Últimas

Pesquisa UNIDAS: Surto de zika, chikungunya e dengue impacta número de exames em planos de saúde

O número de exames por beneficiário/ano cresceu 30,7%, de 2014 para 2015, segundo dados da última Pesquisa UNIDAS. O grande volume de exames para detecção da dengue, zika e chikungunya no primeiro semestre do ano passado ajudou a elevar este dado.

Quase 81 mil exames de sorologia para confirmação da dengue foram realizados ano passado pelas filiadas UNIDAS. Foram 27.612 exames do chamado teste rápido, também usado para confirmar a dengue, e 626 exames do antígeno NS1, que serve tanto para diagnóstico da dengue quanto Zika. Somando esses três procedimentos, o valor dos procedimentos chegou a R$ 3,2 milhões.

O total de exames por consulta também cresceu bastante: 29,7%. Em números absolutos foram 4,8 exames por beneficiário/ano em 2015 contra 3,7.

Sobre a PESQUISA UNIDAS

Desde 2000, a UNIDAS promove, anualmente, a realização de uma pesquisa entre entidades filiadas e não filiadas, com o objetivo de conhecer o perfil das instituições de autogestão em saúde. Esta publicação consagrou-se como um importante referencial para identificar as tendências do mercado e auxiliar a tomada de decisões, sendo utilizada por todos os componentes do segmento privado da saúde, inclusive pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A pesquisa traz dados desde inflação médica até ranking das causas mais comuns em internações. Este ano, ela contou com 58 filiadas participantes, totalizando mais de 3 milhões de beneficiários. O ano base é 2015.

Sobre a UNIDAS

A UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, que tem por missão promover o fortalecimento do segmento da autogestão em todo o território nacional, fomentando a excelência em gestão de saúde e a democratização do acesso a uma melhor qualidade de vida dos seus 5 milhões de beneficiários – que correspondem a 11% do total de vidas do setor de saúde suplementar -, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema de saúde do País. Atualmente, a entidade congrega cerca de 120 operadoras de autogestão e é por meio do UNIPLUS entidade certificadora reconhecida pela ANS.

Nenhum comentário