Com Liquid Spetrum, Ciena redefine construção e operação de redes ópticas
A tecnologia oferece às operadoras de rede uma plataforma totalmente baseada em software que prevê e soluciona os desafios de conectividade
O Liquid Spectrum é o resultado do valor de várias tecnologias ópticas e software de ponta. Estão inlcluídos nesse sistema soluções da Ciena como a camada fotônica reconfigurável altamente instrumentalizada, a óptica coerente WaveLogic Ai, o Blue Planet Manage, Control and Plan (MCP) e outros novos aplicativos avançados de software. Consistente com a filosofia OPn de redes da Ciena, o Liquid Spectrum utiliza APIs e interfaces padrão para suportar os requisitos de arquitetura aberta e acessível das operadoras.
Destaques:
– As operadoras sabem que o método estático tradicional de construção de redes já não é suficiente para acompanhar os desafios atuais em escala Web a elas aplicados, nem as demandas imprevisíveis de largura de banda. Para solucionar essa questão, a Ciena está redefinindo a maneira como as redes ópticas são construídas, oferecendo um modelo para arquiteturas ópticas definidas por software que é mais ágil, dinâmico e aberto e que atende aos requisitos de rede da próxima década.
– Suportado pela plataforma de software Blue Planet, pela tecnologia óptica coerente ajustável WaveLogic Ai, e com uma camada fotônica reconfigurável, todos desenvolvidos pela Ciena, o Liquid Spectrum ajuda as operadoras a garantir que a quantidade ideal de largura de banda seja usada a qualquer momento. As interfaces abertas para a telemetria de alto desempenho são aplicadas tanto para software como para hardware, dando às operadoras mais opções na implementação de sua arquitetura.
– Para iniciar, o Liquid Spectrum contará com aplicativos avançados de software, entre eles estão:
- O medidor de desempenho Performance Meter, que ajuda as operadoras a garantir proativamente um desempenho otimizado do sistema, oferecendo pela primeira vez acesso a dados precisos de planejamento em tempo real para o hardware existente e para os novos serviços em planejamento.
- O otimizador de largura de banda Bandwidth Optimizer, que utiliza políticas de serviço definidas pelo cliente e sugere capacidade, configuração de hardware e alocação espectral ideais para qualquer canal, em qualquer caminho de rede.
- O Liquid Restoration, que aumenta a disponibilidade de serviços por meio do ajuste flexível da capacidade óptica coerente implantada para encaminhar os serviços afetados em qualquer caminho disponível na rede.
- O sincronizador de linha de onda Wave-Line Synchronizer, que acelera o provisionamento de serviços, reduz as etapas de provisionamento manual e elimina os erros humanos que ocorrem em implantações ópticas de múltiplos fornecedores.
– O WaveLogic Ai e o Blue Planet MCP da Ciena, dois elementos-chave do Liquid Spectrum, estarão disponíveis no segundo trimestre de 2017. O Liquid Spectrum e seus aplicativos de software iniciais estarão no mercado até o final deste ano.
Comentários dos executivos:
– “Com o Liquid Spectrum, a Ciena reúne aprimoramentos de hardware óptico com um portfólio expandido do Blue Planet. O resultado é uma estrutura estratégica para a forma como os operadores de rede podem evoluir para operações mais ágeis e começar a construir o caminho para redes ópticas autônomas.” - Heidi Adams, diretora sênior de pesquisa em redes de transporte da IHS Markit
– “Houve uma época em que as operadoras de rede podiam facilmente e a qualquer momento prever suas demandas de tráfego de rede e necessidades de capacidade. Mas entramos em um novo mundo com novas regras em que as redes são mais complexas e móveis e os aplicativos em nuvem podem revolucionar de um dia para o outro. Com o Liquid Spectrum, estamos compartilhando a nossa visão e um plano completo da maneira como as futuras redes ópticas deverão ser construídas para enfrentar os desafios dos próximos 10 anos e além.” - Steve Alexander, vice-presidente sênior e diretor global de tecnologia da Ciena
Destaques da OFC 2017:
– A Ciena vai fazer uma demonstração do Liquid Spectrum no estande 2146 da OFC 2017, que acontecerá na próxima semana em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Nenhum comentário