Últimas

Pomerode é a primeira cidade do Brasil a receber o projeto social para o “empoderamento” de servidoras públicas

Cerca de 400 educadoras do município catarinense participaram na última semana do lançamento do projeto social de alto impacto “Annitas - Pensem Fora da Caixa!”, nome em homenagem à heroína Anita Garibaldi. Os treinamentos acontecerão ao longo dos próximos cinco meses.

O Teatro Municipal de Pomerode, SC, lotou durante o lançamento do projeto social “Annitas - Pensem Fora da Caixa!”/Créditos: Cleópatra Silveira
Abril, 2017. O Teatro Municipal de Pomerode, SC, lotou durante o lançamento do projeto social, em nível governamental, “Annitas - Pensem Fora da Caixa!”. Apresentações artísticas e musicais além de uma amostra do que será o treinamento nos próximos 5 meses foram algumas das atrações do evento realizado na última semana, no dia 19. A cidade catarinense, que possui um dos maiores índices de qualidade da educação do Brasil, é o primeiro município a receber o treinamento ministrado pela psicóloga Sandra Gaya, uma das idealizadoras do projeto. Tem como objetivo trabalhar, de forma prática, as emoções das educadoras do ensino municipal, despertar os potenciais internos, valorizar as suas qualidades e transformá-las em agentes multiplicadoras do empoderamento. É uma realização do Instituto Educação Sem fronteiras – Iesf Brasil em parceria com a prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora. Em breve chegará a outros municípios do país.

Diretor presidente do Instituto Educação sem Fronteiras (IesfBrasil) Anderson Santana e o prefeito de Pomerode Ércio Kriek/Créditos: Cleópatra Silveira
Vice-prefeita Gladys Dinah Sievert, prefeito Ércio Kriek e a secretária de Educação Neuzi Schotten do município de Pomerode/Créditos: Cleópatra Silveira
Sandra Gaya e Anderson Santana idealizadores do projeto social “Annitas - Pensem Fora da Caixa!”/Créditos: Cleópatra Silveira
“É um investimento do município às educadoras, para que elas se conheçam melhor, conheçam as suas emoções, e desenvolvam ainda mais as suas potencialidades tanto no trabalho quanto na vida”, contou o prefeito de Pomerode Ércio Kriek.

“A expectativa é grande com o projeto social “Annitas - Pensem Fora da Caixa!” e tenho certeza de que os resultados virão em um curto prazo. Espero, realmente, que as educadoras sejam tocadas e despertem para o potencial que elas têm para cumprir suas funções dentro da sociedade de Pomerode. Essas mulheres possuem ampla responsabilidade na educação de jovens”, disse a vice-prefeita do município Gladys Dinah Sievert.

“O lançamento do projeto foi permeado de emoções, que é o que o “Annitas - Pensem Fora da Caixa!” se propõe a trabalhar e, pela reação das pessoas presentes, percebemos que o treinamento foi muito bem aceito. Para o município de Pomerode é uma honra muito grande ter o Instituto Educação Sem Fronteiras e o projeto social “Annitas - Pensem Fora da Caixa!”. As pessoas saíram felizes e se sentindo empoderadas”, complementou a secretária de Educação Neuzi Schotten.

Sobre o treinamento

O projeto será realizado ao longo de cinco meses envolvendo as educadoras do ensino fundamental. Serão treinamentos presenciais de alto impacto incluindo análise comportamental cognitiva, neurociência, física quântica e psicologia positiva. Durante o processo também ocorrerá capacitação empreendedora por meio das tecnologias de interação à distância.

“O projeto foi desenvolvido ao longo de cinco anos de estudo e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, chegamos ao processo prático capaz de despertar os potenciais internos que cada um possui para trazer mudanças reais a vida das pessoas. Muitas vezes não alcançamos os nossos objetivos por conta do desequilíbrio e porque não percebemos o nosso próprio estado emocional. Ao criar consciência das nossas emoções e um propósito, começamos a ser ativos e não reativos aos acontecimentos ao nosso redor”, avalia a psicóloga que é uma das idealizadoras do projeto Sandra Gaya.

“Além disso, como ferramenta de recursos humanos, a saúde está diretamente relacionada com os altos índices de afastamento do trabalho, especialmente em instituições de ensino, e o treinamento reflete também em resultados à saúde das servidoras”, conclui a psicóloga.

Por se tratar de um projeto social itinerante, o “Annitas – Pensem Fora da Caixa!” será realizado também em outras cidades catarinenses e regiões do país.

Annitas – Pensem Fora da Caixa

O projeto social “Annitas - Pensem Fora da Caixa!” é um método de “empoderamento das servidoras públicas” destinado aos setores público municipal, estadual e federal com transformação de alto impacto, inicialmente, direcionado às mulheres. Nasceu do propósito de vida da psicóloga e empreendedora comportamental Sandra Gaya e do empresário do setor de nanotecnologia Anderson Santana durante um evento promovido pela ONU Mulheres em Brasília-DF sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino. O método inovador de treinamento é prático e amplia as possibilidades de atuação profissional e realização dos objetivos por meio da ativação dos recursos internos de cada participante. O nome faz referência à heroína Anita Garibaldi, escolhida por ser uma referência feminina de determinação e de luta por seus ideais. O projeto também está alicerçado na Lei Federal nº 13.272 de 15 de abril de 2016, que institui o ano de 2016 como o ano do empoderamento da mulher na política e no esporte e, nos princípios do empoderamento das mulheres definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU Mulheres).

Saiba mais: http://annitaspensemforadacaixa.org

Nenhum comentário