Últimas

Viacom International Media Networks adquire parte majoritária de 'Porta dos Fundos'

Acordo reforça o compromisso da Viacom com a criação de conteúdo original para todas as plataformas ao incorporar o mais influente canal* do YouTube do mundo ao seu portfólio

Aquisição se baseia na longa trajetória da Viacom de investimentos bem sucedidos na América Latina

Foto/Divulgação
Miami/São Paulo, 19 de abril de 2017 – A Viacom International Media Networks (VIMN), divisão da Viacom Inc. (NASDAQ: VIAB, VIA), anuncia hoje um acordo definitivo para a aquisição de parte majoritária do coletivo de humor ‘Porta dos Fundos’. A aquisição incorpora uma das maiores produtoras brasileira de conteúdo de comédia da internet e o mais influente canal de YouTube do mundo – de acordo com o ranking Zefr* – ao portfólio da Viacom, expandindo a atuação da companhia na América Latina e ampliando ainda mais sua base de criação de conteúdo.

‘Porta dos Fundos’, fundado por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF, em 2012, é uma companhia de produção de conteúdo audiovisual líder no Brasil, conhecida pela criação de vídeos curtos de comédia em formato de esquetes e conteúdos para televisão. O canal do grupo no YouTube, operado e gerenciado pela companhia, está hoje no ranking dos dez principais canais de entretenimento do mundo** – atualmente com mais de 13 milhões de inscritos. Recentemente, o canal ultrapassou a marca de 3 bilhões de visualizações, tornando-se o quinto produtor de conteúdo brasileiro mais visto na história do YouTube**. A combinação de ‘Porta dos Fundos’ com os consagrados canais de TV por assinatura da VIMN – que incluem Comedy Central, MTV, Nickelodeon e Paramount Channel – fortalece ainda mais a presença da companhia no Brasil.

Pierluigi Gazzolo, Presidente da VIMN Américas, que irá supervisionar o negócio, comenta: “À medida que continuamos aumentando escala na região da América Latina, nosso investimento para a aquisição do ‘Porta dos Fundos’ reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro e amplia nossa capacidade de criar conteúdo inovador, muitas vezes já nascidos em plataformas digitais, que irão complementar os recursos e as marcas da Viacom já existentes”. “O talento e a criatividade mostrados pelos membros fundadores do ‘Porta dos Fundos’ na construção dessa marca são impressionantes e estamos muito animados para unir forças e expandir a presença do grupo fora do Brasil, por meio de nossa rede de marcas de sucesso ao redor do mundo. Acreditamos fortemente que a propriedade de conteúdo é um fator chave para o sucesso e estamos muito felizes em adicionar essa nova dimensão ao nosso portfólio”, completa.

“A parceria com a VIMN não poderia nos deixar mais felizes. A sociedade é um grande passo para o grupo se expandir no mercado internacional, com novas oportunidades globais para o nosso portfólio tanto online como offline. Além disso, o acordo prevê uma distribuição excepcional de nossos conteúdos”, diz Tereza Gonzalez, CEO de Porta do Fundos.

O time de fundadores do ‘Porta dos Fundos’ construiu um poderoso legado na comédia brasileira com conteúdos inovadores e uma tremenda visão criativa que seguirá guiando o crescimento do grupo e incrementando cada vez mais a parceria com a VIMN. Com essa aquisição, VIMN e Porta dos Fundos irão cocriar várias novas produções em um esforço contínuo para fortalecer a veia criativa na produção de conteúdo original para as marcas em plataformas lineares e não lineares. Devido ao longo histórico da VIMN no gênero de comédia com Comedy Central – uma das principais marcas da companhia no mundo – essa parceria é um excelente complemento e irá proporcionar incontáveis oportunidades nessa área. As duas empresas já trabalharam juntas na coprodução de ‘Portátil’, série de cinco episódios sobre os bastidores da peça de teatro homônima de ‘Porta dos Fundos’, exibida no Brasil pelo Comedy Central em 2016.

Essa aquisição é mais um marco na longa e bem sucedida trajetória de investimentos da Viacom no Brasil, que começou com o lançamento da MTV, em 1990. O portfólio da Viacom no mercado brasileiro atualmente inclui sete marcas de canais de TV por assinatura, como Comedy Central, Paramount Channel, VH1, Nickelodeon, Nick Jr, entre outras; um conjunto de aplicativos móveis de TV on demand; múltiplos eventos e experiências, como ‘Meus Prêmios Nick’ e ‘Dia de Brincar’, da Nickelodeon; e uma extensa oferta de produtos de consumo licenciados. A VIMN mantém um escritório local em São Paulo desde 1998. Com a recente aquisição do maior canal de TV aberta da Argentina – a Telefe – somado ao robusto portfólio de redes de TV por assinatura e, agora, com a aquisição de ‘Porta dos Fundos’, a VIMN expande ainda mais a presença em todas as formas de distribuição midiáticas e plataformas de criação de conteúdo.

Os ativos do ‘Porta dos Fundos’ incluem, além do canal principal, uma série de outros canais no YouTube, o site portadosfundos.com.br, uma extensa biblioteca de vídeos de curto formato, diversas séries de TV, muitos aplicativos móveis, games e uma linha de produtos licenciados.

Sob os termos da transação, a VIMN tem a opção de aumentar sua posição de proprietária do ‘Porta dos Fundos’ no futuro.

* Zefr Top 10 Overall Influencers of 2016 – Porta dos Fundos #1 influenciador digital.

**VidStatsX: Top 100 dos canais YouTube de entretenimento com maior número de inscritos no mundo e YouTube Top 100 Produtores de Vídeo Mais Vistos por Visualizações de Vídeo.

Nenhum comentário