Últimas

O futuro da construção civil está na industrialização

Assunto será abordado no 1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF), em Recife (PE)

A construção industrializada é fator determinante para a modernização da construção civil. Uma grande contribuição nesse sentido, além dos produtos pré-moldados na obra, é o sistema Light Steel Framing. Trata-se de uma modalidade construtiva a partir do aço galvanizado, amplamente utilizada em países como Japão, Canadá, Chile, Estados Unidos e em muitos países da Europa.

No Brasil, esse tipo de construção a seco pode ajudar no enfrentamento do déficit habitacional, que gira em torno de 6,2 milhões de moradias, segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 2016. Uma alternativa é a sua utilização em habitações de interesse social.

Um exemplo foi a Vila Dignidade, composta por 22 casas de 42 m2, em Avaré, no interior de São Paulo, construídas em Light Steel Framing. O empreendimento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU) surgiu como esforço no sentido de “industrializar a habitação popular”. Para se ter ideia, na época, cada unidade custou R$ 44,3 mil.

Entregue em 2010, as casas foram construídas a partir de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Habitação do Estado de São Paulo, a CDHU, a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, a Secretaria Estadual da Cultura, o Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo) e as prefeituras dos municípios paulistas.

Este será um dos cases mencionados durante o 1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF), nos dias 10 e 11 de maio, no Mar Hotel, em Recife (PE). Também serão apresentados os projetos da Vila Olímpica, empreendimentos de alto padrão, obras realizadas em Recife, entre outros. O objetivo é impulsionar o sistema construtivo LSF no mercado e fomentar discussões acerca do desenvolvimento tecnológico da construção em diversas regiões do Brasil, a começar pelo Nordeste.

Entre as vantagens está a versatilidade na execução de projetos com tipologias variadas, inclusive de grandes dimensões como shoppings centers, Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches, estádios esportivos, hotéis, aeroportos, Indústrias e residências de alto padrão.

Sobre o LSFO light steel framing ou LSF – como é conhecido internacionalmente – utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural, em perfis de chapas de aço com espessura reduzida, que facilitam o processo de montagem. Entre as vantagens estão rapidez, limpeza, sustentabilidade (o aço é 100% reciclável). Além disso, o custo é equivalente ao da alvenaria tradicional, porém, com sua disseminação, a tendência é diminuir cada vez mais.

As pesquisas “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame & Drywall”, realizadas em 2015 (ano base 2014) e 2016 (ano base 2015), pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) em parceria com o Instituto de Metais não Ferrosos (ICZ) revela, inclusive, um crescimento do setor, mesmo diante de um cenário econômico adverso. Mostra, por exemplo, um aumento na produção de perfis de 22%. Em números, isso perfaz mais de 46 mil toneladas de perfis produzidos em dois anos.

O eventoNo primeiro dia serão realizadas palestras com os temas: Tecnologia e industrialização- LSF; O aço galvanizado e a vida útil das estruturas; O sistema LSF – conceito, projetos, e boas práticas no mercado brasileiro; O conceito estrutural e soluções tecnológicas; Normas de desempenho para o sistema Light Steel Framing; Habitação de interesse social e novos sistemas construtivos; Painel Nordeste - O mercado do LSF: empreendimentos, desafios e perspectivas; Sustentabilidade na construção civil.

Segundo Luana Carregari, idealizadora do evento, a ideia de escolher o Nordeste para a realização do primeiro encontro, não foi mero acaso. Os estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão entre os mais procurados pelos investidores, o que torna a região a segunda no ranking com maior peso na construção civil brasileira. Isso equivale a aproximadamente 15% do valor total de incorporações, obras e serviços.

Serviço

1º Encontro Regional de Construção a Seco- Light Steel Framing
Data: 10 e 11 de maio de 2017
Local: Mar Hotel

Nenhum comentário