Últimas

Amanhã (23), na Praça Tiradentes, pílulas de gentileza serão distribuídas o dia todo pelo projeto VERBOGENTILEZA - café da manhã, fitas coloridas, música, dança e ações gentis

EM PARCERIA COM A DROGARIA ARAUJO, AÇÃO TRAZ PÍLULAS DE GENTILEZA QUE CONVIDAM O PÚBLICO A FAZER PAUSAS NO SEU DIA


Uma pausa para a gentileza. Esta é a proposta da próxima ação pop-up do projeto verbogentileza, que será dia 23 de junho, entre 9h e 19h, na Praça Tiradentes. O evento tem parceria com a Drogaria Araujo, que abraçou a ideia de trazer mais cor para a cidade.

Pílulas de gentileza vão convidar o público a fazer pequenas pausas em seu cotidiano. Nos cruzamentos das movimentadas ruas Afonso Pena e Brasil, artistas farão intervenções de malabares, pernas de pau, música e dança e levarão faixas com frases que geram uma reflexão.

Fitas coloridas serão penduradas nas árvores da região e corações de papel serão fixados nas fitas, com frases escritas pelo público. Por meio de uma interação gentil com o meio ambiente, Léo Piló transformou em arte papelões doados pela Araujo. Alguns corações assinados pelo artista serão pendurados nas árvores da Praça. Outros serão instalações interativas, nas quais o público poderá formar uma obra coletiva de reflexão sobre gentileza urbana.

Um café da manhã e pipoca serão oferecidos ao público, além de balas e chicletes que serão comprados dos ambulantes para serem distribuídos gratuitamente. “Queremos que as pessoas parem, nem que seja por alguns minutos, e respirem, e sorriam. Só de pensar na gentileza já mudamos um pouco de atitude, quem sabe podemos mudar o dia de algumas pessoas...”, comenta Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

Na ocasião também acontece o lançamento oficial próximo Festival da Gentileza, que será nos dias 21 a 23 de julho, na Praça Floriano Peixoto.

SERVIÇO:

Ação pop-up – Projeto verbogentileza
Datas/Horários: dia 23 de junho, das 9 às 19h.
Local: Praça Tiradentes (entre a Av. Afonso Pena e a Av. Brasil).
Aberto ao público.
Facebook.com/verbogentileza
Instagram.com/verbogentileza

Sobre o Festival da Gentileza 2017

Em outubro de 2016, a primeira edição do Festival da Gentileza aconteceu na Praça da Liberdade e mobilizou mais de 12 mil pessoas para uma vida urbana mais gentil. Entre as atrações estava o mural Before I Die, obra interativa da artista Candy Chang, no qual o público completava a frase “Antes de morrer eu quero...”.

Durante os cinco dias de festival, o mural foi apagado diversas vezes para que mais gente pudesse colaborar, pois ficava rapidamente coberto. “Nossa ideia era sensibilizar as pessoas e o Festival foi um grito. Percebemos que elas estão afoitas pela fala. Mas, ao mesmo tempo, a escuta não está simples e isso gera conflitos”, conta Patrícia Tavares.

Analisando o verbogentileza como um todo e a resposta do público em mais de um ano de projeto, chegou-se ao tema TEMPO para o Festival da Gentileza 2017, que terá uma intensa programação gratuita. “A pressão do tempo gera a indelicadeza. Então, dessa vez, queremos mobilizar as pessoas a refletir sobre o tempo e a falta de tempo”, completa.

Sobre o verbogentileza:

O verbo leva ação para o substantivo gentileza – “pensar gentileza”, “distribuir gentileza” – e juntos eles se transformam em ideias, demonstram sentimentos, humanizam atitudes. O projeto pretende uma promoção da gentileza por meio da cultura e de atitudes coletivas.

O verbogentileza atua em três frentes: pelas redes sociais, que são um ponto de apoio constante. Por ações pop-up na cidade, buscando engajar pessoas em interações gentis. E com a celebração do projeto, que é Festival da Gentileza.

Nenhum comentário