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Comunicações por satélite economizaram US$ 3 bilhões para as companhias aéreas graças à melhora do controle de tráfego aéreo e de eficiências operacionais

De acordo com um novo estudo da Helios, links de voz e dados via satélite para a cabine de comando economizam tempo para passageiros e reduzem o impacto ambiental das viagens aéreas. Leia o estudo completo aqui

07 de março de 2017: As comunicações via satélite (satcom) na cabine de comando das aeronaves economizaram mais de US$ 3 bilhões para as companhias aéreas, graças aos seus benefícios de segurança e eficiência. As informações são de um novo estudo, divulgado pela Helios e pela Inmarsat (ISAT.L) - líder mundial em comunicações móveis globais por satélite.

Satcom é o uso de serviços de voz e dados via satélite para a comunicação com aeronaves fora da faixa de radares terrestres convencionais e de estações de Frequência Muito Alta (Very High Frequency - VHF), como em regiões oceânicas. É tipicamente utilizada para controle e operações aéreas. O estudo inaugural, realizado pela Helios, quantificou o benefício gerado pela satcom para as companhias aéreas entre 2001 a 2016.

O estudo mostra que o benefício de apenas um mecanismo de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) – a redução das separações mínimas, que permite que as aeronaves voem mais perto umas das outras em segurança - foi responsável por uma economia de US$ 890 milhões.

Graças à satcom, as aeronaves agora podem voar a 30 milhas náuticas umas das outras, com o uso de comunicações e rastreamento seguros e confiáveis (anteriormente as aeronaves eram obrigadas a manter uma separação de 100 milhas náuticas entre si). O fato de mais aeronaves poderem voar em um determinado espaço aéreo é particularmente vantajoso nos movimentados céus do Atlântico Norte. Se uma aeronave não estiver equipada com capacidade de comunicação por satélite, ela precisará manter a distância mínima de 100 milhas náuticas e não será autorizada a voar em determinadas áreas.

O aumento da capacidade do espaço aéreo também leva a mais aeronaves poderem escolher níveis de voo otimizados, economizando tempo e combustível.

A economia de US$ 890 milhões representa a maior parte da economia total de US$ 1,1 bilhão identificada pelo estudo. Entre os outros benefícios que a satcom proporciona ao ATC estão:

• Planos de voo customizados que economizam tempo e combustível;
• O Procedimento Dinâmico de Redirecionamento Aéreo (Dynamic Airborne Reroute Procedure), que permite o redirecionamento de rotas de aeronaves quando os dados indicarem a disponibilidade de uma rota mais eficiente, por exemplo devido a uma mudança nas condições climáticas;
• Chegadas otimizadas, nas quais os horários de chegada são planejados para permitir uma rota de descida ideal, evitando permanecer em circuitos de espera;
• Procedimentos em algumas regiões oceânicas para permitir que as aeronaves subam ou desçam através de uma altitude que já está ocupada por outra aeronave.

Uma economia adicional de US$ 1,9 bilhão é proporcionada graças à habilidade das aeronaves de se comunicarem com o Centro de Operações Aéreas (AOC). Os aplicativos de AOC utilizam informações em tempo real para ajudar as companhias aéreas a melhorarem a segurança dos voos ou a prestar um serviço mais eficiente a um custo menor. A gestão de atrasos e a programação são melhoradas, as frotas e as tripulações podem ser melhor geridas, a manutenção pode ser realizada, e o tempo de rotatividade no solo é reduzido.

Tradicionalmente, a comunicação com o AOC é realizada através da troca de mensagens de simples de texto entre o piloto e o controlador. Com o aumento da capacidade de largura de banda proporcionada pela satcom, trazendo conectividade de banda larga à cabine de comando, haverá uma explosão de aplicativos para AOC baseadas em IP, permitindo que as companhias aéreas otimizem ainda mais as operações de voo e a gestão de suas frotas. Por exemplo, a saúde de uma aeronave pode ser constantemente monitorada, e qualquer problema de manutenção é sinalizado antecipadamente para a equipe de solo para que as peças e o pessoal de manutenção já estejam a postos assim que a aeronave pouse. Até agora, a maioria das informações de manutenção eram entregues no desembarque, potencialmente retardando a resolução rápida de um problema.

A conectividade de banda larga também ajudará a atender às demandas urgentes do ATC, à medida que os nossos céus comportam cada vez mais tráfego. Até 2030, haverá mais passageiros no céu por ano (7 bilhões) do que pessoas no chão hoje. Eles voarão em 40 mil aeronaves, a maioria das quais estará conectada.

O estudo da Helios analisou os benefícios sobre as regiões oceânicas, mas também destaca de que maneira a satcom pode complementar também sobre a terra as comunicações existentes de dados terra-ar. A economia sobre as regiões continentais poderia ser igual àquela das regiões oceânicas. Por exemplo, no espaço aéreo congestionado da Europa, o projeto Iris Precursor foi criado pela Agência Espacial Europeia com o apoio da Inmarsat e de outras empresas de aviação. Ele usa a satcom para permitir o controle preciso da rota de voo ‘4D’, otimizando a velocidade de voo e os perfis de descida. Ele é projetado para reduzir drasticamente os atrasos, especialmente em torno de grandes hubs de aviação civil.

Nick McFarlane, Diretor Administrativo da Helios, disse: “Esta é a primeira vez que os benefícios das comunicações via satélite foram quantificados, e os resultados são surpreendentes. A tecnologia já proporcionou grandes ganhos para o setor, e os aplicativos emergentes significam que a tendência deverá continuar. Na verdade, está prestes a acelerar”.

A Comandante Mary McMillan, Vice-Presidente de Segurança e Serviços Operacionais da Inmarsat Aviation, disse: “Este estudo mostra o tanto que as comunicações via satélite já fizeram para melhorar a segurança e a eficiência nos céus. Com a chegada de aplicativos baseados em IP e das novas cabines de comando famintas de dados, a satcom segura habilita a computação em nuvem e a fusão de sensores, proporcionando uma mudança de passo nos dados críticos de segurança, bem como um melhor desempenho operacional das frotas atuais. O potencial para aumentar a segurança e a eficiência das viagens aéreas é ilimitado”.

A Inmarsat foi pioneira em dados de cabine de comando com o lançamento do Classic Aero ainda nos anos 1990 e é hoje o principal provedor de serviços, com 95 por cento de fatia de mercado. A SwiftBroadband-Safety, sua nova plataforma de banda larga baseada em IP para cabine de comando, eleva a conectividade de aeronaves a novos níveis. Uma banda larga de alta velocidade sempre ativa e sempre segura na cabine de comando oferece uma comunicação muito mais rápida, assim como uma série de novos aplicativos de segurança e eficiência.

Comunicações por Satélite:
Comunicações por Satélite (Satellite Communication - satcom) é um serviço de voz e dados que permite às aeronaves se comunicarem com o ATC (Controle de Tráfego Aéreo) e seu Centro Operacional de Tráfego Aéreo (AOC) quando estão fora da área de cobertura de estações convencionais de radar terrestre e VHF.
                   

Sobre a Helios

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