MRV Engenharia adota práticas de reuso de água em canteiros de obras em São Paulo
Segundo cálculos da construtora, mais de 11 mil m³ são poupados com ações ambientais em 13 empreendimentos
Não é de hoje que a empresa demonstra seu cuidado com o meio-ambiente. Possuidora de diversos certificados, a construtora mantém em seus canteiros diversas ações sustentáveis que visam menor desgaste ambiental. Na regional São Paulo, com a reutilização de águas de chuveiro e captação de água pluvial, a construtora calcula poupar por ano 11.863m³, gerando uma economia de mais de R$ 66 mil.
Em 2016, as ações de reaproveitamento de água foram implantadas em 13 canteiros de São Paulo e Grande São Paulo. É um processo engenhoso: a água dos lavatórios são reutilizadas nos mictórios e a água dos chuveiros vai para os vasos sanitários. Já a água captada pelas chuvas é armazenada em barris ou caixas d’água e reusada na lavagem de equipamentos de obra, limpeza de pisos e irrigação de áreas verdes.
Para o coordenador de obras da Regional São Paulo, Anderson Pires, esta iniciativa evita que a construtora utilize água da rede pública. “Os equipamentos usados nas obras são lavados com água de reuso ou pluvial e só utilizamos água da Sabesp nos meses em que ocorre a estiagem”, explica ele que criou, em vários canteiros, uma rede de abastecimento de água alternativa para reuso da água de chuveiro com a proposta de ser utilizada em bacias sanitárias. “Toda água utilizada nos banhos é tratada e reaproveitada para uso nos vasos sanitários”, completa.
Nenhum comentário