Últimas

IBEF-MG promove evento para discutir rumos da economia brasileira

Na ocasião, a economista Tatiana Pinheiro, do banco Santander, ministrará uma palestra

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF-MG promove, no próximo dia 24, um encontro com a presença de representantes das organizações de diversos setores da economia mineira. Com o tema Cenários para a construção de um futuro sustentável, a entidade receberá a economista Tatiana Pinheiro, do banco Santander. A cerimônia acontecerá a partir das 19h, no Edifício Soinco, na rua Inconfidentes, 911, Funcionários, em Belo Horizonte. A posse da nova diretoria do IBEF-MG também será no dia da solenidade.

Segundo Juliano Pinheiro, vice-presidente executivo do IBEF-MG, é muito importante desenvolver ações que intensifiquem o relacionamento profissional e social entre os membros da entidade, principalmente em um ano de profunda crise na política e por consequência na economia. “O IBEF-MG, como uma entidade que congrega os principais executivos financeiros do país, possui esse papel de levantar uma bandeira que conscientize o governo sobre a importância de estruturar o Brasil em médio e longo prazos, uma vez que a aplicação de medidas somente emergenciais gera uma insegurança na sociedade”, diz.

Para Pinheiro, o que se vê nos últimos anos são tentativas de gerar crescimento e desenvolvimento no Brasil, mas sem um planejamento estratégico que reflita positivamente na economia e que dure nas próximas gestões. “Reformas trabalhistas e na previdência são necessárias, mas com um certo cuidado. Muitas ideias chegam até o congresso, são coladas em votação, antes mesmo de serem compreendidas pelo povo. As consequências são reações contrárias às propostas e afasta o investimento dos principais empresários de dentro e fora do país”, pondera.

Quando se trata de mudanças, Pinheiro enfatiza que os trabalhos desenvolvidos no país deveriam ser mais técnicos entre os tomadores de decisão e menos partidário. “A população deve ter um conhecimento sobre o que está acontecendo na economia. Vejo que não temos essa educação financeira e por isso impacta tão negativamente no Brasil. Como economista e professor, entendo que devemos mexer em outros pilares importantes para o sucesso da economia. A política e um bom ensino nas escolas e universidades, por exemplo, são fundamentais. Sem educadores capacitados, não podemos garantir um progresso no futuro, já que isso dependerá do preparo dos líderes que surgirão no mercado”, explica.

FUTURO SUSTENTÁVEL
Diante dos últimos acontecimentos na política brasileira, envolvendo o presidente Michel Temer, o Senador Aécio Neves e outros envolvidos, Pinheiro afirma que devemos ficar atentos também no cenário econômico. “Em primeiro lugar, é importante ressaltar que se o país tivesse um plano estruturado, as consequências negativas na economia deveriam ser mínimas ou inexistentes. Temos exemplos de países que tiveram crise política, mas o financeiro não foi impactado. O balanço do primeiro trimestre de 2017 foi positivo e o Brasil estava se recuperando. No entanto, devido a essa fragilidade do Estado, qualquer especulação na política reverbera em outras áreas. O futuro sustentável é possível e ainda podemos reverter esse quadro de crise, basta fazer um planejamento a longo prazo”, finaliza.

O IBEF MG
Criado em 3 de outubro de 1985, o IBEF-MG é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária e que reúne executivos e empresários de Minas Gerais. O Instituto é composto apenas por profissionais e empresários, não tendo a associação de empresas e tem hoje cerca de 300 associados. Inicialmente, o IBEF-MG era constituído pela participação exclusiva de executivos de finanças. Ao longo dos anos, foi abrindo suas portas para a associação de profissionais, executivos e empresários de diversos ramos de atividades.

Hoje, abriga também autoridades, homens públicos, acadêmicos e profissionais liberais, com o objetivo de promover o relacionamento profissional e social, proporcionar o desenvolvimento de carreiras e ser o centro de competência na promoção, divulgação ou debate de conteúdo e informações de interesse dos associados e da comunidade financeira.

NOVA DIRETORIA
A nova diretoria é composta pelo presidente Gilson de Oliveira Carvalho, da FCA -Fiat Chrysler Finanças Brasil, Guilherme Cruz Fonseca, da CNH Industrial Latin América Ltda, Alberto Jorge Neto, da Alctel Tel. e Informática ltda, André Rocha Ayres, da Precon Engenharia S/A, Antonio Hiroyuki Hyodo, da Localiza, Clemente de Araújo Rocha, da Rocha & Lima Consultoria Ltda, Dayse Christina Guelman, da Rio Branco Alimentos, Elson Rocha Justino, do SICOOB, Estevão Rocha Fiuza, do Instituto Cultural Filarmônica, Juliano Lima Pinheiro, do IEC PUC Minas, Mauricio Carneiro de Oliveira Leite, do Alicorp do Brasil-Pastifício Sta. Amália, Ricardo Salera de Carvalho, do SICOOB Credifiemg, Roberto de Carvalho Rodrigues, da Carvalho, Pires & Associados e Sérgio Eduardo Michetti Frade, da Solutions Gestão de Seguros.

SERVIÇO
Evento: Cenários para a construção de um futuro sustentável – Tatiana Pinheiro
Local: Edifício Soinco: Rua Inconfidentes, 911, Funcionários – BH
Dia/Hora: 24/05/2017, a partir das 19h.

Nenhum comentário