Últimas

Mais de 100 voluntários farão mutirão comunitário na Vila Nova Cachoeirinha e convidam população a participar

Denominado Oásis Vila Nova Cachoeirinha, o projeto tem o objetivo de mobilizar a comunidade do entorno da nova sede da Localiza para a realização de sonhos coletivos


Nos dias 03 e 04 de junho, de 8h às 17h, será realizado, na Vila Nova Cachoeirinha, um mutirão comunitário para melhorar a estrutura e os atrativos do espaço já utilizado como área de lazer pela comunidade. A expectativa é que mais de 100 pessoas compareçam no encontro. A ação está sendo realizada pela Localiza, que, por meio do Projeto Acolher, visa construir um relacionamento respeitoso com a comunidade do entorno da nova sede da empresa, atuando em prol de um legado positivo para a região. Também são parceiras do projeto a Associação Nossa Cidade e a Bridge Comunicação e Desenvolvimento Social.

Localizada no Bairro Nova Cachoeirinha, a Vila Nova Cachoeirinha é considerada de alta vulnerabilidade social e não dispõe de equipamentos públicos. Os cerca de 2.200 moradores residem em uma área de 5,83 hectares. Segundo a gerente de Comunicação da Localiza, Príscilla Duarte, o mutirão é uma das etapas da tecnologia social Oásis, uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Elos, que transforma espaços que valorizem a coletividade amparando as pessoas que vivem e convivem nesses locais. "O objetivo do Oásis é trazer o desenvolvimento e o empoderamento dessa comunidade para que ela consiga se transformar. Nós já realizamos o Oásis na comunidade do Bananal, que também é vizinha à nova sede, e o projeto é maravilhoso. Ao término do processo, os moradores se reconhecem capazes de realizar por eles mesmos", diz a gerente.


A tecnologia social Oásis é composta de sete etapas (olhar, afeto, sonhos, cuidado, milagre, celebração e re-evolução) e busca, sobretudo, o empoderamento dos moradores. É uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos, concebida para ser de uso livre e praticado de forma totalmente cooperativa, para que todos, juntos, realizem algo em comum. Todos os materiais estão sendo captados por meio de doação e a ação será coletiva, envolvendo diversos colaboradores.

"Durante o mês de maio, o projeto convidou a Vila Nova Cachoeirinha a descobrir suas belezas, reunir seus talentos e identificar os sonhos coletivos. Agora vamos colocar a mão na massa para transformá-los em realidade durante o mutirão. Buscamos empresas, entidades do poder público e moradores do entorno para serem parceiros e ajudarem na construção desses espaços de participação comunitária", comenta a diretora da Bridge Comunicação e Desenvolvimento Social, Liliane Lana.

A lista completa dos materiais necessários está disponível nas páginas do Facebook do Oásis BH e da Nossa Cidade. Quem quiser contribuir com doações de materiais ou dinheiro, é só entrar em contato com um dos responsáveis abaixo listados.

Contatos:
Paula Souza(Associação Moradores Vila Nova Cachoeirinha): 994126071
Roger Alberto (Associação Moradores Vila Nova Cachoeirinha): 975317353
Fernanda Agostinho (Bridge): 984496286
Renato (Associação Nossa Cidade): 99202-2324
Lucas Alves (Oásis BH/Associação Nossa Cidade): 991028558

Nenhum comentário