele, ressaltando que, despertar a vontade do público em ler seu trabalho, é uma tarefa de construção diária.

O marketing pessoal é o melhor dos aliados nessa tarefa. Se trata de uma extensão do marketing que foca na estratégia de divulgar a imagem pessoal. O marketing pessoal monstra o seu valor perante qualquer mercado, enaltecendo suas vantagens por meio das diversas ferramentas. Muita gente encontra nessa estratégia o sucesso que tanto almeja.

O marketing pessoal bem trabalhado, focar no que realmente importa é a prioridade. Os cuidados ao se portar, o que se deve editar, até que ponto deve-se posicionar ante qualquer assunto são detalhes que o marketing ensina. “Hoje em dia as pessoas compram muito mais que uma ideia, um livro, elas compram o autor, elas seguem o autor, ela querem saber mais dele e de sua vida. Dessa forma, cabe ao autor cuidar da imagem que quer passar para seu público, fazer esse trabalho chegar até os leitores”, explica Bárbara.

Com a ajuda das redes sociais e das novas ferramentas de propaganda nas mídias online, o processo de divulgação vem se tornado mais eficaz, barato e acessível. “Qualquer um pode patrocinar noinstagram, facebook ou Google. Existem plataformas excelentes de divulgação de autores, como o aplicativo wattpad, entre outros. O marketing pessoal, aliado com a divulgação certa, é o cuidado que um livro publicado necessita”, aconselha ela.

Bárbara Chagas já viu muitos casos de sucesso. Ela afirma que esse processo de marketing pessoal é construído aos poucos, com dedicação e busca por crescimento. “Muitos pensam que o trabalho acaba quando o livro é publicado, mas é justamente aí que o trabalho começa. É fundamental a paixão por aquilo que escreveu; com essa motivação, a determinação para investir no seu marketing pessoal vem junto”, frisa.

O sucesso não vem de um dia para o outro, mas os autores hoje possuem na palma da mão, as ferramentas necessárias para torná-lo possível. “Investir na sua marca pessoal, no seu trabalho, fará toda diferença para sua vida e para os próximos passos profissionais que decidir seguir”, Bárbara conclui.

Bárbara Chagas da Editora Conquista estará no próximo dia 30 de março (quinta-feira) na Livraria Travessa do Barra Shopping, às 19h, para o lançamento do livro "Construa o seu Caminho", da escritora Monica Motta. E convida a todos para de perto conhecer esse mundo editorial.

Av. das Américas, 4666 - Loja 220 - Barra da Tijuca.

Nenhum comentário