Últimas

Endeavor apresenta pesquisa sobre empreendedorismo nas universidades durante o II Circuito de Inovação e Empreendorismo da Puc Minas, na segunda (22/5)

Pesquisa revela que alunos não têm incentivo nas universidades para empreender

Nesta segunda-feira, dia 22/05, às 11h, a Endeavor realiza no teatro da PUC Minas (Coração Eucarístico) um painel sobre a Pesquisa de Empreendedorismo nas Universidades. O evento acontece dentro do “II Circuito de Inovação e Empreendedorismo da PUC Minas” e terá a participação do co-fundador da empresa mineira de aplicativos mobile iOasys, Gilson Vilela Junior. O objetivo é apresentar as principais conclusões da pesquisa e discutir junto ao empreendedor, que viveu isso na prática, como é o incentivo das universidades para os alunos que empreendem ou querem empreender.

A pesquisa do Sebrae e da Endeavor, realizada pelo Instituto Data Popular, revela que a universidade é uma das fontes menos procuradas pelos jovens brasileiros na hora de se capacitar para empreender. O resultado da quarta edição da pesquisa “Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras” vai na contramão de outros países, principalmente daqueles que se destacam em inovação, onde a universidade é vista como o lugar mais propício para testar e validar ideias.

A pesquisa aponta que as universidades não estão satisfazendo as necessidades dos alunos sobre empreendedorismo. Cerca de 65% dos professores estão satisfeitos com iniciativas de empreendedorismo dentro da universidade. Entre os alunos, porém, a média é de apenas 36%.

As instituições de ensino superior não possuem uma estrutura que aprofunde conteúdos de empreendedorismo. Quase um quinto das universidades (17,9%) não possui qualquer entidade interna que institucionaliza as ações ligadas ao empreendedorismo.

Em geral, as instituições de ensino superior só têm disciplinas que inspiram os alunos a darem o primeiro passo. Programas que proporcionam maior visão empreendedora, como criação e gestão de novos negócios, franquias e inovação e tecnologia, estão presentes em somente 6,2% das instituições.

Em média, 56% dos alunos empreendedores acreditam que iniciativas de empreendedorismo como disciplinas, incubadoras e eventos são essenciais ao prepará-los para empreender, mas somente 38,78% das universidades, em média, oferecem essas oportunidades.

Como consequência, a universidade não é vista como ponto de apoio do aluno empreendedor. Do total de empreendedores universitários entrevistados, mais da metade (51,6%) não conversa com seus professores sobre negócios.

Foram entrevistados 2.230 alunos e 680 professores de mais de 70 IES, em todas as regiões do País, entre 29 de abril e 13 de maio de 2016. O objetivo foi mostrar como as Instituições de Ensino Superior (IES) estão lidando com o empreendedorismo, por entender que elas têm um papel fundamental para formar a futura geração dos brasileiros que irão criar inovação e empregos para o país.

Nenhum comentário