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CPFL Energia instala eletroposto no Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas

Ponto de carregamento é o segundo a ser instalado, pelo projeto, em shopping na região metropolitana de Campinas

Foto/Divulgação
Campinas, 07 de março de 2017 – A CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, firmou parceria com o Shopping Parque das Bandeiras para instalação de um eletroposto no estacionamento do estabelecimento comercial, em Campinas (SP). O novo equipamento, que faz parte das ações desenvolvidas no projeto Emotive – Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, tem como objetivo fomentar a expansão dos veículos elétricos na Região Metropolitana de Campinas e no Brasil.

O novo eletroposto do Parque das Bandeiras é o segundo a ser instalado pela CPFL Energia em um shopping da região. Desde 2015, os usuários dos veículos elétricos podiam recarregar os seus automóveis no Shopping Iguatemi Campinas. No total, a cidade de Campinas dispõe de sete eletropostos públicos, viabilizados pelo projeto Emotive, além de um oitavo ponto de carregamento localizado em Jundiaí (SP), criando o primeiro corredor elétrico intermunicipal entre São Paulo e Campinas.

“Com o eletroposto do Parque das Bandeiras, provemos mais uma opção para que os usuários possam utilizar os veículos elétricos com conforto e segurança em Campinas e região”, explica o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti. O custo total da instalação foi de aproximadamente R$ 30 mil, bancado pela CPFL Energia. Como contrapartida, o shopping arcará com os custos de energia, além de disponibilizar duas vagas exclusivas de estacionamento, o que torna possível a conexão de qualquer modelo de veículo elétrico – compatível com o eletroposto, independentemente da localização do plug de recarga no carro.

Para o superintendente do Shopping Parque das Bandeiras, Ricardo Cintra, a inauguração do Eletroposto apenas reforça o conceito que um shopping center deve ir além do que apenas ser um centro de compras. “Buscamos constantemente conscientizar aqueles que passam pelos nossos empreendimentos sobre a importância da preservação dos recursos naturais através do apoio às iniciativas sustentáveis. Começamos com a coleta e gestão de resíduos da nossa praça de alimentação. Agora estamos indo além ao trazer um espaço de serviço ao consumidor, ao mesmo tempo que incentivamos o aumento da frota de carros elétricos que antes sofria com a ausência de postos de abastecimento”, afirma.

O eletroposto instalado no local é do tipo rápido, capaz de recarregar 80% da bateria de um veículo médio em 30 minutos, com tempo total de recarga estimado em 1h. O equipamento é compatível com os veículos fabricados com o plug tipo 2 (Padrão AC Europeu), o que inclui os carros das montadoras Renault, BYD e BMW. Neste primeiro momento, o custo de recarregamento será gratuito para qualquer usuário, até que seja regulamentado o modelo de cobrança e tarifas.

Um dos principais objetivos da parceria com o Shopping Parque das Bandeiras é o de disseminar a cultura da mobilidade elétrica no País, permitindo que a população tenha conhecimento de uma tecnologia que vem ganhando mais espaço ao redor do mundo. “Os veículos elétricos têm despontado, em nível global, como uma das principias tendências para o combate das mudanças do clima, e cada vez mais vemos as principais montadoras apostando nesta tecnologia. Divulgar o tema da mobilidade elétrica é fundamental para que o Brasil possa participar ativamente deste movimento”, afirma Lazzaretti.

Para acessar a rede de recarga do projeto Emotive, os usuários devem efetuar cadastro prévio pelo site do projeto (www.cpfl.com.br/emotive). Após o cadastro, o usuário receberá um cartão de acesso, compatível com toda a infraestrutura de recarga da CPFL. Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe do projeto pelo e-mail emotive@cpfl.com.br .

Atualmente, o Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia possui 27 usuários cadastrados para o uso dos eletropostos, dos quais 13 são usuários externos — ou seja, não integram a rede de parceiros que usam os veículos cedidos pelo projeto.

Por estar localizado dentro do estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras, os usuários só poderão recarregar os seus veículos elétricos no local durante o horário de funcionamento do estabelecimento comercial. O shopping fica aberto de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 12h às 20h.

A lista com o endereço dos sete eletropostos públicos em funcionamento na cidade de Campinas é descrita a seguir:

  1. Em frente à sede da CPFL Energia, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino.
  2. Centro de Convivência de Campinas, em frente ao City Bar, Rua General Osório, bairro Conceição.
  3. Shopping Iguatemi Campinas, na área do Valet – Deck Parking P2
  4. Parque Portugal, Portaria 5 – Heitor Penteado, altura do n 815, no Taquaral.
  5. Avenida Aquidaban, 440 - em frente ao Hotel Ibis.
  6. Rua Fernão Pompeu de Camargo, 800 – Jardim do Trevo.
  7. Estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras – Av. John Boyd Dunlop, 3900 - Jardim Ipaussurama.

P&D em mobilidade elétrica

A nova parceira com o Shopping Parque das Bandeiras faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia – Emotive, um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que estuda os impactos da utilização dos veículos elétricos, financiado com recursos do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A pesquisa, iniciada em 2013, receberá R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, ano de sua conclusão.

Atualmente, o projeto encontra-se na sua segunda fase. A expectativa nesta etapa é de ampliar a frota de veículos elétricos para até 16 carros e aumentar o número de eletropostos em operação para até 25. Os pontos de recarregamento serão colocados em locais públicos, como shoppings centers, postos de serviços, na prefeitura e em outros pontos estratégicos.

Entre os temas estudados estão o impacto na rede elétrica e no planejamento da expansão do sistema, uso dos veículos elétricos como fonte de geração distribuída, os aprimoramentos regulatórios e legais, o ciclo de vida e reaproveitamento das baterias, estudo de tarifas e cobrança, a proposição de um modelo de negócios para a mobilidade elétrica no Brasil, além de outras questões relacionadas.

Na primeira fase da pesquisa, foi possível concluir que os veículos elétricos são uma excelente opção para as pessoas que buscam economia. Os dados levantados pelo projeto mostram que o valor do quilômetro rodado de um automóvel a combustão é de aproximadamente R$ 0,30, ao passo que esse custo no veículo elétrico é de R$ 0,10, ou seja, um terço do gasto com um carro convencional.

Outra conclusão da primeira fase é de que a expansão dos veículos elétricos teria impacto pequeno na demanda por energia. As projeções iniciais da CPFL Energia apontam que o uso desta tecnologia ampliaria o consumo de energia entre 0,6% e 1,6% no Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2030, quando as previsões indicam que a frota de carros elétricos pode alcançar entre 4 milhões e 10,1 milhões de unidades.

Em junho de 2015, a CPFL Energia anunciou uma parceria com a Rede Graal para a criação do primeiro corredor elétrico do País, entre Campinas e São Paulo. O acordo prevê a instalação de dois pontos de carregamento em postos da rede nas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes, na altura do município de Jundiaí.

O projeto conta, atualmente, com alguns tipos de parcerias. As principais são:

• As entidades executoras dos estudos: CPqD, Unicamp e Daimon, além da portuguesa CEiiA, Mob2Electric e Quorum Brasil.

• As empresas que utilizam os veículos: Natura, Bosch, Instituto CCR, Unicamp, Sanasa e Hertz e outras parcerias em fase de fechamento.

• As empresas que possuem eletropostos em seus estabelecimentos: a Rede Graal, Shopping Parque das Bandeiras e o Shopping Iguatemi.

O nome do Projeto

A origem do nome Emotive se deu a partir de algumas conexões entre o concreto e o abstrato. O concreto (ou técnico) da marca se inspirou em automotivo: “auto” e “o” substituído por E com objetivo de indicar Energia do começo ao fim. A assonância da letra “E” favorece a memorização e a pronúncia. Além de continuar significando “automotivo”, porém, na língua inglesa: “automotive”.

Já o abstrato da marca está ligado às emoções humanas, o que conecta e motiva a cuidar do meio ambiente. EMOTIVE representa o motivo de ser sustentável. Existe, por fim, a sigla VE ao final da palavra, que significa Veículo Elétrico.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

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