Últimas

BNDES recebe nesta terça lançamento dos Guias de Endowments Culturais

Publicações são resultado de fórum internacional promovido pelo Banco em novembro e serão lançadas também em São Paulo (7) e Brasília (8) 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promove nesta terça-feira, 6, no Rio de Janeiro, o lançamento dos Guias de Endowments Culturais. As publicações consolidam as discussões de fórum internacional sobre o tema patrocinado e sediado pelo Banco em novembro do ano passado. Os guias abordam os seguintes aspectos: diretrizes para o aprimoramento da legislação; melhores práticas de gestão e governança; e passo-a-passo para criação de endowments.

O evento é destinado a representantes do mercado financeiro, governos, gestores de equipamentos públicos e estudiosos que tenham interesse em saber mais sobre a prática de criar e gerir fundos patrimoniais permanentes para garantir a sustentabilidade financeira em longo prazo de instituições culturais. Entre os temas que serão abordados no encontro, destacam-se os principais conceitos sobre Endowments (fundos patrimoniais); a atualização sobre projetos de leis; e a filantropização via privatização (PtP). Lançamento no mesmo formato será realizado na quarta, 7, em São Paulo e na quinta, 8 , em Brasília.

Ainda raro no Brasil, o financiamento de instituições culturais por meio de endowments é muito difundido no exterior. Nos Estados Unidos é uma realidade e é responsável por parte do financiamento de atividades de equipamentos como a Smithsonian Institution (Washington), a Art Institute of Chicago ou a Boston Symphony Orchestra. Na Inglaterra e na Itália, parte dos recursos levantados pela loteria é destinado para fundos de endowment. O instrumento garante a continuidade dos recursos para uma instituição cultural por meio dos rendimentos do próprio fundo, conferindo estabilidade operacional à entidade e permitindo que ela se concentre em sua missão.

SERVIÇO: LANÇAMENTO DOS GUIAS DE ENDOWMENTS CULTURAIS

Rio de Janeiro
Terça-feira, 6 de junho, de 9h às 12h
Auditório do BNDES: Avenida República do Chile, 100, subsolo 1 - Centro

São Paulo
Quarta-feira, 7 de junho, de 9h às 12h
Auditório MASP: Avenida Paulista, 1578, subsolo
Brasília
Quinta-feira, 8 de junho, de 9h às 12h
Sala Mario de Andrade – IPHAN: SEPS 713/913, Bloco D, Térreo

Nenhum comentário