Últimas

Renomada artista Rosângela Rennó apresenta a conversa "Espírito de tudo" na Academia Mineira de Letras

DIA 18 DE MAIO, ÀS 19H, EM PARCRIA COM O ESPAI

Rosângela Rennó - Foto Ricardo Toscani
Nome de destaque da arte contemporânea brasileira, Rosângela Rennó estará em Belo Horizonte, no dia 18 de maio, para falar de suas últimas participações, obras e processos na conversa “Espírito de tudo”. O evento é uma iniciativa do ESPAI, ateliê dos artistas Nydia Negromonte e Marcelo Drummond, em parceria com a Academia Mineira de Letras, que o sedia às 19h.

Rosângela Rennó vem construindo ao longo das últimas duas décadas uma das pesquisas mais consistentes no campo da arte contemporânea brasileira. Sua obra possui uma alta voltagem política, sem por isso ser panfletária; dialoga com a história, sem cair no citacionismo; encontra-se dentro do circuito estabelecido e consegue, de dentro, inserir um ruído crítico em relação a este mesmo circuito.

Se a artista é conhecida pela fotografia, vale recordar para o leitor mais distante que Rosângela raramente fotografa. É na apropriação de imagens já existentes que ela tece sua resistência diante de um mundo saturado de imagens.

“Espírito de tudo”, que dá nome à conversa, foi também o título de sua recente exposição no Oi Futuro do Flamengo, com curadoria de Evangelina Seiler, uma sofisticada operação visual e discursiva com vias a recuperar a dimensão espiritual perdida em um mundo desencantado.

SERVIÇO

“Espírito de tudo” com Rosângela Rennó
Data: 18 de maio, quinta-feira
Horário: 19h às 21h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, Centro)
Entrada: R$45,00
Informações e inscrições: contatoespai@gmail.com ou pelos telefones:
(31) 2510 5512 – (31) 98704 2030. Vagas limitadas.

Sobre Rosângela Rennó

Nasceu em Belo Horizonte, em 1962 e vive no Rio de Janeiro. Formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard e em Arquitetura pela UFMG. Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Sua obra é marcada por apropriação de imagens descartadas, encontradas em mercados de pulgas e feiras, e pela investigação das relações entre memória e esquecimento. Em suas fotografias, objetos, vídeos ou instalações, trabalha com álbuns de família e imagens obtidas em arquivos públicos ou privados. Dedica-se também à criação de livros autorais. Em 1994 participou da 22a Bienal Internacional de SP e em 2003 da Bienal de Veneza. Em 2013 ganhou o prêmio Paris Photo de melhor livro fotográfico. Realizou várias exposições individuais, entre elas, na Fundação Gulbenkian, Lisboa, Fotomuseum, em Winterthur, em 2012 e Photographers’ Gallery, em Londres, 2016.

Sobre o ESPAI

O ESPAI é uma casa que se apresenta como um território de experimentação, elaboração e desenvolvimento de projetos em artes visuais. Desde 2014, Nydia Negromonte e Marcelo Drummond oferecem ao público mineiro a oportunidade de participar de cursos e desenvolver projetos artísticos. ESPAI, que significa espaço na língua catalã, é mais do que um ateliê nos moldes usuais. A simpática casa dos anos 20, localizada no bairro Santa Efigênia, além de ser utilizada como espaço de pesquisa e construção de projetos em artistas visuais, tem vocação para iniciativas coletivas e está aberta para a edificação de parcerias em estreito diálogo com outras áreas do conhecimento. Literatura, culinária, dança, música, antropologia e arquitetura serão interlocutores constantes.

Nenhum comentário