Últimas

Programa da UNIVERSIDADE DE HARVARD vem a BH para workshops gratuitos a estudantes, as inscrições vão até 11 de junho

AO TODO, QUATRO OFICINAS SERÃO OFERECIDAS NA UFMG 
PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E GRADUAÇÃO

Hannah Ananda - Divulgação
O Brasil vai receber pela primeira vez, em Belo Horizonte, o Clubes de Ciência (CdeC), um programa da Universidade de Harvard, localizada em Massachusetts (EUA) e considerada uma das melhores do mundo. O CdeC visa despertar o interesse científico em jovens, por meio de oficinas e mentorias gratuitas oferecidas por pesquisadores de Harvard. Podem participar estudantes que estão cursando o ensino médio e dos dois primeiros anos da graduação. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site www.clubesdeciencia.com.br, até o dia 11 de junho e os alunos interessados vão participar de uma seleção baseada no interesse e aptidão em relação aos clubes.

A primeira edição do Clubes de Ciência do Brasil será realizada dos dias 17 a 22 de Julho, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Depois de rodar o mundo, o projeto desembarca na capital mineira oferecendo quatro oficinas totalmente gratuitas, abordando temas como células-tronco, edição genômica, epidemiologia, empreendedorismo científico e inovação. Os clubes terão uma rotina intensa, uma semana de trabalho, cerca de 40 horas, para cumprir um desafio, supervisionado por pesquisadores das universidades, sem nenhum custo adicional. Os estudantes são estimulados a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e colaboração, características essenciais ao líder do século XXI.

Além disso, o projeto pretende motivar e convencer futuros cientistas que é possível fazer ciência de ponta no Brasil. “O projeto Clubes de Ciência é parte de uma iniciativa de jovens pesquisadores em formação em universidades de excelência no Brasil e no exterior. Um sucesso em outros países latino-americanos, a proposta visa discutir e repensar formas de aproximar e incentivar estudantes, ao mesmo tempo que gera conexões entre os envolvidos, para o universo da pesquisa conectada com as realidades e demandas globais de transformação na sociedade”, explica David Soeiro, instrutor do Clube de Saúde Pública no CdeC e professor adjunto na Escola de Medicina da UFMG.

A mineira Hannah Ananda é pesquisadora da universidade de Harvard e faz parte da equipe de mentores que vai ministrar as oficinas. “Apaixonada por ciência como sou, fui para os EUA com o objetivo de aprimorar meu conhecimento na área de pesquisa científica e medicina. Hoje é uma honra voltar às minhas raízes e contribuir com a ciência no Brasil. Pretendo compartilhar com os alunos o que aprendi nos laboratórios de Harvard, mostrando a importância da ciência e despertando o cientista que há dentro de cada um. O CdeC chegará num momento oportuno para expandir o acesso ao ensino teórico-prático de ciências de alta qualidade, além de inspirar e mentorar as futuras gerações de inovadores por uma rede global de colaboração científica. ”, conta.

A vinda do projeto para o Brasil é patrocinada pelo Consulado da Índia em Minas Gerais e pela Câmara de Comércio Índia Brasil.

Sobre o Clubes de Ciência

O projeto foi fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e MIT com a missão de expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e mentorar as futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica.

Em um ano, o CdeC expandiu para Colômbia e Bolívia, treinando 4.500 estudantes. Em 2017, como parte de sua expansão, o Clubes de Ciência vai chegar ao Brasil, Paraguai e Peru e espera-se incorporar mais cinco países e 40 mil estudantes até 2020.

SERVIÇO

Programa Clubes de Ciência
Público: jovens nos dois últimos anos do ensino médio da rede pública e privada e dos dois primeiros anos da graduação.
Inscrições no site: www.clubesdeciencia.com.br
Período de inscrições: 07 de abril a 11 de junho de 2017
Oficinas: julho/2017.
Local: Instituto de Ciências Biológicas – Campus UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627).

Nenhum comentário