Últimas

Municípios paulistas compartilham experiências sobre tecnologia nos serviços públicos

Gestores participam nesta quinta-feira (23) do I Fórum de Cidades Digitais da Região Central de São Paulo

O uso da tecnologia para modernização e eficiência da gestão pública é tema de encontro entre gestores paulistas nesta quinta-feira (23), em Araraquara. Os municípios de Lourdes (SP), Socorro (SP) e Bauru (SP) são alguns dos modelos em destaque no I Fórum de Cidades Digitais da Região Central de São Paulo, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia) e apoiado pela Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Primeiro município no Estado a implantar o Cidades Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Socorro vai mostrar como a tecnologia melhorou a comunicação entre os órgãos públicos e a conectividade com as 20 comunidades na zona rural. “O primeiro impacto foi na economia porque a interligação em fibra óptica removeu todos os links que cada prédio utilizava”, disse o diretor de Comunicação e Tecnologia de Socorro, Rafael Pompeu, avaliando uma redução em média de 50% no custo para contratação de internet. “E também a agilidade de troca de informações entre os setores”, ressalta.

Visibilidade- O município também tem utilizado a infraestrutura e os pontos com internet gratuita, são três até o momento, para expandir a sua fama no turismo de aventura. Além de ser “compartilhada”, os locais com wi-fi servem para informar turistas, por meio de QR codes, sobre os atrativos da cidade. Socorro também atrai muitos foliões. Em 2017, a Folha de São Paulo colocou o carnaval de rua da cidade entre os seis melhores do país. “A gente acaba aproveitando essa tecnologia e trabalhando muito em cima das mídias sociais”, comenta Pompeu.

Na área da segurança, o município deve implantar neste primeiro semestre 20 câmeras de monitoramento para controle das guardas municipal e militar. Ainda, segundo o diretor, os próximos passos também incluem a integração do Legislativo Municipal ao anel óptico. A medida resultará em qualidade de conexão do local e a possibilidade de transmitir as sessões dos vereadores ao vivo, por exemplo.

Fórum – As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais da Região Central de São Paulo são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo forum.redecidadedigital.com.br. O evento é direcionado para prefeitos, gestores e vereadores com objetivo de promover a troca de conhecimento e facilitar investimentos em tecnologia visando o desenvolvimento socioeconômico e melhorias no atendimento ao cidadão.

A iniciativa tem o patrocínio máster da Furukawa, ouro da Exati Tecnologia e SAJ Procuradorias e prata da ENW.

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais da Região Central de São Paulo
23 de março, em Araraquara
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

Nenhum comentário