Café ganha aplicativo para ajudar no manejo da adubação
CheckFolha® Mobile Café, desenvolvido pela Microquimica, poderá prever antecipadamente as deficiências nas folhas, antes mesmo de aparecerem sintomas visíveis e perdas de produtividade
A prática da análise química de folhas do café é frequente para cerca de 90% dos produtores brasileiros, conforme levantamentos da empresa. Neste universo, o aplicativo deve colaborar de forma significativa, pois o cafeicultor poderá, em qualquer época do ano, identificar possíveis deficiências e buscar uma rápida correção, uma vez que diante de um problema já serão indicados quais produtos ele poderá aplicar, evitando perdas de produtividade.
Pelo método tradicional, as deficiências seriam detectadas visualmente, quando já houve danos internos e as plantas estão gastando energia para tentar se recuperar, ou por meio da análise química no período tradicional, quando a correção só seria feita na safra seguinte. Nessas duas situações as perdas de produtividade podem ser significativas, devido a demora na detecção e correção nutricional.
A utilização do CheckFolha® Mobile Café é simples e fácil. O produtor, após receber o laudo da análise foliar do laboratório com os resultados numéricos, vai registrar esses números no aplicativo e, com isso, obtém gráficos claros e objetivos que indicam os nutrientes que requerem maior atenção e ações corretivas. Durante o desenvolvimento da ferramenta foi realizada uma extensa revisão das literaturas e de pesquisas muito recentes sobre a cultura, e esses novos parâmetros de teores de nutrientes ideais nas folhas foram incorporados ao aplicativo, gerando uma diagnose e correções seguras.
O gerente de marketing da Microquimica, Anderson Nora Ribeiro, ressalta também uma importante mudança. Anteriormente o sistema, que só era disponibilizado pelo site da empresa, apresentava as deficiências nutricionais em um único nível. Nesta nova versão, as possibilidades foram ampliadas. “Melhoramos o CheckFolha® e criamos um diferencial, abrindo o nível da deficiência em três. Com isso o CheckFolha® Mobile Café indica se a deficiência é severa, mediana ou leve. Para o produtor essa segmentação é bastante vantajosa, porque ele consegue atacar primeiro as deficiências mais graves, que limitam de forma mais intensa a produtividade”.
Ribeiro ainda afirma que com a tecnologia chegando ao campo, muitos produtores, agrônomos e consultores estão recebendo positivamente as inovações. “Tivemos uma repercussão importante com o CheckFolha® Mobile Soja, atingindo a marca de mais de seis mil downloads em dois anos. Acreditamos que com a força do café, essa tecnologia continue ultrapassando a fronteira rural e seja uma ferramenta benéfica para os cafeicultores do Brasil”.
Como utilizar o aplicativo
Para utilizar o CheckFolha® Mobile Café é preciso baixar pelo Google Play ou Apple Store, realizar a instalação no dispositivo móvel e fazer um breve cadastro, para ter acesso a todas as funcionalidades e arquivamento de dados no aplicativo. Após registrar os resultados de uma análise foliar, além de visualizar gráficos e tabelas de fácil entendimento, serão apresentados produtos que podem auxiliar o agricultor na correção dos problemas detectados e informações de contato dos colaboradores da empresa.
Sobre a Microquimica
Fundada em 1976, a Microquimica é uma empresa brasileira, controlada pelo grupo Agroinvest Kayatani S.A., que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos. Sediada em Campinas, interior de São Paulo, a empresa possui duas filiais em Monte Mor (SP) destinadas à fabricação e distribuição de seus produtos.
Com investimentos focados em pesquisa e desenvolvimento, a Microquimica oferece ao mercado produtos como fertilizantes foliares e para tratamento de sementes, inoculantes, aditivos, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal. A empresa também disponibiliza um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.
Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica investe em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.
Para mais informações acesse o site www.microquimica.com
Nenhum comentário