Últimas

Após divulgar culinária mineira na China, Chef Edson Puiati participa de evento em Uberlândia

Chef Puiati é coordenador de gastronomia da Faculdade UNA e um dos mais importantes estudiosos e pesquisadores da culinária mineira

Chef Edson Puiati - coordenador Gastronomia da Faculdade Una
Os chineses puderam conhecer um pouco da culinária mineira na última semana, quando receberam por meio da Frente da Gastronomia Mineira (FGM) três chefs selecionados para promover a cultura gastronômica do Estado, durante uma missão de empresários naquele país, de 13 a 19 de maio. O Chef Edson Puiati, que é um dos mais importantes estudiosos e pesquisadores da culinária mineira e coordena o curso de Gastronomia da Una participou desta viagem para promover a imagem de Minas Gerais como destino de investimentos, turismo e comércio exterior. Nesta sexta-feira, 26 de maio, ele estará em Uberlândia para falar sobre esta experiência e o papel da gastronomia como elemento para alavancar o turismo, durante o 15º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, em que participará do painel ‘Gastronomia - uma receita para o desenvolvimento do turismo regional’, às 18h no Center Convention.

Edson Puiati é formado em Administração de Empresas com especializações em gestão educacional e segurança alimentar, tendo implantado o curso de gastronomia no Centro Universitário UNA, onde é coordenador e professor com experiência de mais de 20 anos em qualificação profissional em curso de Cozinheiro e de pós-graduação em Hotelaria. Nascido em Barbacena e descendente de italianos, o Chef é um conhecido defensor dos produtos das terras mineiras, assim como da forma de fazer as quitandas e quitutes do Estado, tendo participado da produção do livro “Sabores e Cores das Minas Gerais” da autora Maria Stella Libânio Christo.

Na viagem à China, o Chef Edson Puiati, acompanhado dos chefs Gabriel Trillo e Luca Bahia, participou de duas feiras estratégicas para apresentar a tradição da culinária mineira e possibilidade de negócios. “Nós levamos a energia peculiar e a alma do povo mineiro para o outro lado do mundo, mostrando aos chineses a riqueza de nossa culinária, que é bem complexa em virtude da extensão territorial do Estado. Tivemos a oportunidade de apresentar o que temos aqui para um o público que não tem ideia do que oferecemos e ainda mostrar como cozinhamos, o que produzimos e trocar experiências vislumbrando novos mercados para exportação”, destacou o coordenador de gastronomia da UNA, chef Edson Puiati.

Sobre o evento em Uberlândia, o Chef explica sobre o que irá abordar. “A gastronomia é muito valiosa e temos que saber utiliza-la para encantar e também promover o turismo regional, com as características de cada região do nosso estado. Temos um grande potencial que precisa ser explorado”, ressalta.

Além dos três chefs, também estiveram na China representantes de onze empresas mineiras dos setores de alimentos e bebidas que participam do projeto “Minas na China”, uma missão de prospecção de negócios para exportadores mineiros, organizada pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Nenhum comentário