Últimas

Coletivo Paraense Poraquê traz a São Paulo a Exposição Belém Fantasma - Histórias Sobrenaturais da Amazônia

Foto/Divulgação
São Paulo, maio de 2017 – O True Love Tattoo, estúdio paulistano de tatuagem instalado em um espaço multicultural que reúne, além de alguns dos mais brilhantes artistas da tattoo, eventos de arte, café e atelier de design de moda, traz São Paulo a exposição Belém Fantasma - Histórias sobrenaturais da Amazônia, do coletivo paraense Poraquê.

Baseada no livro "Visagens e Assombrações de Belém", de Walcyr Monteiro, a mostra, que tem curadoria de Thiago Gonzaga, é composta por trabalhos que fazem uma honrosa homenagem aos mitos e lendas da região da Amazônia que vivem no imaginário popular.

De acordo com os integrantes do coletivo Poraquê, o objetivo da exposição é expandir a cultura amazônica para as demais regiões do Brasil. Assim, a mostra alimenta dogmas populares, considerando as raízes dos integrantes do coletivo, que é formado pelos artistas Tainá Maneschy, Moara Brasil e Arthur Porto. Com o uso da técnica conhecida como Mixed Media, o Poraquê apresenta uma série de trabalhos inéditos, totalmente livres dos paradigmas de pintura tradicional.

“Nossos visitantes podem esperar uma instalação artística tropical e psicodélica. Queremos que todos adentrem neste universo com esta série inspirada nas lendas da Amazônia, no qual misturam-se a religião católica, afro e cosmologia indígena, que influenciam até hoje o imaginário popular da região”, comenta Thiago Gonzaga, curador da exposição.

A abertura da exposição, marcada para o dia 09 de maio, a partir das 19 horas, terá a apresentação do DJ Low Eyes tocando músicas psicodélica tropicais. O vernissage além de diversos drinks regionais, também contará com a presença da Chef Carolina Mafra, que irá servir ao público aManiçoba. Trata-se de um clássico da culinária paraense composto com folhas da Maniva. A entrada é gratuita.

SOBRE O COLETIVO PORAQUÊ

O coletivo Poraquê é formado pelos artistas visuais Arthur Porto, Moara Brasil, Tainá Maneschy e artistas paraenses convidados. Nascidos em Belém do Pará e sitiados em São Paulo, buscam evidenciar a pluralidade cultural pós-moderna presente no Brasil. Os meios mais explorados pelo trio, de forma individual ou coletiva, são colagens, pinturas, desenhos, arte digital e gravuras em grandes e pequenos formatos. Autodenominado como Coletivo de Arte Psicodélica Surrealista Tropical, foi batizado Poraquê pois essa é denominação, na língua Tupi, de um peixe elétrico da família das enguias, comum na região Norte do Brasil. Em Tupi, Poraquê significa "o que entorpece". Assim como o choque do peixe entorpecente, o coletivo tem como proposta dialogar diversos temas pertinentes à contemporaneidade por meio de artes visuais psicodélicas.

Tainá Maneschy, 28 anos, formada em cinema, trabalhou na área de produção audiovisual e cinematográfica, até que sua residência foi invadida por bruxas extra-galácticas que revelaram a Grande Verdade da existência humana e espiritual no planeta Terra e em outros planetas. Foi incubida da missão de propagar as ideias da Grande Verdade através de manifestações artísticas e eletro-magnéticas.

Moara Brasil, 34 anos, da Aldeia *Icami (mulheres guerreiras da Amazônia) , foi escolhida pela Chefe da Tribo Moa'Xanna para viralizar a arte e a sabedoria xamânica feminina indígena de sua terra numa megalópole. Desde de 2015 virou artista visual em São Paulo, participa de exposições e produz arte surrealista psicodélica tropical com o Coletivo Poraquê.

Arthur Porto, 30 anos, Só teve o primeiro contato com outros seres humanos aos 20 anos de idade. Pelo fato de ter nascido com um rabo de pelo dourado, seus pais o mantiveram no porão na mansão da família por 2 décadas. Durante a reclusão, Arthur se dedicou a Alquimia e as Artes Visuais usando a biblioteca familiar de 3 andares de sua prisão domiciliar. Com o conhecimento adquirido ao longo dos anos foi capaz de construir uma bazuca prismática de luz ultralaranjada, responsável por sua soltura e ingressão no mundo das artes plásticas.

SOBRE O TRUE LOVE TATTOO

Estúdio de tatuagem localizado na badalada Rua Augusta, em São Paulo, o True Love Tatoo existe há dez anos e reúne um acervo com vários tipos de artes como decoração e que também estão à venda. Sob o comando de Edgar de Camargo, o estúdio tatua estilos que variam entre o Tradicional Americano - Old School; Tribais, como Maori; Tradicional Japonês; Tradicional Russo; e criações exclusivas de acordo com as ideias dos clientes. Sempre autêntico e sem limites para a ousadia, a cada 60 dias o True Love Tattoo abre seu espaço para exposições de novos artistas visuais e musicais.

SERVIÇO

LENDAS E ASSOMBRAÇÕES DA AMAZÔNIA
Abertura: 09 de maio, das 19h até 22h
Horário para visitação: das 11h às 19h
Endereço: Rua Augusta, 837 – Cerqueira Cesar – São Paulo
Telefone: 11 2094-3383
Classificação: Livre
Entrada Gratuita

Nenhum comentário