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Netshoes Limited divulga seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2017

GMV atinge R$ 531,2 milhões, com crescimento de 20,6% (25,2% ex-variação cambial) em relação ao 1T16
Aumento de margem impulsionado por alavancagem operacional e controle de despesas
São Paulo, Brasil – 15 de maio de 2017 – A Netshoes (Cayman) Ltd. (NYSE:NETS) (“Netshoes”), maior varejista online de esportes e lazer da América Latina, divulga hoje seus resultados financeiros consolidados não auditados referente ao primeiro trimestre de 2017, finalizado em 31 de março.  Todos os resultados são apresentados em Reais (“R$”) e foram elaborados em conformidade com a norma internacional de contabilidade IAS 34 - Interim Financial Reporting (Demonstração Intermediária).

Marcio Kumruian, Fundador e Diretor Presidente da Netshoes:

“Em nome da Netshoes, gostaria de agradecer a todos que nos apoiaram e garantiram o sucesso da nossa abertura de capital (“IPO”). Temos orgulho de ser a primeira companhia brasileira a ser negociada exclusivamente nos Estados Unidos, o que reforça a nossa posição como um ponto de referência para o comércio digital na América Latina. 

No primeiro trimestre, seguimos expandindo a nossa base, com aumento de mais de 20% no número de usuários cadastrados, que atingiu 19 milhões, e de 17% no número de clientes ativos em relação ao 1T16. Seguimos desenvolvendo também um ecossistema digital capaz de criar valor de maneira contínua e expressiva para os nossos clientes e parceiros por meio de iniciativas estratégicas, tais como o relançamento da renomada marca Shoestock, o lançamento de marcas próprias, o aumento da participação do Marketplace no GMV total e o investimento contínuo na melhoria da infraestrutura.

Estou pessoalmente satisfeito com o desempenho, que reflete nosso compromisso de seguir o caminho em direção à lucratividade. O forte aumento do GMV de 25,2% (ex-variação cambial) em relação ao 1T16, somado à disciplina de custos e alavancagem operacional, tem se traduzido no aumento das margens operacionais. E tudo isso sem abrir mão de oferecer a melhor experiência de compras aos nossos clientes, evidenciada pela liderança em NPS (Net Promoter Score), conforme medido pelo IBOPE. 

Estamos bem posicionados para executar o nosso planejamento de longo prazo e seguimos investindo para promover crescimento sustentável. Mantemos o nosso compromisso de criar a melhor experiência de compra para os nossos clientes, ao mesmo tempo em que criamos valor de longo prazo para os nossos investidores”.

Destaques Operacionais e Financeiros do 1T17
Dados Operacionais
1T16
1T17
Var. %
Var. %
(ex. var. cambial)
Usuários cadastrados (em milhões) ...........................
15,7
19,0
20,7%
-
Clientes Ativos (em milhões) .......................................
4,8
5,6
17,4%
-
Clientes Recorrentes %  ................................................
74,0%
75,7%
+1,7 p.p.
-
Pedidos Faturados (em milhões) ................................
2,1
2,5
20,7%
-
Pedidos Originados de Dispositivos Móveis %.........
26,8%
38,9%
+12,0 p.p.
-
Ticket Médio (em R$)  ....................................................
207,9
201,1
-3,3%
0,6%
GMV (em milhões) .........................................................
440,3
531,2
20,6%
25,2%
GMV do Marketplace (como % do GMV total)............
-
5,3%
-
-
         

Dados financeiros (Em R$ milhões)
1T16
1T17
Var. %
Var. %
(ex. var. cambial)
Receita Líquida ...............................................................
347,9
396,2
13,9%
18,1%
Receita Líquida – Brasil .........................................
303,3
355,5
17,2%
-
Receita Líquida – Internacional ...........................
44,5
40,7
-8,6%
23,8%
Margem Bruta % .............................................................
30,2%
32,8%
+2,6 p.p.
-
Margem EBITDA %  .......................................................
-12,3%
0,8%
+13,0 p.p.
-

Destaques Financeiros do Primeiro Trimestre de 2017

Ø     A receita líquida atingiu R$ 396,2 milhões no 1T17, um aumento de 13,9% em relação ao ano anterior (18,1% ex-variação cambial), explicado principalmente pelo crescimento da operação no Brasil.
Ø     A receita líquida da operação no Brasil cresceu 17,2% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 355,5 milhões. Já a operação internacional registrou queda de 8,6%, refletindo um impacto significativo da desvalorização do Peso argentino e mexicano em relação ao Real. Ajustada pelo impacto da variação cambial, a receita das operações internacionais apresentou aumento de 23,8%.
Ø     O lucro bruto atingiu R$ 129,8 milhões, com margem bruta de 32,8%. Excluindo o impacto positivo de R$ 10,1 milhões no custo dos produtos vendidos relativo a créditos de ICMS, o lucro bruto teria atingido R$ 119,6 milhões, com margem de 30,2%, estável em relação ao 1T16.
Ø     As despesas com Vendas e Marketing ajustadas totalizaram R$ 100,7 milhões (25,4% da receita líquida), comparadas a R$ 102,3 milhões (29,4% da receita líquida) no 1T16, uma melhora de 4,0 p.p. na margem, explicada pelo foco no aumento da eficiência dos investimentos de marketing, redução de despesas e alavancagem operacional.
Ø     As despesas Gerais e Administrativas ajustadas somaram R$ 24,4 milhões (6,1% da receita líquida), comparadas a R$ 41,1 milhões no 1T16 (11,8% da receita líquida). No trimestre, as Despesas com Pessoal foram positivamente impactadas pelo efeito não recorrente de R$ 12,9 milhões, relativo ao nosso plano de opção de compra de ações.[1] Excluindo tal impacto não recorrente, as Despesas Gerais e Administrativas ajustadas no 1T17 teriam somado R$ 37,3 milhões (9,4% da receita líquida), registrando uma melhora de 2,4 p.p. na margem em relação ao 1T16, refletindo os esforços de redução de custos e a alavancagem operacional.
Ø     O EBITDA do 1T17 foi de R$ 3,1 milhões, comparado ao EBITDA negativo de R$ 42,6 milhões registrado no 1T16. Já a margem EBITDA foi de 0,8% no 1T17, uma melhora de 13,0 p.p. em relação ao 1T16. Excluindo os efeitos não recorrentes mencionados anteriormente, o EBITDA no 1T17 teria sido negativo em R$ 19,9 milhões, com margem EBITDA negativa de 5,0%, representando uma melhora de 7,2 p.p. sobre o 1T16.
Ø     Tanto as operações no Brasil e internacionais continuam registrando melhora na lucratividade. Nas operações do Brasil, o EBITDA (“EBITDA Brasil”) somou R$ 12,9 milhões (margem EBITDA de 3,6%), com uma melhora expressiva de 13,1 p.p. sobre o 1T16. Já o EBITDA das operações Internacionais (“EBITDA Internacional”) foi negativo em R$ 8,8 milhões (margem EBITDA negativa de 21,5%), com uma melhora de 4,1 p.p. na margem em relação ao 1T16.
Ø     No trimestre, registramos prejuízo líquido de R$ 37,7 milhões (margem líquida negativa de 9,5%), comparado a um prejuízo líquido de R$ 61,6 milhões no 1T16 (margem líquida negativa de 17,7%), o que representa uma melhora de 8,2 p.p. na margem.
Ø     As atividades operacionais registraram fluxo de caixa negativo de R$78,5 milhões, refletindo a baixa sazonalidade dos primeiros trimestres. Historicamente, o 1T é o período de maior consumo de caixa do ano.
Destaques do Negócio
Ø     O GMV (Gross Merchandise Volume) consolidado apresentou aumento de 20,6% em relação ao ano anterior (+25,2% ex-variação cambial), atingindo R$ 531,2 milhões, impulsionado principalmente pelo crescimento de 20,7% do número de pedidos faturados.
Ø     O GMV do Marketplace foi de R$ 28,0 milhões e correspondeu a 5,3% do GMV total, suportado por uma base de 375 lojistas, que contou com o acréscimo de 53 lojistas B2C qualificados no trimestre (+16,5% vs. 4T16). 
Ø     Crescimento consistente das métricas operacionais, com aumento de 20,7% no número de usuários cadastrados (que atingiu 19 milhões); de 17,4% no número de clientes ativos (que atingiu 5,6 milhões); e de 1,7 p.p. em pedidos faturados de clientes recorrentes, que atingiu 75,7% no 1T17.
Ø     Contínuo bom desempenho de dispositivos móveis, que responderam por 38,9% do total de pedidos, um aumento de 12,0 p.p. em relação ao 1T16.
Ø     A Zattini segue registrando uma das maiores taxas de crescimento entre os e-Commerce de moda e beleza no Brasil, com aumento de 98,2% na receita líquida em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ø     Em março de 2017, relançamos com sucesso a Shoestock - uma marca de bolsas e acessórios com 30 anos de existência - adquirida pela companhia. A marca Shoestock tem forte reconhecimento entre os clientes no mercado varejista do Brasil, e vem para fortalecer a nossa carteira de marcas próprias na categoria moda. Como parte do Grupo Netshoes, a Shoestock amplia o seu alcance geográfico, passando a ser disponibilizada em todo o território nacional por meio das nossas lojas online (Zattini e Shoestock).
Ø     Buscando oferecer uma experiência completa multicanal para os nossos clientes na cidade de São Paulo, reabrimos uma das tradicionais lojas da Shoestock. Com mil m², a loja é totalmente integrada à operação online, permitindo assim a captura de oportunidades importantes de cross-selling com as nossas outras categorias de moda e beleza.
Ø     A marca Netshoes registrou a maior nota Net Promoter Score (NPS) - que mede a satisfação dos clientes - entre os maiores varejistas brasileiros, conforme medido pelo IBOPE. No mesmo ranking, a Zattini alcançou a terceira posição, após somente dois anos de existência. Acreditamos que o nosso excelente resultado de NPS reflete o nosso foco em oferecer a melhor experiência de consumo aos nossos clientes.

Destaques Corporativos
Ø     Em 22 de fevereiro de 2017, celebramos um acordo de compra de títulos conversíveis em ações com determinados acionistas, no valor de US$ 30,0 milhões. Conforme o acordo, no dia 18 de abril de 2017, data de fechamento do nosso IPO, o valor do principal e juros acruados dos títulos conversíveis foram automaticamente convertidos em 1.870.709 ações ordinárias da Companhia.
Ø     Evento subsequente: concluímos no dia 18 de abril de 2017 a nossa abertura de capital (IPO), nos tornando a primeira companhia brasileira listada exclusivamente nos Estados Unidos. Nossas ações ordinárias começaram a ser negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) no dia 12 de abril de 2017, sob o código “NETS”. A operação 100% primária consistiu na oferta de 8.250.000 ações ordinárias a um valor de US$ 18,00 por ação, e captou US$138,8 milhões, que reforçam a nossa posição de caixa.
Ø     No dia 18 de abril de 2017, após (i) o desdobramento de ações na razão de 1 para 3; (ii) a conversão dos títulos conversíveis em ações ordinárias; e (iii) a oferta de 8.250.000 ações ordinárias no IPO, a Companhia passou a ter 31.025.936 ações ordinárias em circulação. 


Desempenho Operacional e Financeiro – 1T17
DRE Consolidado (em R$ milhões)
1T16
1T17
Variação %

     
GMV
440,3
531,2
20,6%



(25,2 ex-variação cambial)

     
Receita Líquida - Brasil
303,3
355,5
17,2%
Receita Líquida – Internacional
44,5
40,7
-8,6%



(23,8% ex-variação cambial)

     
Receita Líquida
347,9
396,2
13,9%



(18,1% ex-variação cambial)

     
Custo dos Produtos Vendidos
(242,8)
(266,5)
9,7%

     
Lucro Bruto
105,0
129,8
23,5%
Margem Bruta
30,2%
32,8%
+2,6 p.p.

     
Despesas com Vendas e Marketing Ajustadas
(102,3)
(100,7)
-1,6%
% da Receita
-29,4%
-25,4%
-4,0 p.p.

     
Despesas Gerais e Administrativas Ajustadas
(41,1)
(24,4)
-40,7%
% da Receita
-11,8%
-6,1%
-5,7 p.p.

     
Outras Despesas Operacionais
(1,7)
(1,1)
-34,3%
% da Receita
-0,5%
-0,3%
-0,2 p.p.

     
Outros Resultados Financeiros Líquidos
(2,6)
(0,5)
-79,9%
% da Receita
-0,8%
-0,1%
-0,6 p.p.

     
Despesas Operacionais Ajustadas
(147,6)
(126,7)
-14,2%
% da Receita
-42,4%
-32,0%
-10,5 p.p.

     
EBITDA
(42,6)
3,1
107,2%
% da Receita
-12,2%
0,8%
+13,0 p.p.

     
Depreciação e Amortização
(6,9)
(8,1)
16,8%
% da Receita
-2,0%
-2,0%
+0,1 p.p.

     
Resultado Financeiro Líquido Ajustado
(12,1)
(32,7)
169,9%
% da Receita
-3,5%
-8,3%
+4,8 p.p.

     
IR Corrente
     

     
Lucro (Prejuízo) Líquido
(61,6)
(37,7)
38,8%
% da Receita
-17,7%
-9,5%
+8,2 p.p.


Ciclo de Capital de Giro - Líquido
     
Em dias
1T16
1T17
Contas a Receber de Clientes
36
25
Estoques
118
131
Fornecedores
77
106
Ciclo de Caixa
77
50

No 1T17, o nosso ciclo de capital de giro líquido reduziu 27 dias para 50 dias, comparado a 77 dias no 1T16. A diminuição é explicada principalmente pelo aumento de 29 dias no prazo médio de pagamento de fornecedores, resultado de negociações estratégicas realizadas em 2016. Já o prazo de contas a receber de clientes diminuiu 11 dias, devido (i) ao maior volume de antecipação de recebíveis, somado (ii) à redução do número máximo de parcelas oferecido aos clientes que realizam o pagamento por cartão de crédito. Essa diminuição foi parcialmente anulada por um aumento de 13 dias no ciclo de estoques, atribuído à sazonalidade típica do primeiro trimestre e à composição adicional de estoques em antecipação à fase de crescimento esperado para as operações de B2B e Shoestock.
Endividamento



Endividamento
(Em R$ milhões)
1T16
1T17
Capital de Giro
164,3
277,7
Curto prazo
71,5
71,6
Longo prazo
92,9
206,1

   
Títulos Conversíveis
-
84,9
Curto prazo
 
-
Longo prazo
 
84,9

   
Debêntures
150,4
112,8
Curto prazo
38,8
38,4
Longo prazo
111,5
74,3

   
Outros
2,1
1,2
Curto prazo
0,9
0,9
Longo prazo
1,2
0,3

   
ENDIVIDAMENTO TOTAL (R$)
316,8
476,5
Curto prazo (%)
35%
23%
Longo prazo (%)
65%
77%

   
(-) Caixa e Equivalentes de Caixa
(98,8)
(84,6)

   
DÍVIDA LÍQUIDA (R$)
218,0
392,0
 

Ao final do 1T17, a dívida total somava R$ 476,5 milhões (dos quais 23% com vencimento no curto prazo), composta por R$277,7 milhões de linhas de capital de giro, R$84,9 milhões de títulos conversíveis (convertidos em ações em 18/04/2017 após o fechamento do IPO), R$ 112,8 milhões de debêntures, e R$1,2 milhão em outras linhas de crédito. Considerando a conversão dos títulos conversíveis em ações, a dívida total passaria a R$ 391,6 milhões. Considerando a conversão dos títulos conversíveis e o recebimento dos recursos líquidos do IPO (no valor de R$ 439,9 milhões, considerando a taxa de câmbio publicada pelo Bacen em 31/03/2017), a dívida líquida passaria a uma posição de caixa líquido de R$ 132,8 milhões, representando uma melhora significativa no nosso perfil de endividamento e liquidez.
O aumento de R$ 159,7 milhões na dívida total em relação ao 1T16 é explicado principalmente (i) pela contratação de uma linha de capital de giro de R$ 60,0 milhões com o Banco Bradesco S.A. no 4T16; e (ii) pela emissão de títulos conversíveis.

Fluxo de Caixa
Demonstração do Fluxo de Caixa Consolidado (Em R$ milhões)
1T16
1T17

   
Prejuízo líquido
(61,6)
(37,7)
Depreciação e amortização
6,9
8,1
Despesa financeira líquida
23,5
34,5
Remuneração baseada em ações
1,5
(11,8)
Outros
5,4
7,5
Prejuízo Líquido Ajustado
(24,4)
0,6

   
Contas a receber de clientes
99,3
66,9
Estoques
(20,6)
(39,0)
Fornecedores / Antecipação de Fornecedores
(74,2)
(48,4)
Variação do Capital de Giro
4,6
(20,5)

   
Caixa Restrito
(5,2)
3,3
Impostos a recuperar
(15,3)
(15,6)
Depósitos judiciais
(8,9)
(10,8)
Despesas acumuladas
(20,6)
(37,8)
Impostos e contribuições a pagar
1,6
(8,0)
Outros
(10,2)
10,3
Variação Total em Ativos e Passivos
(58,5)
(58,7)
Caixa Líquido Proveniente das (Aplicado nas) Atividades Operações
(78,4)
(78,5)

   
Capex
(27,4)
(13,1)
Juros recebidos por vendas a prazo + Outros
9,1
10,9
Caixa Líquido Proveniente das (Aplicado nas) Atividades de Investimento
(18,3)
(2,3)

   
Captação / Pagamento de dívida
(16,9)
97,9
Juros pagos
(33,2)
(44,1)
Caixa Líquido Proveniente das (Aplicado nas) Atividades de Financiamento
(50,1)
53,8

   
Efeito da variação cambial sobre caixa e equivalentes de caixa
(3,5)
0,3

   
Variação do Caixa e Equivalentes de Caixa
(150,3)
(26,7)

   
Caixa e equivalentes de caixa no início do período
249,1
111,3
Caixa e equivalentes de caixa no fim do período
98,8
84,6

A variação do caixa e equivalentes de caixa no 1T17 foi negativa em R$ 26,7 milhões, comparada a uma variação negativa de R$ 150,3 milhões no 1T16.
No 1T17, registramos R$78,5 milhões de caixa líquido aplicado nas atividades operacionais, comparado a R$ 78,4 milhões aplicados no 1T16. Além da forte sazonalidade do negócio no quarto trimestre (como resultado do Black November e vendas sazonais em dezembro), há um natural aumento das necessidades de caixa no primeiro trimestre do ano devido ao vencimento de prazos de pagamento com fornecedores por (i) estoques adquiridos antecipadamente à temporada de pico das vendas, combinado a um arrefecimento natural das vendas após o período de festas; e (ii) despesas acumuladas (relacionadas substancialmente a despesas de marketing com campanhas do Black November).
O Capex no período foi de R$ 13,1 milhões, aplicado principalmente em tecnologia da informação (desenvolvimento de software) e no relançamento da Shoestock.  
O caixa líquido proveniente das atividades de financiamento foi de R$ 53,8 milhões, atribuído principalmente à emissão de US$ 30,0 milhões em títulos conversíveis, conforme já discutido anteriormente, líquido do pagamento de R$ 62,0 milhões em principal e juros da dívida com vencimento no 1T17.

Webcast e Teleconferência
A teleconferência de resultados será realizada hoje, com transmissão ao vivo pela internet (webcast) às 18:00 horas (horário de Brasília).
O acesso a investidores e demais participantes está disponível através dos telefones 1-877-883-0383, nos EUA, e 1-412-902-6506 para demais localidades. A senha de acesso à teleconferência é 6240741. A gravação da teleconferência será disponibilizada em nosso website de RI. Para mais informações, acesse http://investor.netshoes.com.

Sobre a Netshoes
Fundada em 2000, a Netshoes é o maior varejista online de esportes e lazer da América Latina e um dos maiores varejistas online da região, com atuação no Brasil, Argentina e México. Por meio dos websites Netshoes, Zattini e Shoestock, além de websites administrados de parceiros de outras marcas, a Netshoes oferece aos seus clientes uma ampla seleção de produtos e serviços nos segmentos de esportes, moda e beleza.


Sua busca incessante por oferecer a melhor experiência aos seus clientes tem sido crucial para o seu sucesso. A Netshoes desfruta da vantagem de ter sido uma das primeiras empresas na América Latina a operar varejo online, o que lhe permitiu capturar uma importante participação de mercado e alcançar a posição de liderança em um mercado já significativo e em constante expansão. Para mais informações, acesse http://investor.netshoes.com

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