Últimas

Fundação Ema Klabin comemora Semana de Museus e Virada Cultural Paulista com muita arte, cultura e diversão

O público conhecerá jogos tradicionais de diferentes épocas e lugares do mundo , se integrará com a arte circense , fará pinturas , aprenderá a fazer uma receita de canjica de um dos livros de Jorge Amado, participará de dinâmicas e de uma interessante visita temática. Toda a programação tem entrada franca.


A Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, que esse ano comemora dez anos, terá uma programação especial nos dias 20/05 (sábado) e 21/05 (domingo) que envolve muita cultura, arte e diversão para toda a família. As atividades fazem parte das comemorações da Virada Cultural Paulista e da 15ª Semana de Museus promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A Rua Portugal, onde localiza-se a casa-museu Ema Klabin, estará fechada para o trânsito no domingo (21), expandindo a programação cultural para o lado de fora do museu.

Jogos de diferentes épocas e locais do mundo estarão na programação. Foto : Divulgação

Confira a programação:

Dia: 20/05 (sábado), das 14h30 às 17h, visita temática “Percepções”- 25 vagas – indicação 14 anos – inscrições no local - entrada franca :

Nessa visita temática, o público será convidado a conhecer as mais de 1500 obras de arte da casa-museu Ema Klabin, explorando sua percepção sobre os espaços e objetos da coleção. Muitas informações de pesquisa e curadoria não ficam expostas e serão desvendadas durante a visita. Além de curiosidades como, por exemplo, um objeto português do século 18 cuja função dificilmente será identificada pelo público, sem que haja um olhar mais atento.

Dia: 20/05 (sábado), das 15h30 às 17h30, Museus : Formas de usar - 25 vagas – indicação livre – inscrições no local - entrada franca:

Uma dinâmica desenvolvida pela artista Paloma Durante fará com que o público reflita sobre as maneiras de usar o museu como espaço de convivência e encontros. Essas discussões serão disparadoras para uma proposta que irá além do espaço museológico e ocupará as ruas e calçadas no entorno do museu preenchendo-as com a produção dos visitantes.

Dia: 20/05 (sábado), 21/05 (domingo), das 14h às 18h, Pintura Coletiva – indicação livre –entrada franca :

Uma grande tela com tintas será montada no lado de fora do museu, convidando o público a expressar sua arte. O evento tem como objetivo possibilitar a experiência de interação entre os participantes e despertar o senso artístico de cada um, promovendo uma ação coletiva estimulando a criatividade e a imaginação na produção de cada pintura.

Dia: 20/05 (sábado), das 11h às 13h, Palestra com degustação e Dia: 21/05 (domingo), às 14h30, Roda de conversa, 30 vagas por evento, inscrições no local, indicação livre - entrada franca:

Para os amantes de literatura que querem compreender suas obras preferidas pelo viés da culinária e tem curiosidade de fazer uma receita pensada por grandes escritores, a jornalista Denise Godinho, criadora do ‘Capitu Vem Para o Jantar’, vai preparar e ensinar a fazer a canjica do livro “Dona Flor e Seus Dois Maridos” , de Jorge Amado. Os encontros iniciam com uma discussão sobre os hábitos gastronômicos e sua importância para a sociedade.

Dia: 21/05 (domingo), das 14h às 18h, intervenções Circenses na Virada – indicação livre – entrada franca

Circo é tema e a inspiração poética no domingo. O espetáculo que acontece dentro e fora do museu Ema Klabin convida o público a viver a magia do circo, cheio de alegria, música e dança, com especialistas na arte circense como o artista Marco Guerra. No final, os artistas convidam o público a entrar na brincadeira e realizar uma divertida visita ao museu.

Dia: 21/05 ( domingo), das 15h às 17h, Caravana Lúdica – Jogos Tradicionais do mundo - indicação livre - entrada franca

Crianças, adultos e idosos são convidados a se divertirem com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios, que colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social. O público conhecerá jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo. As atividades buscam a vivência e a difusão do conhecimento de jogos tradicionais que são patrimônio da humanidade.

Local: Fundação Ema Klabin - Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo (11) 3897-3232 http://emaklabin.org.br/

Não há estacionamento no local

Nenhum comentário