Netshoes Limited divulga seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2017
GMV atinge R$ 531,2 milhões, com crescimento de 20,6%
(25,2% ex-variação cambial) em relação ao 1T16
Aumento de margem impulsionado por alavancagem
operacional e controle de despesas
São Paulo,
Brasil – 15 de maio de 2017 – A Netshoes (Cayman) Ltd. (NYSE:NETS) (“Netshoes”),
maior varejista online de esportes e lazer da América Latina, divulga hoje seus
resultados financeiros consolidados não auditados referente ao primeiro
trimestre de 2017, finalizado em 31 de março. Todos os resultados são
apresentados em Reais (“R$”) e foram elaborados em conformidade com a norma
internacional de contabilidade IAS 34 - Interim Financial Reporting
(Demonstração Intermediária).
Marcio
Kumruian, Fundador e Diretor Presidente da
Netshoes:
“Em nome da
Netshoes, gostaria de agradecer a todos que nos apoiaram e garantiram o sucesso
da nossa abertura de capital (“IPO”). Temos orgulho de ser a primeira companhia
brasileira a ser negociada exclusivamente nos Estados Unidos, o que reforça a
nossa posição como um ponto de referência para o comércio digital na América
Latina.
No primeiro
trimestre, seguimos expandindo a nossa base, com aumento de mais de 20% no
número de usuários cadastrados, que atingiu 19 milhões, e de 17% no número de
clientes ativos em relação ao 1T16. Seguimos desenvolvendo também um ecossistema
digital capaz de criar valor de maneira contínua e expressiva para os nossos
clientes e parceiros por meio de iniciativas estratégicas, tais como o
relançamento da renomada marca Shoestock, o lançamento de marcas próprias, o
aumento da participação do Marketplace no GMV total e o investimento contínuo na
melhoria da infraestrutura.
Estou
pessoalmente satisfeito com o desempenho, que reflete nosso compromisso de
seguir o caminho em direção à lucratividade. O forte aumento do GMV de 25,2%
(ex-variação cambial) em relação ao 1T16, somado à disciplina de custos e
alavancagem operacional, tem se traduzido no aumento das margens operacionais. E
tudo isso sem abrir mão de oferecer a melhor experiência de compras aos nossos
clientes, evidenciada pela liderança em NPS (Net Promoter Score), conforme
medido pelo IBOPE.
Estamos bem
posicionados para executar o nosso planejamento de longo prazo e seguimos
investindo para promover crescimento sustentável. Mantemos o nosso compromisso
de criar a melhor experiência de compra para os nossos clientes, ao mesmo tempo
em que criamos valor de longo prazo para os nossos
investidores”.
Destaques
Operacionais e Financeiros do 1T17
Dados
Operacionais
|
1T16
|
1T17
|
Var.
%
|
Var. %
(ex. var.
cambial)
|
Usuários
cadastrados (em milhões) ...........................
|
15,7
|
19,0
|
20,7%
|
-
|
Clientes
Ativos (em milhões) .......................................
|
4,8
|
5,6
|
17,4%
|
-
|
Clientes
Recorrentes % ................................................
|
74,0%
|
75,7%
|
+1,7
p.p.
|
-
|
Pedidos
Faturados (em milhões) ................................
|
2,1
|
2,5
|
20,7%
|
-
|
Pedidos
Originados de Dispositivos Móveis %.........
|
26,8%
|
38,9%
|
+12,0
p.p.
|
-
|
Ticket Médio
(em R$) ....................................................
|
207,9
|
201,1
|
-3,3%
|
0,6%
|
GMV (em
milhões) .........................................................
|
440,3
|
531,2
|
20,6%
|
25,2%
|
GMV do
Marketplace (como % do GMV total)............
|
-
|
5,3%
|
-
|
-
|
Dados
financeiros (Em R$ milhões)
|
1T16
|
1T17
|
Var.
%
|
Var. %
(ex. var.
cambial)
|
Receita
Líquida ...............................................................
|
347,9
|
396,2
|
13,9%
|
18,1%
|
Receita
Líquida – Brasil .........................................
|
303,3
|
355,5
|
17,2%
|
-
|
Receita
Líquida – Internacional ...........................
|
44,5
|
40,7
|
-8,6%
|
23,8%
|
Margem Bruta
% .............................................................
|
30,2%
|
32,8%
|
+2,6
p.p.
|
-
|
Margem EBITDA
% .......................................................
|
-12,3%
|
0,8%
|
+13,0
p.p.
|
-
|
Destaques
Financeiros do Primeiro Trimestre de 2017
Ø
A receita líquida atingiu R$ 396,2 milhões no 1T17, um
aumento de 13,9% em relação ao ano anterior (18,1% ex-variação cambial),
explicado principalmente pelo crescimento da operação no
Brasil.
Ø
A receita líquida da operação no Brasil cresceu 17,2% em
relação ao ano anterior, atingindo R$ 355,5 milhões. Já a operação internacional
registrou queda de 8,6%, refletindo um impacto significativo da desvalorização
do Peso argentino e mexicano em relação ao Real. Ajustada pelo impacto da
variação cambial, a receita das operações internacionais apresentou aumento de
23,8%.
Ø
O lucro bruto atingiu R$ 129,8 milhões, com margem bruta
de 32,8%. Excluindo o impacto positivo de R$ 10,1 milhões no custo dos produtos
vendidos relativo a créditos de ICMS, o lucro bruto teria atingido R$ 119,6
milhões, com margem de 30,2%, estável em relação ao 1T16.
Ø
As despesas com Vendas e Marketing ajustadas totalizaram
R$ 100,7 milhões (25,4% da receita líquida), comparadas a R$ 102,3 milhões
(29,4% da receita líquida) no 1T16, uma melhora de 4,0 p.p. na margem, explicada
pelo foco no aumento da eficiência dos investimentos de marketing, redução de
despesas e alavancagem operacional.
Ø
As despesas Gerais e Administrativas ajustadas somaram
R$ 24,4 milhões (6,1% da receita líquida), comparadas a R$ 41,1 milhões no 1T16
(11,8% da receita líquida). No trimestre, as Despesas com Pessoal foram
positivamente impactadas pelo efeito não recorrente de R$ 12,9 milhões, relativo
ao nosso plano de opção de compra de ações.[1]
Excluindo tal impacto não recorrente, as Despesas Gerais e Administrativas
ajustadas no 1T17 teriam somado R$ 37,3 milhões (9,4% da receita líquida),
registrando uma melhora de 2,4 p.p. na margem em relação ao 1T16, refletindo os
esforços de redução de custos e a alavancagem operacional.
Ø
O EBITDA do 1T17 foi de R$ 3,1 milhões, comparado ao
EBITDA negativo de R$ 42,6 milhões registrado no 1T16. Já a margem EBITDA foi de
0,8% no 1T17, uma melhora de 13,0 p.p. em relação ao 1T16. Excluindo os efeitos
não recorrentes mencionados anteriormente, o EBITDA no 1T17 teria sido negativo
em R$ 19,9 milhões, com margem EBITDA negativa de 5,0%, representando uma
melhora de 7,2 p.p. sobre o 1T16.
Ø
Tanto as operações no Brasil e internacionais continuam
registrando melhora na lucratividade. Nas operações do Brasil, o EBITDA (“EBITDA
Brasil”) somou R$ 12,9 milhões (margem EBITDA de 3,6%), com uma melhora
expressiva de 13,1 p.p. sobre o 1T16. Já o EBITDA das operações Internacionais
(“EBITDA Internacional”) foi negativo em R$ 8,8 milhões (margem EBITDA negativa
de 21,5%), com uma melhora de 4,1 p.p. na margem em relação ao 1T16.
Ø
No trimestre, registramos prejuízo líquido de R$ 37,7
milhões (margem líquida negativa de 9,5%), comparado a um prejuízo líquido de R$
61,6 milhões no 1T16 (margem líquida negativa de 17,7%), o que representa uma
melhora de 8,2 p.p. na margem.
Ø
As atividades operacionais registraram fluxo de caixa
negativo de R$78,5 milhões, refletindo a baixa sazonalidade dos primeiros
trimestres. Historicamente, o 1T é o período de maior consumo de caixa do ano.
Destaques do
Negócio
Ø
O GMV (Gross Merchandise Volume) consolidado apresentou
aumento de 20,6% em relação ao ano anterior (+25,2% ex-variação cambial),
atingindo R$ 531,2 milhões, impulsionado principalmente pelo crescimento de
20,7% do número de pedidos faturados.
Ø
O GMV do Marketplace foi de R$ 28,0 milhões e
correspondeu a 5,3% do GMV total, suportado por uma base de 375 lojistas, que
contou com o acréscimo de 53 lojistas B2C qualificados no trimestre (+16,5% vs.
4T16).
Ø
Crescimento consistente das métricas operacionais, com
aumento de 20,7% no número de usuários cadastrados (que atingiu 19 milhões); de
17,4% no número de clientes ativos (que atingiu 5,6 milhões); e de 1,7 p.p. em
pedidos faturados de clientes recorrentes, que atingiu 75,7% no
1T17.
Ø
Contínuo bom desempenho de dispositivos móveis, que
responderam por 38,9% do total de pedidos, um aumento de 12,0 p.p. em relação ao
1T16.
Ø
A Zattini segue registrando uma das maiores taxas de
crescimento entre os e-Commerce de moda e beleza no Brasil, com aumento de 98,2%
na receita líquida em relação ao mesmo período do ano
anterior.
Ø
Em março de 2017, relançamos com sucesso a Shoestock -
uma marca de bolsas e acessórios com 30 anos de existência - adquirida pela
companhia. A marca Shoestock tem forte reconhecimento entre os clientes no
mercado varejista do Brasil, e vem para fortalecer a nossa carteira de marcas
próprias na categoria moda. Como parte do Grupo Netshoes, a Shoestock amplia o
seu alcance geográfico, passando a ser disponibilizada em todo o território
nacional por meio das nossas lojas online (Zattini e
Shoestock).
Ø
Buscando oferecer uma experiência completa multicanal
para os nossos clientes na cidade de São Paulo, reabrimos uma das tradicionais
lojas da Shoestock. Com mil m², a loja é totalmente integrada à operação online,
permitindo assim a captura de oportunidades importantes de cross-selling com as
nossas outras categorias de moda e beleza.
Ø
A marca Netshoes registrou a maior nota Net Promoter
Score (NPS) - que mede a satisfação dos clientes - entre os maiores varejistas
brasileiros, conforme medido pelo IBOPE. No mesmo ranking, a Zattini alcançou a
terceira posição, após somente dois anos de existência. Acreditamos que o nosso
excelente resultado de NPS reflete o nosso foco em oferecer a melhor experiência
de consumo aos nossos clientes.
Destaques
Corporativos
Ø
Em 22 de fevereiro de 2017, celebramos um acordo de
compra de títulos conversíveis em ações com determinados acionistas, no valor de
US$ 30,0 milhões. Conforme o acordo, no dia 18 de abril de 2017, data de
fechamento do nosso IPO, o valor do principal e juros acruados dos títulos
conversíveis foram automaticamente convertidos em 1.870.709 ações ordinárias da
Companhia.
Ø
Evento subsequente: concluímos no dia 18 de abril de
2017 a nossa abertura de capital (IPO), nos tornando a primeira companhia
brasileira listada exclusivamente nos Estados Unidos. Nossas ações ordinárias
começaram a ser negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) no dia 12 de abril de
2017, sob o código “NETS”. A operação 100% primária consistiu na oferta de
8.250.000 ações ordinárias a um valor de US$ 18,00 por ação, e captou US$138,8
milhões, que reforçam a nossa posição de caixa.
Ø
No dia 18 de abril de 2017, após (i) o desdobramento de
ações na razão de 1 para 3; (ii) a conversão dos títulos conversíveis em ações
ordinárias; e (iii) a oferta de 8.250.000 ações ordinárias no IPO, a Companhia
passou a ter 31.025.936 ações ordinárias em circulação.
Desempenho
Operacional e Financeiro – 1T17
DRE
Consolidado (em R$ milhões)
|
1T16
|
1T17
|
Variação
%
|
|
|||
GMV
|
440,3
|
531,2
|
20,6%
|
|
|
|
(25,2
ex-variação cambial)
|
|
|||
Receita
Líquida - Brasil
|
303,3
|
355,5
|
17,2%
|
Receita
Líquida – Internacional
|
44,5
|
40,7
|
-8,6%
|
|
|
|
(23,8%
ex-variação cambial)
|
|
|||
Receita
Líquida
|
347,9
|
396,2
|
13,9%
|
|
|
|
(18,1%
ex-variação cambial)
|
|
|||
Custo dos
Produtos Vendidos
|
(242,8)
|
(266,5)
|
9,7%
|
|
|||
Lucro
Bruto
|
105,0
|
129,8
|
23,5%
|
Margem
Bruta
|
30,2%
|
32,8%
|
+2,6
p.p.
|
|
|||
Despesas com
Vendas e Marketing Ajustadas
|
(102,3)
|
(100,7)
|
-1,6%
|
% da
Receita
|
-29,4%
|
-25,4%
|
-4,0
p.p.
|
|
|||
Despesas
Gerais e Administrativas Ajustadas
|
(41,1)
|
(24,4)
|
-40,7%
|
% da
Receita
|
-11,8%
|
-6,1%
|
-5,7
p.p.
|
|
|||
Outras
Despesas Operacionais
|
(1,7)
|
(1,1)
|
-34,3%
|
% da
Receita
|
-0,5%
|
-0,3%
|
-0,2
p.p.
|
|
|||
Outros
Resultados Financeiros Líquidos
|
(2,6)
|
(0,5)
|
-79,9%
|
% da
Receita
|
-0,8%
|
-0,1%
|
-0,6
p.p.
|
|
|||
Despesas
Operacionais Ajustadas
|
(147,6)
|
(126,7)
|
-14,2%
|
% da
Receita
|
-42,4%
|
-32,0%
|
-10,5
p.p.
|
|
|||
EBITDA
|
(42,6)
|
3,1
|
107,2%
|
% da
Receita
|
-12,2%
|
0,8%
|
+13,0
p.p.
|
|
|||
Depreciação e
Amortização
|
(6,9)
|
(8,1)
|
16,8%
|
% da
Receita
|
-2,0%
|
-2,0%
|
+0,1
p.p.
|
|
|||
Resultado
Financeiro Líquido Ajustado
|
(12,1)
|
(32,7)
|
169,9%
|
% da
Receita
|
-3,5%
|
-8,3%
|
+4,8
p.p.
|
|
|||
IR
Corrente
|
|||
|
|||
Lucro
(Prejuízo) Líquido
|
(61,6)
|
(37,7)
|
38,8%
|
% da
Receita
|
-17,7%
|
-9,5%
|
+8,2
p.p.
|
Ciclo de
Capital de Giro - Líquido
Em
dias
|
1T16
|
1T17
|
Contas a
Receber de Clientes
|
36
|
25
|
Estoques
|
118
|
131
|
Fornecedores
|
77
|
106
|
Ciclo de
Caixa
|
77
|
50
|
No 1T17, o nosso ciclo de capital de giro líquido
reduziu 27 dias para 50
dias, comparado a 77 dias no 1T16. A diminuição é explicada principalmente pelo
aumento de 29 dias no prazo médio de pagamento de fornecedores, resultado de
negociações estratégicas realizadas em 2016. Já o prazo de contas a receber de
clientes diminuiu 11 dias, devido (i) ao maior volume de antecipação de
recebíveis, somado (ii) à redução do número máximo de parcelas oferecido aos
clientes que realizam o pagamento por cartão de crédito. Essa diminuição foi
parcialmente anulada por um aumento de 13 dias no ciclo de estoques, atribuído à
sazonalidade típica do primeiro trimestre e à composição adicional de estoques
em antecipação à fase de crescimento esperado para as operações de B2B e
Shoestock.
Endividamento
Endividamento
(Em R$
milhões)
|
1T16
|
1T17
|
Capital de
Giro
|
164,3
|
277,7
|
Curto
prazo
|
71,5
|
71,6
|
Longo
prazo
|
92,9
|
206,1
|
|
||
Títulos
Conversíveis
|
-
|
84,9
|
Curto
prazo
|
-
| |
Longo
prazo
|
84,9
| |
|
||
Debêntures
|
150,4
|
112,8
|
Curto
prazo
|
38,8
|
38,4
|
Longo
prazo
|
111,5
|
74,3
|
|
||
Outros
|
2,1
|
1,2
|
Curto
prazo
|
0,9
|
0,9
|
Longo
prazo
|
1,2
|
0,3
|
|
||
ENDIVIDAMENTO
TOTAL (R$)
|
316,8
|
476,5
|
Curto prazo
(%)
|
35%
|
23%
|
Longo prazo
(%)
|
65%
|
77%
|
|
||
(-) Caixa e
Equivalentes de Caixa
|
(98,8)
|
(84,6)
|
|
||
DÍVIDA
LÍQUIDA (R$)
|
218,0
|
392,0
|
Ao final do
1T17, a dívida total somava R$ 476,5 milhões (dos quais 23% com vencimento no
curto prazo), composta por R$277,7 milhões de linhas de capital de giro, R$84,9
milhões de títulos conversíveis (convertidos em ações em 18/04/2017 após o
fechamento do IPO), R$ 112,8 milhões de debêntures, e R$1,2 milhão em outras
linhas de crédito. Considerando a conversão dos títulos conversíveis em ações, a
dívida total passaria a R$ 391,6 milhões. Considerando a conversão dos títulos
conversíveis e o recebimento dos recursos líquidos do IPO (no valor de R$ 439,9
milhões, considerando a taxa de câmbio publicada pelo Bacen em 31/03/2017), a
dívida líquida passaria a uma posição de caixa líquido de R$ 132,8 milhões,
representando uma melhora significativa no nosso perfil de endividamento e
liquidez.
O aumento de
R$ 159,7 milhões na dívida total em relação ao 1T16 é explicado principalmente
(i) pela contratação de uma linha de capital de giro de R$ 60,0 milhões com o
Banco Bradesco S.A. no 4T16; e (ii) pela emissão de títulos
conversíveis.
Fluxo de
Caixa
Demonstração
do Fluxo de Caixa Consolidado (Em R$ milhões)
|
1T16
|
1T17
|
|
||
Prejuízo líquido
|
(61,6)
|
(37,7)
|
Depreciação e amortização
|
6,9
|
8,1
|
Despesa financeira líquida
|
23,5
|
34,5
|
Remuneração baseada em
ações
|
1,5
|
(11,8)
|
Outros
|
5,4
|
7,5
|
Prejuízo Líquido
Ajustado
|
(24,4)
|
0,6
|
|
||
Contas a receber de
clientes
|
99,3
|
66,9
|
Estoques
|
(20,6)
|
(39,0)
|
Fornecedores / Antecipação de
Fornecedores
|
(74,2)
|
(48,4)
|
Variação do Capital de
Giro
|
4,6
|
(20,5)
|
|
||
Caixa Restrito
|
(5,2)
|
3,3
|
Impostos a recuperar
|
(15,3)
|
(15,6)
|
Depósitos judiciais
|
(8,9)
|
(10,8)
|
Despesas acumuladas
|
(20,6)
|
(37,8)
|
Impostos e contribuições a
pagar
|
1,6
|
(8,0)
|
Outros
|
(10,2)
|
10,3
|
Variação Total em Ativos e
Passivos
|
(58,5)
|
(58,7)
|
Caixa Líquido Proveniente das (Aplicado nas) Atividades
Operações
|
(78,4)
|
(78,5)
|
|
||
Capex
|
(27,4)
|
(13,1)
|
Juros recebidos por vendas a prazo +
Outros
|
9,1
|
10,9
|
Caixa Líquido Proveniente das (Aplicado nas) Atividades
de Investimento
|
(18,3)
|
(2,3)
|
|
||
Captação / Pagamento de
dívida
|
(16,9)
|
97,9
|
Juros pagos
|
(33,2)
|
(44,1)
|
Caixa Líquido Proveniente das (Aplicado nas) Atividades
de Financiamento
|
(50,1)
|
53,8
|
|
||
Efeito da variação cambial sobre caixa e equivalentes de
caixa
|
(3,5)
|
0,3
|
|
||
Variação do Caixa e Equivalentes de
Caixa
|
(150,3)
|
(26,7)
|
|
||
Caixa e equivalentes de caixa no início do
período
|
249,1
|
111,3
|
Caixa e equivalentes de caixa no fim do
período
|
98,8
|
84,6
|
A variação
do caixa e equivalentes de caixa no 1T17 foi negativa em R$ 26,7 milhões,
comparada a uma variação negativa de R$ 150,3 milhões no 1T16.
No 1T17,
registramos R$78,5 milhões de caixa líquido aplicado nas atividades
operacionais, comparado a R$ 78,4 milhões aplicados no 1T16. Além da forte
sazonalidade do negócio no quarto trimestre (como resultado do Black November e
vendas sazonais em dezembro), há um natural aumento das necessidades de caixa no
primeiro trimestre do ano devido ao vencimento de prazos de pagamento com
fornecedores por (i) estoques adquiridos antecipadamente à temporada de pico das
vendas, combinado a um arrefecimento natural das vendas após o período de
festas; e (ii) despesas acumuladas (relacionadas substancialmente a despesas de
marketing com campanhas do Black November).
O Capex no
período foi de R$ 13,1 milhões, aplicado principalmente em tecnologia da
informação (desenvolvimento de software) e no relançamento da Shoestock.
O caixa
líquido proveniente das atividades de financiamento foi de R$ 53,8 milhões,
atribuído principalmente à emissão de US$ 30,0 milhões em títulos conversíveis,
conforme já discutido anteriormente, líquido do pagamento de R$ 62,0 milhões em
principal e juros da dívida com vencimento no 1T17.
Webcast e
Teleconferência
A
teleconferência de resultados será realizada hoje, com transmissão ao vivo pela
internet (webcast) às 18:00 horas (horário de Brasília).
O acesso a
investidores e demais participantes está disponível através dos telefones
1-877-883-0383, nos EUA, e 1-412-902-6506 para demais localidades. A senha de
acesso à teleconferência é 6240741. A gravação da teleconferência será
disponibilizada em nosso website de RI. Para mais informações, acesse
http://investor.netshoes.com.
Sobre a
Netshoes
Fundada em
2000, a Netshoes é o maior varejista online de esportes e lazer da América
Latina e um dos maiores varejistas online da região, com atuação no Brasil,
Argentina e México. Por meio dos websites Netshoes, Zattini e Shoestock, além de
websites administrados de parceiros de outras marcas, a Netshoes oferece aos
seus clientes uma ampla seleção de produtos e serviços nos segmentos de
esportes, moda e beleza.
Sua busca
incessante por oferecer a melhor experiência aos seus clientes tem sido crucial
para o seu sucesso. A Netshoes desfruta da vantagem de ter sido uma das
primeiras empresas na América Latina a operar varejo online, o que lhe permitiu
capturar uma importante participação de mercado e alcançar a posição de
liderança em um mercado já significativo e em constante expansão. Para mais
informações, acesse http://investor.netshoes.com
Nenhum comentário