Últimas

Complexo Tatuapé realiza Festival da Cultura Japonesa

Evento traz a beleza e cultura de um país tradicional; cerimônia especial traz estilo de música de mais de mil anos 

Cada cultura tem sua peculiaridade. No Japão, deve-se tirar os calçados antes de entrar em casa e fazer barulho ao tomar sopa, o que demostra polidez durante a refeição. Para trazer as curiosidades desse país de cultura rica e milenar para os moradores da zona leste, o Complexo Tatuapé realiza o Festival da Cultura Japonesa. Por meio de painéis informativos, os visitantes vão aprender sobre a história e os costumes, passear pela feira de artigos típicos e conferir elementos tradicionais, como vestimentas, louças especiais, etc.

“Esta é a segunda vez que abrimos espaço para a cultura japonesa no Complexo Tatuapé. É uma homenagem à amizade entre os povos, que desperta muito interesse entre pessoas de todas as idades e perfis, dos que valorizam a tradição àqueles que gostam de inovação e cultura pop”, comenta Flávia Tegão, gerente de marketing do Complexo Tatuapé. O evento fica em cartaz de 15 de março a 2 de abril, no Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, que nesse período estará todo decorado no estilo japonês, com leques, lanternas e outros elementos tradicionais.

Atrações
O Festival da Cultura Japonesa traz uma exposição com bonecas centenárias, espadas, capacetes e estátuas de um samurai e do grande Buda. Será possível conhecer uma das mais belas e tradicionais manifestações do folclore oriental, o Tanabata, que é um corredor de bambu onde, segundo a lenda, os pedidos feitos são atendidos.

Na feira, montada na Praça de Eventos, quimonos, saquês, massageadores, amuletos, bonsais, entre outros objetos e artigos importados, estarão disponíveis para venda. Haverá também espaço de shiatsu, para relaxar antes de ir embora.

Serão feitas demonstrações de como fazer origami (dobradura de papel), ikebana (arranjos florais), shodô (escrita japonesa), sumiê (pintura a carvão) e mangá (desenho em quadrinhos). Os interessados ainda vão poder colocar em prática o que aprenderam e testar suas habilidades no local, fazendo suas próprias artes.

No dia 18 de março, às 17h, será realizada uma cerimônia para festejar a realização do evento. Um grupo formado por 20 crianças fará um show especial de taikô, um tipo de tambor que pode ser tocado com a mão ou com o uso de baquetas. O instrumento está presente na história da música japonesa há quase 1.500 anos.

Feira Internacional de Artesanato

Para quem tem curiosidade de conhecer outros países, é possível aproveitar o passeio e visitar o Shopping Metrô Tatuapé. Lá, está sendo promovida a Feira Internacional de Artesanatos e Decoração, onde estão representados países como: Tunísia, em suas essências originais; Peru, com as clássicas e tradicionais estampas; Rússia, com as míticas bonecas matrioscas, que simbolizam a maternidade e a fertilidade; Indonésia, em suas vibrantes cores nas esculturas de animais; e Índia, por seus xales com bordado ari. Localizada na Praça de Eventos do shopping, a feira tem acesso gratuito para visitação, até 2 de abril, e há diversos produtos à venda pelos vários expositores.

Serviço

Festival da Cultura Japonesa
Data: de 15 de março a 2 de abril de 2017.
Local: Shopping Metrô Boulevard Tatuapé – Praça de Eventos (Piso Térreo).
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h.
Endereço: Rua Gonçalves Crespo, esquina com Rua Tuiuti (integrado à Estação Tatuapé do metrô).
Tel.: (11) 2225-7000.
Entrada: gratuita.

Interart – Feira Internacional de Artesanato
Data: de 10 de março a 2 de abril de 2017.
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Local: Shopping Metrô Tatuapé – Praça de eventos (Piso Térreo).
Endereço: Av. Radial Leste, esquina com Rua Tuiuti (integrado à Estação Tatuapé do metrô).
Tel.: (11) 2090-7400.
Entrada: gratuita.
*confira no local os preços dos produtos vendidos.

Sobre o Complexo Tatuapé
O Complexo Tatuapé foi criado a partir da unificação dos shoppings Metrô Tatuapé (1997) e Metrô Boulevard Tatuapé (2007). Os dois empreendimentos formam um dos maiores polos de compras, lazer e entretenimento de São Paulo e recebem cerca de 120 mil pessoas por dia. Interligado à Estação Tatuapé do metrô e da CPTM, assim como a um terminal de ônibus, o Complexo Tatuapé oferece a seus visitantes facilidades de acesso, duas praças de alimentação com capacidade para 2 mil pessoas, 3 mil vagas nos estacionamentos e cerca de 500 lojas. Administrado pela AD Shopping, também conta com serviços diversos, como laboratório de análises clínicas e consultório odontológico.

Sobre a AD Shopping
A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 25 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Visite: www.adshopping.com.br.

Nenhum comentário