Últimas

Fórum promove integração digital dos municípios da região de Porto Alegre

Encontro em Campo Bom, na quinta-feira (27), reúne prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de modernização da gestão por meio de investimentos em tecnologia

Além de informatização e eficiência de gestão, diversas cidades já direcionam as atenções para o desenvolvimento conjunto de ações voltadas à adoção de tecnologia e integração de dados e sistemas visando beneficiar a população de uma região. São as smart regions ou regiões inteligentes ganhando cada vez mais espaço. Na próxima quinta-feira (27), gestores reúnem-se em Campo Bom, durante o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, para tratar de inovação, integração digital e aprimoramento dos serviços públicos por meio da tecnologia.

O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, é gratuito para servidores públicos e as inscrições podem ser feitas pelo portal redecidadedigital.com.br. Para o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, a troca de conhecimento entre os municípios da região na área tecnológica pode contribuir para a implementação de sistemas e processos que melhorem a gestão pública, que favoreçam o empreendedorismo e que elevem a qualidade dos serviços prestados à sociedade na região. "Vários serviços básicos de atendimento aos cidadãos podem ser modernizados com a integração entre vários órgãos. Isso pode ser implementado em áreas como saúde, educação, segurança, finanças, em praticamente todos os setores da gestão. Vivemos em um mundo onde a tecnologia se tornou essencial, um verdadeiro facilitador na vida da Administração e do cidadão e a troca de informações entre as cidades só agrega a esse conhecimento. Isso pode e deve ser usado para elevar os índices sociais e econômicos da nossa região", destaca Orsi.

Levantamento feito pela RCD mostra que mais de 90% dos prefeitos nos 34 municípios que integram a Região Metropolitana de Porto Alegre incluíram em seus planos de governo propostas e investimentos em tecnologia para melhorar algum setor da administração pública. Na opinião do diretor da RCD, José Marinho, a consulta aos documentos protocolados no ano passado, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, reflete a necessidade dos municípios em reduzir custos, aumentar a arrecadação e, principalmente, a eficiência na gestão, com serviços mais acessíveis aos cidadãos.

A integração tecnológica regional é outro ponto ressaltado por ele. “As pessoas participam diretamente do crescimento e desenvolvimento socioeconômico da região como um todo. Trabalham, estudam e transitam por várias cidades e por este motivo a importância da interação entre os municípios na implantação de políticas públicas. Além disso, uma smart region se torna muito mais atrativa por esse ambiente de conectividade e de facilidades que oferece à população”, afirma o diretor da RCD.

A programação do I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre inclui a apresentação de modelos em andamento nos municípios de Campo Bom, Garibaldi, Passo Fundo e Pelotas, além de iniciativas e soluções de mercado, como forma, segundo do diretor da RCD, de promover a troca de experiência entre gestores e facilitar o planejamento municipal. O evento tem o patrocínio ouro da Exati Tecnologia e da Lazy Parking, prata da Digistar e da Gauss Geotecnologia, e apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER) e Associação Brasileira de Internet (ABRANET).

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre
27 de abril, Campo Bom
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://redecidadedigital.com.br
Informações pelo (41)3015-6812 ou forum@redecidadedigital.com.br

Nenhum comentário